Empresas do setor financeiro como: Santander, Bradesco e a instituição Paraná Banco estão no ranking das melhores empresas para as mulheres trabalharem. Saiba mais aqui!
![Paraná Banco; incentivando a liderança feminina](https://ecofinanca.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Imagem1-21.png)
Paraná Banco juntamente com empresas como Bradesco, Mastercard, Santander, Volkswagen Financial Services e outras do mercado, estão na lista das 70 Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar, uma pesquisa anual feita pela Época Negócios e GPTW Brasil. A instituição Paraná Banco se encontra entre as empresas de médio porte e, ocupa a 23ª posição no ranking, entre 70 companhias.
Na edição deste ano do GPTW Mulher, 641 empresas fizeram suas inscrições. Esta iniciativa tem o objetivo de reconhecer as companhias com as melhores condutas do mercado financeiro que incentivam à autoridade e o poder feminino. Além disso, o evento trouxe pautas muito relevantes sobre os diversos papéis da mulher na comunidade, quebrando qualquer preconceito e estimulando a igualdade de gênero e o protagonismo feminino em todas as áreas da nossa vida.
Estar entre as melhores empresas para a mulher atuar é, sem dúvidas, uma prova de que as companhias reconhecidas pelo GPTW Mulher estão preocupadas com o ambiente empresarial e buscando a excelência, através da igualdade de gênero e da diversidade. As empresas continuarão investindo em várias ações e mudanças na cultura de organização para vermos, cada vez mais, a implementação de melhorias.
Então, podemos afirmar que, ainda que tardiamente, a sociedade está no caminho certo! Nos próximos tópicos veremos um pouco mais sobre o reconhecimento da Instituição Paraná Banco e a ação mais recente da empresa para ampliar as oportunidades para as mulheres. Continue lendo o nosso artigo!
INSTITUIÇÃO PARANÁ BANCO TEM SELO GPTW MULHER 2021
A instituição Paraná Banco atua na área de investimentos e crédito consignado no Brasil inteiro e está sendo reconhecida pelo GPTW Mulher pelo segundo ano consecutivo, passando da 35ª posição para a 23ª neste ano.
Claudia Vidal Kuster, chefe de Pessoas & Cultura do banco, afirma que a melhora e os bons resultados obtidos são frutos do investimento da companhia na busca pela equidade de gênero e na valorização das mulheres.
Inclusive, quase 60% dos cargos de liderança do PB são ocupados por mulheres e, somando todos os funcionários, elas ocupam 53% das vagas, sendo maioria entre os colaboradores. Esses números fazem uma enorme diferença para o sexo feminino, pois demonstra que ainda podemos esperar equidade de gênero no ambiente profissional e, claro, em nosso dia a dia.
Com atuação no mercado de aplicações e crédito consignado, a instituição Paraná Banco acredita na inovação e revolução associada à tecnologia e à diversidade de gênero dos funcionários, para permanecer a disponibilidade de serviços financeiros conforme as necessidades de seus clientes.
Podemos afirmar que essas ações do banco refletiram, de maneira positiva, na performance da instituição Paraná Banco. Em 2020, a carteira de crédito do PB cresceu 54%, passou de 3,7 bilhões de reais para 5,7 bilhões de reais. A quantidade de clientes também cresceu consideravelmente, em torno de 45%, passando de 264 mil para 364 mil e, mesmo com o caos da pandemia, o rendimento financeiro foi de R$59 milhões.
O setor tecnológico da empresa, PB Tech, apoia todo o procedimento e busca atuar através de metodologias e ações rápidas e eficazes, além de realizar esforços para aumentar, cada vez mais, a porcentagem de mulheres contratadas em um mercado de trabalho onde os homens predominam diversas áreas.
PROGRAMA DE ESTÁGIO EXCLUSIVO PARA MULHERES NA TECNOLOGIA
![Paraná Banco; incentivando a liderança feminina](https://ecofinanca.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Imagem2-18.png)
A ação mais recente da empresa é o “RePrograma PB – Mulheres na Tecnologia”, um programa de estágio específico para as mulheres que tem interesse no setor tecnológico. Essa iniciativa quebra mais um paradigma da sociedade, pois, felizmente, estamos encontrando cada vez mais mulheres que atuam nessa área.
Inicialmente, o banco pretendia ofertar apenas onze vagas de estágio, mas a ação foi um sucesso e quase 300 mulheres se candidataram, então a instituição Banco Paraná empregou 23 mulheres – uma em vaga júnior e 22 estagiárias – para integrarem o setor tecnológico da empresa.
Ávila Silva Marcelino, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, foi contratada no RePrograma PB e hoje opera no banco como estagiária do setor de QA, e a estagiária relata como a oportunidade mudou a sua vida profissional. O programa desenvolvido pela instituição complementa a experiência acadêmica e possibilita o conhecimento e a prática de atividades cotidianas e reais da profissão.
A iniciativa de um programa de estágio exclusivo para mulheres é de extrema importância, pois estamos tratando de sonhos profissionais de jovens meninas e mulheres que, talvez, achavam que seria quase impossível de realizar. A instituição Paraná Banco está treinando mulheres para mudar o contexto de representatividade atual do TI.
Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.