Preloader Image 1 Preloader Image 2

Independência financeira; como ensinar seus filhos esse caminho?

Você conversa com seu filho sobre independência financeira? Se a resposta for não, comece agora mesmo, pois ensinar sobre o uso responsável do dinheiro é essencial! Para isso existem dicas para cada faixa etária das crianças. Saiba mais!

independência financeiro dos filhos
Fonte: Google

Felizmente ou infelizmente, nós vivemos em uma sociedade capitalista e não podemos negar que o dinheiro corresponde a uma parte importante das nossas vidas. Diante disso, o mais aconselhável é que as crianças aprendam a lidar com o dinheiro e com as finanças desde cedo. Claro que existem etapas específicas para cada idade, e esses ensinamentos são passados se forma leve e tranquila para que as crianças tenham uma boa relação com o dinheiro e, na vida adulta, a tão sonhada independência financeira.

Desde pequenos, as crianças conseguem perceber que aquele brinquedo tão desejado do shopping, uma roupa ou sapatos novos, a viagem de férias e até o lanchinho na escola precisam de dinheiro. Sendo assim, implementar a educação financeira infantil no dia a dia das crianças, e da família, é uma contribuição muito importante para que as crianças tenham um futuro mais organizado e planejado financeiramente.

Um processo que precisa ser feito com calma, naturalidade e sutileza.

Você, que é adulto, provavelmente viveu na época em que os pais diziam que para ter segurança financeira, seria necessário investir em imóveis, além do conservadorismo em utilizar a caderneta de poupança como investimento e, o pior deles, confiar somente na Previdência Social para receber a tão sonhada aposentadoria.

Mas, ao contrário disso, hoje estamos vivendo uma geração em que as crianças e adolescentes têm pais investidores com foco total na independência financeira. E isso é um ponto extremamente positivo, para os adultos e, mais ainda, para o futuro das crianças.

Além do mais, ter pais ligados no mundo dos investimentos pode fazer muita diferença na qualidade de vida dos investidores que virão por aí. Então, se você já é investidor ou está pensando em entrar nesse mundo, pense por essa perspectiva de pai. Você terá um impacto muito positivo na vida financeira dos seus filhos, você pode ensiná-los a sonhar, transformá-los em objetivos e encontrar, nos investimentos, um caminho para alcançar as metas. Confira os próximos tópicos e veja a importância da educação e independência financeira para os pequenos!

A educação financeira infantil é realmente importante?

Será que existe uma idade certa para começar a ensinar as crianças a lidar com o dinheiro e as finanças? Essa é uma dúvida muito comum entre os pais que desejam ensinar sobre isso aos filhos. Contudo, especialistas afirmam que quanto mais cedo esse assunto vier à tona, melhor será. Você pode introduzir esse assunto desde os dois anos de idade do seu filho, assim você ensina o seu filho a ter um bom relacionamento com o dinheiro, e isso evolui até a fase adulta da vida.

Nós ensinamos hábitos às criancinhas desde cedo, como, as letras do alfabeto, números, cores e a leitura, para que esses costumes se tornem habilidades no futuro. E, da mesma forma, podemos ensinar os conceitos financeiros básicos para que as crianças desenvolvam uma relação saudável com o dinheiro, até que na vida adulta isso se torne uma independência financeira. Mas, crenças como o recebimento de um patrimônio ou herança podem limitar o aprendizado da criança.

Por exemplo, muitos pais guardam bens para seus descendentes, mas se esquecem de ensiná-los a lidar com essa finança para ter um bom rendimento e usar de forma certa. Mas, criar sucessores – aqueles que usam todo o aprendizado recebido sobre finanças e dinheiro para transformar em coisas positivas ao longo da vida – é muito mais importante do que apenas criar herdeiros. Todas as etapas de ensinamento estão conectadas entre si, ou seja, para que seja eficaz uma fase depende da outra.

Ensine seus filhos a ter independência financeira

O primeiro passo é falar sobre dinheiro! Por mais que isso seja óbvio, é um passo necessário e deve ser feito aos poucos e de forma leve. Se a sua vontade é que as crianças aprendam a utilizar o dinheiro de maneira consciente, aprendam a poupar e investir, esse tópico deve fazer parte da rotina dessa criança – e da família. É preciso que a criança aprenda que o dinheiro é vem de muito esforço e exige dedicação. Ninguém “ganha” dinheiro sem empenho.

independência financeiro dos filhos
Fonte: Google

Usar a “semanada” ou “mesada” como ferramenta de educação financeira também é uma boa ideia. Como nos primeiros anos de vida as crianças não sabem o valor do dinheiro, o mais indicado é que a semanada e a mesada comecem a ser implementadas a partir dos oito anos de idade. De acordo com o tempo e a idade das crianças os pais podem aumentar o valor da mesada; mas firmar uma quantia não é suficiente, é preciso definir metas para que ela aprenda a poupar.

E quando eles forem adultos?

Depois que a criança tem suas metas de poupança estabelecida, o próximo passo – fundamental – é que ela tenha um lugarzinho próprio para manter seu dinheiro. Para crianças de até 10 anos, o cofrinho é uma boa alternativa. Agora, caso sejam mais velhas, vale a pena abrir uma conta bancária, em uma instituição financeira, para elas.

Dessa forma, a criança/adolescente acompanha seu próprio progresso e aprende a investir, mas sempre com um adulto orientando, claro. Não pule nenhuma etapa, tenha paciência e calma até que a criança se amadureça completamente. Com os fundamentos de uma educação financeira de qualidade já definidos desde a infância, a probabilidade de se tornar um adulto com um bom planejamento financeiro.

Assim, quando o indivíduo começar a receber os primeiros salários, basta que você, adulto, explique como montar planilhas e organizar suas finanças. Além disso, é essencial não aumentar os gastos junto com a renda; a ideia é que o padrão de vida se mantenha durante um tempo. Acredite que a lição ensinada a seus filhos ficará para sempre e, depois, repassada aos filhos deles!

Agora que você aprendeu tudo sobre independência financeira das crianças:

Aproveita para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não se esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.