Preloader Image 1 Preloader Image 2

Ética Empresarial: Podemos dizer que ela está em ruína?

Em todos os ambientes profissionais, a ética empresarial é de suma importância para as relações humanas. Mas, por que o senso de ética parece estar se perdendo? Saiba mais a seguir.

etica-empresarial-podemos-dizer-que-ela-esta-em-ruina
Fonte: Google

O conceito de ética tem sofrido muitas mudanças no decorrer do tempo. A ética empresarial, por exemplo, está constantemente passando por flexibilizações. Assim, aquilo que era tradicional, agora sofre uma drástica crise de valores, que foge do controle e se perde em meio às condutas no cotidiano. Desta forma, combater os costumes impróprios e resgatar a ética e os valores, é uma tarefa cada vez mais difícil.

Será que chegamos ao ponto de dizer que a ética no meio profissional está hoje em ruínas? Afinal, até que ponto o descompasso nos conceitos e noções pode afetar o bom funcionamento de um ambiente? A harmonia, que muitas vezes falta, pode estar relacionada a esse descompasso? Além do mais, é possível praticar a ética profissional sem interferir nos valores pessoais de cada um? A seguir, entenda mais sobre o assunto.

Afinal, qual é o conceito de ética?

Podemos dizer que a ética consiste na ação de cada indivíduo. A ética define o que é considerado certo ou errado. Contudo, a ética empresarial é a conduta de acordo com as normas morais da empresa. Ou seja, ser ético é simplesmente respeitar e agir de acordo com os códigos de conduta de determinado lugar.

Portanto, praticar a ética, é um dever de cada pessoa. Seja em âmbito profissional, familiar, ou de qual seja o lugar em que você esteja inserido. Na prática, a ética está em diversas ações do nosso cotidiano. Como, por exemplo, no nosso falar. Pois, a forma como você  se dirige a alguém, o linguajar que você usa nas conversas, o momento adequado para falar… em todas essas situações simples, é preciso estarmos de acordo com a ética.

Além disso, a ética também está presente em todo o nosso comportamento. É ela que determina o que é correto de acordo com cada ambiente e com cada situação. Em suma, a ética é respeitar as normas de conduta. Isso inclui o respeito ao próximo, o respeito ao ambiente, o respeito ao momento, o respeito à hierarquia e o respeito a você mesmo. 

A Ética Empresarial 

Assim como há um conceito de ética para cada tipo de lugar, no ambiente de trabalho não é diferente. Ao contrário. Pois, onde há muitas pessoas dividindo um mesmo espaço, a ética é ainda mais essencial. Afinal, são essas normas que a ética determina, que contribuem para que o ambiente funcione de forma organizada e respeitosa, prezando a harmonia e a conservação de um ambiente agradável.

A ética é como um manual, onde se determina quais comportamentos são adequados para o contexto. Por isso, em um  ambiente corporativo, aplica-se a ética, voltada principalmente para as relações entre os colaboradores, a forma de lidar com os parceiros, assim como com os clientes, os superiores e com os demais colegas de trabalho.

Contudo, a ética precisa ser imparcial. De forma, que as regras do ambiente não interfiram nos valores de cada indivíduo em sua singularidade. Antes, ela deve ser voltada ao respeito acima de tudo. Sendo assim, a ética empresarial deve consistir em normas simples e básicas para um bom convívio em um ambiente comum.

Podemos dizer que a ética evolui? Como ela tem mudado ao passar dos anos?

etica-empresarial-podemos-dizer-que-ela-esta-em-ruina
Fonte: Google

Podemos dizer que a ética é um conceito muito relativo. Por isso, é possível que os valores éticos mudem  com o passar do tempo. Ou seja, em muitos casos, a ética evolui. Afinal, tudo evolui. Da mesma forma, a ética também muda para se adequar às novidades de um ambiente. Aliás, podemos dizer até que é necessário que haja uma reforma de tempo em tempo nos códigos de conduta, a fim de aprimorar aquilo que já não esteja tão adequado.

Imagine só, como era a vida, o comportamento, as ferramentas e as relações de 50 anos atrás? Como tudo está diferente hoje, não é mesmo? Afinal, o mundo está em constante mudança. Por isso, é preciso de novas adequações para que as coisas cresçam. No entanto, até que ponto essas mudanças são positivas? Com o passar dos anos, os valores estão se perdendo? A ética hoje não é tão levada a sério como antes? Confira a seguir.

Por que a ética empresarial tem sido deixada de lado?

Como dissemos, a ética é um fator fundamental para qualquer ambiente. No entanto, podemos notar que, ao passar do tempo, a ética empresarial, muitas vezes tem se perdido em meio às mudanças, criando uma certa liberdade para não ser levada tão a sério assim. De forma que esse descompasso tem deixado as noções éticas cada vez mais carentes no ambiente corporativo.

A reflexão de que a ética implica uma interligação entre as ações e reações do ser humano, pode, de certa forma, explicar a ruína da ética empresarial. Pois, muitas vezes, o que acontece é a falta de consciência dos indivíduos em relação a sua intenção interna e sua condição externa. Afinal, é preciso equilibrar aquilo que é inevitável: as propensões internas de cada um e os estímulos que recebemos do meio corporativo em que estamos inseridos,

Por isso, é muito importante entendermos que em um ambiente empresarial, a ética é uma sequência de ações individuais, em um meio coletivo. Mas, na prática, a consciência voltada para a coletividade acaba se perdendo ao dar lugar para os próprios estímulos internos colocados em primeiro lugar. Muitas vezes isso acontece por falta de um senso coletivo da parte de superiores e dos demais colegas.

É Importante Trazer a Ética de Volta ao Ambiente de Trabalho 

Visto que a ética condiz às ações individuais, o caminho para a recuperação dela para um ambiente de trabalho mais agradável, é a avaliação da conduta e a adequação de cada uma delas com foco no que realmente queremos realizar. Trazendo os princípios morais acima das questões individuais. Agregando à equipe, um exemplo a mais de bom senso e tolerância, a fim de um propósito maior.

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Graduada em Letras, redatora com foco em finanças e notícias.