É hora de aproveitar a melhor época para o comércio: as vendas de fim de ano! Confira a seguir, 10 dicas para explorar ao máximo as oportunidades e maximizar as vendas e o faturamento do seu negócio.
Finalmente o momento mais promissor para o comércio chegou! As vendas de fim de ano ganharam um potencial a mais neste ano de 2022. Afinal, o maior evento esportivo mundial, a copa do mundo, está sendo realizada agora, dando um gás ainda maior para as vendas de novembro e dezembro, em diversos setores do comércio. Por isso é importante que você, empreendedor, aproveite ao máximo as oportunidades!
Além da copa do mundo, natal e réveillon, diversas celebrações como confraternizações, amigo secreto, festa de encerramento e muitos outros eventos são grandes oportunidades que todo empreendedor deve usar a favor de seus negócios. Inclusive, não podemos nos esquecer que este é um momento em que o poder de compra das pessoas é ampliado, já que também é época de décimo terceiro, bonificações e, em muitos casos, férias! Sendo assim, não deixe de conferir as 10 dicas que preparamos para você arrasar de vender nesse fim de ano!
Planejamento, ações, capacitação e equipe engajada
A primeira dica é o planejamento. Afinal, é importante que você realize um bom plano, considerando questões como: tendências, estoque, reposição, produtos chave, vitrine, investimento, retorno esperado, preço das mercadorias, jornada de trabalho ampliada, enfim, cada detalhe. Além disso, vale pensar em ações que promovam seus produtos e a fidelidade do seu cliente, como melhores condições de pagamento, frete grátis, descontos, cartão fidelidade e muito mais! Pode abusar da criatividade!
A segunda dica é a capacitação da sua equipe. Afinal, as vendas de fim de ano merecem uma atenção maior, não é mesmo? Por isso, é de suma importância que a equipe esteja sintonizada no que é principal: que o cliente se sinta atraído, e ao mesmo tempo a vontade. Além disso, existem várias estratégias para potencializar as vendas, como a venda casada, venda cruzada e outras, bom para os interesses do cliente, para a comissão do colaborador e para o faturamento de um negócio como todo.
Em terceiro lugar, e seguindo a mesma linha, pense no engajamento da sua equipe. Pois, além da importância de capacitar, engajar o vendedor é investir na motivação de quem estará na linha de frente das vendas. Afinal, um vendedor motivado faz toda diferença. Por isso, não deixe de preparar sua equipe de acordo com as expectativas do seu negócio, mas sem deixar de considerar o que também é importante para seus colaboradores. Afinal motivação é tudo!
Mais dicas para as vendas de fim de ano
A quarta dica é a decoração. Afinal, os clientes são atraídos pelo que veem. Por isso, evite bagunça, desorganização e mistura de produtos. É possível mesclar a diversidade de comemorações sem perder a harmonia. Nesse contexto, a decoração atrativa convida as pessoas e as estimulam a comprar. Inclusive, essa dica é importante não só para as lojas físicas, como para o e-commerce também.
Além disso, uma oportunidade para agregar vendas é atrair as pessoas, principalmente as crianças, com uma decoração e itens dignos de uma bela foto. Trazer o público para perto dará maior visibilidade para seus produtos e potencializa as chances de venda. Nesse mesmo sentido, abuse e use da iluminação! Aproveite esse momento mágico, e destaque o seu negócio utilizando pisca-pisca, leds e o que mais sua criatividade e bom gosto oferecer.
A dica número 5 é que o seu negócio ofereça a solução que seu cliente precisa. Afinal, é bastante comum que as pessoas tenham dificuldade em comprar presentes para seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Por isso é importante ter opções e estabelecer um bom diálogo para indicar o produto certo. Esse cuidado e atenção farão seus clientes retornarem toda vez que precisarem de ajuda em uma escolha.
Loja organizada para as vendas de fim de ano
Faz parte da ampliação da equipe contar com pessoas específicas para manter o ambiente organizado. Isso porque, devido ao maior poder de compra das pessoas e as tradições das festividades de fim de ano, o movimento nessa época é bem maior. Consequentemente, a loja tende a ficar mais bagunçada por causa do grande fluxo de pessoas que passam por ali.
Por isso, uma boa estratégia para ajudar na organização é separar a loja por departamentos, pensando especialmente em manter a organização do ambiente. Também é importante oferecer espaço para o trânsito de pessoas, isso evita que as pessoas se esbarrem entre si e até nas mercadorias, além de deixá-las mais confortáveis para realizar suas compras.
Vendas de última hora e soluções
A dica número 7 para aproveitar as vendas de fim de ano, é pensar naquele cliente que deixa tudo para a última hora. Nesse sentido é importante planejar o seu estoque e reposições para que o seu cliente encontre o produto certo, mesmo deixando tudo para os 45 do 2º tempo. Aliás, o enorme fluxo de pessoas fazendo compras nas vésperas de datas comemorativas nos deixa claro que as pessoas que deixam para comprar o que precisam na última hora formam um grande público. Então, não deixe de considerar isso.
A oitava dica é oferecer soluções práticas para as pessoas. Afinal, hoje em dia a maioria opta por compras que não dão muito trabalho, especialmente quem deixa tudo para última hora. Por isso, aquilo que já vem pronto merece uma atenção especial. Por exemplo: árvore de natal já decorada, embrulhos práticos para presentes, produtos com mais de uma função, enfim, vale a pena pensar em soluções que facilitem a vida dos seus clientes.
A dica número 9 é organizar a última semana do ano. Depois da passagem do natal, ainda precisamos ter aquele pique para as vendas de ano novo. Sendo assim, precisamos considerar esse momento como a cereja do topo do bolo! Por isso, abuse e use da criatividade para chamar a atenção para as festividades de réveillon e deixe claro para seus clientes que as trocas de mercadorias deverão ser realizadas somente após o réveillon. Desta forma você e sua equipe podem se dedicar totalmente para as vendas do ano novo.
Explore o ambiente digital
Aumente a visibilidade e o alcance do seu negócio investindo no ambiente digital. Ignorar o Marketing Digital é um erro grave na busca pelo melhor resultado. Por isso, aproveite as ferramentas disponíveis em diversas áreas: vendas online, anúncios, relacionamento com o seu público e suporte para seus clientes. Além disso, invista em redes sociais e aumente ainda mais o engajamento do seu negócio.
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