A disciplina, ou a falta de disciplina, pode afetar diversas áreas da sua vida; além de transparecer seu comprometimento com seus objetivos e sonhos.
Ser uma pessoa disciplinada é um caminho para ficar mais próximo de alcançar os objetivos. Afinal, todos nós queremos cumprir nossas metas e sonhos com cem por cento de empenho, ou até mais, se for possível. Fazer exercícios todos os dias, seguir a dieta à risca, estudar pautas que nos interessam, passar um tempo com os pais e/ou filhos… Enfim, viver uma vida organizada e, claro, produtiva.
Contudo, para que todas essas ações sejam concluídas com sucesso, é necessário ter disciplina. Relativamente é um termo simples, certo? Mas, infelizmente, se trata de um conceito que muitas pessoas não conseguem colocar em prática; ou até colocam, mas não dura muito tempo. Quer deixar a falta de disciplina de lado e alcançar o sucesso em diversas áreas da vida? Continue acompanhando nosso artigo até o final!
O que é disciplina?
De acordo com o dicionário, disciplina é, basicamente, obedecer às regras ou normas. Mas, na verdade, a disciplina é muito mais do que apenas isso. Podemos dizer que essa é a mola mestra para alcançar o sucesso! A partir do seu nível de disciplina em várias áreas da vida é possível analisar sua motivação, força de vontade e comprometimento com as mesmas.
Sendo assim, de modo geral, podemos ver a disciplina como uma parceria entre consistência e força de vontade ao longo do tempo. Sempre visando o cumprimento de metas e a obtenção de resultados. Então, a disciplina é uma capacidade que pode ser desenvolvida por qualquer um por meio da prática de determinada ação de modo perseverante e organizado, com o intuito de obter um fim ou bem determinado.
E como ter disciplina? Esta não é uma habilidade que uma vez aprendida sempre estará conosco. Muito pelo contrário, em grande parte das vezes, começamos a desenvolver um novo hábito e em pouco tempo voltamos à estaca zero. Isso porque quando começamos algo, a motivação é muito grande, mas com o passar do tempo essa motivação diminui e a consistência cai. Quer se livrar da falta de disciplina? Aprenda a se manter motivado!
A falta de disciplina é a vilã do controle financeiro
Portanto, essa recíproca é totalmente verdadeira. A falta de organização e planejamento financeiro em conjunto com o descontrole nos gastos são grandes fatores de risco para sua vida financeira. As pessoas têm o costume de apresentar inúmeras razões para explicar a falta de disciplina ao controlar o orçamento pessoal. Algumas das desculpas são, por exemplo, preguiça, falta de tempo ou a famosa desculpa de não saber por onde começar.
Mas, a grande verdade é que grande parte dos cidadãos apenas ignoram a forma como deve ser feito o planejamento financeiro. Dito isso, a disciplina é o fator essencial, pois a primeira coisa a se fazer é elaborar um planejamento financeiro e anotar toda e qualquer despesa. Sim, isso mesmo. É preciso anotar TODOS os gastos, DIARIAMENTE. E, para que isso dê certo é preciso consistência e comprometimento.
Depois de entender quais são suas médias de gastos mensais em cada categoria, chegou o momento de orçar os valores desembolsados em cada uma. Talvez seja necessário um corte de gastos para reservar uma quantia para investimentos. Dito isso, manter o foco na disciplina é extremamente importante para evitar dívidas. Na verdade, o ideal é que você guarde um percentual dos seus rendimentos, para alcançar suas metas e, mais tarde, a tranquilidade financeira.
Simples passos para combater a falta de disciplina:
Todos têm metas e objetivos a serem alcançados, mas, como você viu por aqui, a falta de disciplina muitas vezes impede essa conquista. Isso nos leva a pensar que não somos disciplinados o suficiente para chegar onde almejamos; e, ironicamente, esse pensamento conduz ainda mais falhas. Sendo assim, o primeiro passo para acabar com a falta de disciplina é se perdoar. Ninguém é perfeito e se recriminar só tornará isso tudo ainda pior.
Você precisa entender também que a disciplina é apenas uma ilusão. Esse é o segundo passo. Ainda que seja um conceito amplamente conhecido, a disciplina, na verdade, não existe. Não é algo que você possa fazer. Não existe uma habilidade ou mágica para ser disciplinado. Trata-se de se comprometera fazer algo que você não quer fazer. E isso exige… motivação. Sem motivação é impossível nos comprometermos com algo.
Mais passos que podem te ajudar:
Quão motivado você está para correr atrás de determinado objetivo? Como você se mantém motivado quando está realizando um grande esforço? Ter motivações fortes para fazer algo faz toda a diferença. Sempre que as coisas se complicarem, lembre-se do motivo de estar fazendo aquilo. Isso vai te colocar pra frente, que é melhor do que tentar manter o foco no esforço da disciplina.
A disciplina é árdua porque ela é dura, independente da tarefa que você pretende executar. Mas, pense comigo, ao invés disso, você pode tornar essa atividade mais simples. Remova os obstáculos. Está com dificuldades em fazer exercícios? Facilite. Se exercite somente por 5 minutos. Você estará criando um hábito, e depois de 30 dias consecutivos, se exercitar será uma tarefa mais fácil.
Quando você detesta algo é ainda mais difícil se esforçar para ter disciplina. Se você detesta malhar ou comer, tente fazer isso com um amigo ou ouvindo músicas que te agradam. E tente manter o foco nesse aspecto divertido. Encontre maneiras de transformar seus objetivos em algo divertido e gostoso. Não faça nada simplesmente porque tem que fazer.
Tem mais uma dica para você!
Nossa última dica é: repetir. Sim, algumas vezes você vai deslizar, não importa quanta disciplina você tenha. As pessoas, infelizmente, relacionam e interpretam isso como se não tivessem disciplina, então elas se recriminam e, adivinha só, desistem de tudo. Mas saiba que isso é apenas uma ‘pedra no caminho’. Se levante e faça tudo novamente. Desde o primeiro passo. Quantas vezes forem necessárias. Não desista!
Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.