Preloader Image 1 Preloader Image 2

O vale refeição acabou antes do fim do mês? Veja como economizar!

Se você chega no fim do mês sem dinheiro no vale refeição, precisa conferir as dicas que separamos para que você consiga economizar. Fique até o final e não tire os olhos da tela!

o-vale-refeicao-acabou-antes-do-fim-do-mes-veja-como-economizar
Fonte: Google

Muitas empresas no mercado oferecem para seus funcionários o benefício do vale refeição. Ele serve para que os colaboradores possam se alimentar no horário de almoço e durante as pausas do trabalho, sem precisar se preocupar com o preparo dessas refeições; visto que o VR é aceito em grande parte das padarias, lanchonetes e restaurantes por aí.

Embora seja um excelente benefício e ajude muitos trabalhadores, tem sido cada vez mais complicado sobreviver ao mês inteiro com o valor. O VR não aumenta, mas basta sair pelas ruas e andar pelos supermercados que é possível perceber a alta dos preços – nos restaurantes, padarias e lanchonetes a situação é bastante semelhante. Trouxemos algumas dicas para você que não consegue chegar no fim do mês ainda com saldo no VR.

Primeiramente, o que é o vale refeição?

O vale-refeição, também conhecido como VR, é um benefício oferecido pela maioria das empresas que permite que os funcionários comprem refeições durante os intervalos de trabalho em locais que aceitam VR. A concessão desse benefício evita que o empregado tenha que gastar parte do salário com alimentação.

Em parte, essa é uma tática que as empresas usam para atrair e reter bons profissionais. Algumas empresas, geralmente de pequeno porte, podem pagar o vale-refeição em dinheiro, mas, na maioria dos casos, a RV é oferecida em um cartão da empresa faturado mensalmente pela empresa.

Quando se trata de alimentação, existem duas formas de benefícios que as empresas podem oferecer aos funcionários, mas existem algumas diferenças entre vale-refeição e vale-refeição apesar da mesma finalidade. Vale-refeição (VA) são créditos para a compra de alimentos em supermercados ou grandes armazéns. O Vale-Refeição (VR) é um benefício para o consumo diário de alimentação dos colaboradores.

O impacto da alta da inflação

É só pegar o carrinho de compras e sair andando pelos supermercados para perceber o impacto da alta da inflação. Nas ruas, com toda certeza, não seria nada diferente, já que nas padarias, lanchonetes e restaurantes a situação é bem parecida. E, claro, quem acaba pagando essa conta são os trabalhadores, que mesmo com o vale refeição, não conseguem chegar ao fim do mês com dinheiro para alimentação.

Isso foi o que apontou uma pesquisa realizada pelo Sodexo Benefícios e Incentivos. Conforme o levantamento, o vale refeição concedido pelas companhias não tem sido o suficiente para suprir as necessidades de seus colaboradores e empregados. Este ano, dos 22 dias trabalhados no mês e considerados no cálculo do VR, o benefício tem coberto somente 11 dias. Isso quer dizer que, nos 11 dias restantes, os trabalhadores tem pagado as refeições do próprio bolso.

Além disso, ainda segundo o levantamento, na intenção de amenizar a situação, as empresas da região Sudeste aumentaram o crédito do benefício e 14,95% – o aumento geral no Brasil foi de 15% – mas, claro, não foi suficiente. O porém é que esse problema já perdura há um tempo. Por exemplo, em 2021, o VR supria a alimentação durante 2 dias a mais do que neste ano.

Economizando no vale refeição


o-vale-refeicao-acabou-antes-do-fim-do-mes-veja-como-economizar
Fonte: Google

Nós sabemos que com pouco dinheiro para se alimentar durante um mês fica mais complicado fazer refeições completas, nutritivas e saudáveis. Mas, não precisa ser necessariamente desse jeito. Por esse motivo, trouxemos algumas dicas de como conseguir fazer o seu vale refeição por mais tempo, e dessa forma, garantir uma alimentação mais limpa e saudável durante o mês inteiro.

A primeira coisa é esquecer os restaurantes e optar por levar marmita de casa. Cozinhar em casa pode aliviar bastante o seu bolso naqueles dias que o benefício alimentício não consegue ajudar – seja porque já acabou ou porque você quer economizar um pouco. Além de ser uma opção econômica, é muito mais saudável, com certeza.

Outro ponto importante é se planejar com antecedência. Seja na hora de preparar as marmitas ou na ida a um self-service, é interessante planejar o que vai de fato comer, assim evitando o desperdício de dinheiro e de comida. No restaurante, coloque exatamente a quantidade que te deixa satisfeito. Na hora de fazer compras para as marmitas, vá até o supermercado com uma lista do que vai precisar.

Saúde também é um ponto importante

O efeito deste obstáculo na vida e na saúde alimentar dos trabalhadores tem sido um tanto quanto negativa. Uma opção buscada por eles, em casos como estes, é a de substituir o almoço por um lanche ou salgado, que é muito mais barato. No entanto, isso não é indicado. Não podemos analisar somente a questão financeira e esquecer de olhar para a saúde.

Embora o salgado/lanche seja mais barato que o almoço, o valor não compensa os teores nutricionais. Afinal, na grande maioria das vezes, os salgados e sanduíches são alimentos com alto teor de sódio, gordura e carboidratos refinados, e com baixo teor de minerais, vitaminas e outros nutrientes essenciais. Além de saciarem muito menos do que uma refeição completa, o que causa excessos e maior ingestão de calorias ao longo do dia.

Conheça mais sobre o VR e os estabelecimentos que o aceitam

Além de tudo que você viu por aqui, é preciso se atentar aos estabelecimentos que aceitam o benefício como forma de pagamento. Esses locais podem oferecer descontos que, embora pareçam pequenos e insignificantes, fazem grande diferença no final de mês. Afinal, como dizem por aí: é de moeda em moeda que se enche o cofrinho. Existem apps de delivery que oferecem condições especiais para VR.

Se tiver gostado do nosso conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares nas redes sociais. Acompanhe nosso blog para ficar sempre atualizado sobre o mercado financeiro, as tendências e as novidades desse universo. Garanto que você irá se interessar!

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.