A análise vertical e horizontal de empresas são duas formas de avaliar os balanços das companhias e alcançar resultados assertivos com decisões estratégias. Assim, as companhias conquistam um posicionamento excelente no mercado. Saiba mais aqui!

Alguma vez você já ouviu falar em análise vertical e horizontal de companhias? Essas duas metodologias de análises auxiliam na interpretação, de forma significativa, de todo e qualquer valor apresentado no conjunto de demonstrações financeiras; por exemplo, o Demonstrativo de Resultados do Exercício – DRE e o balanço patrimonial. Para os investidores e empreendedores, isso é muito importante e pode ajudar a decidir se tal investimento é bom ou não.
Os dois meios de análise são bem similares, com os valores apresentados sendo convertidos em porcentagem. Contudo, as abordagens utilizadas para realizar o cálculo dessas porcentagens são diferentes. Mas, de qualquer forma, ambos os tipos contribuem para manter o controle e a organização financeira de um empreendimento. Neste post, você pode conferir detalhes interessantes sobre o assunto!
O que é a análise vertical de empresas?
O relatório usa este nome porque a análise ocorre no mesmo período; mas analisando contas diferentes. Essa análise é utilizada para determinar o percentual de participação de um determinado indicador no resultado. A conta básica de uma análise vertical de DRE será a receita, e os resultados de outras contas serão baseados nos resultados da conta básica. Entendeu?
A análise mostra que cada conta é comparada com o demonstrativo financeiro ao qual pertence e com os padrões da indústria ou percentuais da empresa durante o período de análise. A última linha na análise vertical é o valor restante. Se for um número positivo, significa que a receita da empresa é maior do que suas despesas; ou seja, lucro. Por exemplo, o relatório mostra a composição dos recursos da empresa, a participação de cada conta, como patrimônio líquido e capital de terceiros, e como são alocados.
É simples calcular a Análise Vertical, veja: Percentual da Base = Valor do item / Valor da Base do Cálculo x 100. Pense que, em tal período, o valor da sua conta receita por serviços é de R$1.000,00, o valor da sua conta base receita bruta é no valor de R$10.000,00 x 100 é igual a 10%. Assim, a avaliação está te informando que neste período a sua receita bruta em relação a sua conta de receita por serviço é igual a 10%.
E a horizontal?
Por sua vez, a análise horizontal concentra-se em uma linha e várias colunas. Portanto, a análise mais comum é da esquerda para a direita, o que mostra a evolução dos resultados de determinada área ao longo do tempo. Em resumo, ele tem esse nome porque é baseado na evolução do saldo da conta ao longo de um período de tempo. A comparação ocorre entre as mesmas contas, mas em anos diferentes.
O objetivo é avaliar se o valor das demonstrações financeiras aumentou ou diminuiu em relação ao período anterior; ou seja, a análise horizontal permite visualizar o patrimônio da empresa e o desempenho financeiro ao mesmo tempo, e dá uma ideia de tendências futuras. A análise mostra o aumento ou diminuição do valor ao longo dos anos.
E como calcular a Análise Horizontal? Veja: Valor atual do Item / Valor do Item do período com base anterior x 100. Pense que no ano de 2015 a conta de receita bruta de vendas tenha um valor de R$ 500.000,00 e no ano de 2016 seja de R$ 800.000,00 X 100 é igual a 60%. A análise está informando que a receita bruta de venda da sua companhia subiu 60%, em 2016, em relação a 2015.
Análise vertical e horizontal: quando utilizar cada método?

A análise vertical apresenta a contribuição de cada segmento; enquanto isso, a análise horizontal de empresas é responsável por mostrar aquilo que acontece com o passar do tempo. Sendo assim, cada tipo de análise é utilizado para conseguir informações específicas. Quer entender os impactos causados pelo mercado interno e das exportações na receita total? Análise vertical. Quer analisar se a empresa está, de fato, crescendo? Análise horizontal.
Além disso, também existe a possibilidade de utilizá-las em conjunto. Pode ser ainda melhor; afinal, pode ajudar a compreender a situação da empresa de uma forma mais completa. Por exemplo, ao perceber que as vendas da 2ª marca subiram 20%, o valor pode impressionar. No entanto, vale destacar que isso é somente 16% do resultado total. Isso quer dizer que o crescimento da 1ª marca representa valores maiores, mesmo com a porcentagem menor.
Diferenças entre análise vertical e horizontal de empresas
Existem duas formas de realizar a análise dos balanços financeiros de qualquer empresa: a análise vertical e horizontal. Você já sabe disso; no entanto, compreender as diferenças existentes entre elas é fundamental para aqueles investidores que estão interessados nos fundamentos dos ativos e querem descobrir detalhes importantes acerca das companhias listadas na bolsa.
A análise vertical, primeiramente, mantém o foco em um mesmo período. Ainda, é feita ‘de cima para baixo’, por isso recebe este nome. Ela avalia somente uma coluna de dados, fazendo uma comparação entre os setores da empresa em um mesmo período. Essa é a principal particularidade desse método. Além disso, essa avaliação é utilizada para compreender a participação de diferentes segmentos de uma empresa na receita da companhia.
Por outro lado, a análise horizontal é feita em uma mesma linha; ou seja, compara o setor da empresa com ele mesmo, em um período variado. No geral, esse tipo de avaliação é feito com três meses ou até anos de espaço; assim, possibilitando compreender o desempenho de cada área da companhia separadamente. Então, enquanto um tipo olha diferentes segmentos no mesmo período, o outro tipo analisa o mesmo setor em períodos diferentes.
A importância para o investidor
Então, independente do tipo escolhido, a análise de companhias é muito útil para aqueles investidores que buscam designar recursos para essas empresas. Através de uma boa análise fundamentalista, é um pouco mais simples identificar se vale a pena ou não investir em determinado negócio. Ou seja, a análise vertical e horizontal de empresas são duas estratégias que ajudam a identificar a evolução de tal empresa. Isso é um ponto super a favor para o rebalanceamento da carteira de ativos.
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