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Atendimento rápido: tempo de resposta pode ser a chave do seu sucesso

É fato que nosso mundo está mais dinâmico a cada dia que passa: recebemos milhares de informações todos os dias e hiper conectividade impactou nosso relacionamento com as marcas. Ou seja, é aqui que o atendimento rápido se encaixa. Vem comigo que vou te explicar melhor!

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Fonte: Google

Ter sucesso nas conexões com possíveis clientes costuma ser um grande desafio na maioria das companhias. No mundo corporativo, é fundamental não desperdiçar qualquer oportunidade e, ainda, permanecer atento a todos os processos. São inúmeros os fatores que podem afetar a conversão de uma venda; e um dos principais obstáculos, grande parte negligenciado pelos colaboradores, é a falta de atendimento rápido no primeiro contato.

Estudos realizados apontam que as possibilidades de conversão de um lead – os contatos gerados por meio de suas ações de marketing – dentro dos primeiros cinco minutos, no primeiro contato, é 21 vezes maior do que depois de 30 minutos. Assim, de cinco para 10 minutos, as possibilidades caem 4 vezes. Ou seja, esses indicadores só confirmam a importância da agilidade no atendimento ao cliente. Por isso, é tão importante que os gestores invistam nessa etapa fundamental do processo comercial.

A importância do atendimento rápido para o cliente?

A agilidade no atendimento ao cliente é um fator que interfere, de maneira direta, em elementos estratégicos e técnicos para seu negócio. Por exemplo, como no nível de satisfação dos consumidores e clientes; no faturamento mensal de sua empresa; e na imagem da empresa frente ao mercado. Ou seja, em outras palavras, atender o cliente com rapidez e excelência é um grande passo para manter a boa imagem e a qualidade da sua marca.

Quando os clientes possuem suas solicitações resolvidas em pouco tempo de atendimento, principalmente no primeiro contato, ou então quando eles conseguem contratar o serviço desejado de forma simples, breve e sem interrupções, a empresa é extremamente beneficiada.

Entre as vantagens de assegurar a agilidade no atendimento ao cliente, sua empresa pode esperar benefícios como: otimização do temo gasto para atender os clientes, ou seja, é possível atender mais clientes em menos tempo; redução das filas de espera; aumento do fluxo de chamados solucionados e atendidos; e, consequentemente, com tudo isso, temos mais lucro.

Impactos positivos do atendimento rápido

Agora que você já viu que o sinônimo de lucro é o atendimento rápido somado à qualidade no atendimento, o que acha de ver, mais detalhadamente, os impactos positivos que essa técnica e estratégia causa nas companhias?

  • Desenvolvimento de uma boa imagem: possuir o melhor produto do mercado ou prestar o melhor serviço não será de grande valia se não houver agilidade no atendimento ao cliente. Consegue entender? O fortalecimento de sua empresa está 100% ligado a um atendimento rápido e eficaz. Não se esqueça!
  • Redução da interrupção do ciclo de compra: quando seus colaboradores estão prontos para lidar com os clientes, existem menos chances de desistência dos consumidores entre a descoberta do seu negócio, o interesse por seus serviços e produtos, o desejo em adquiri-los, e a conclusão da compra do produto ou contrato do serviço.
  • Pouco espaço para a concorrência: uma empresa que procura ouvir seus clientes e compreender suas necessidades se destaca no mercado; ou seja, abrindo menos espaço para as empresas concorrentes. Além disso, com um atendimento ágil e eficaz não existem motivos para ir em busca de outra marca, você não acha?
  • Reconhecimento pela qualidade: você conhece o termo marketing de defensores? Os consumidores satisfeitos são a sua maior propaganda e veículo de divulgação. Eles irão recomendar a marca para sua família e amigos, e ainda defenderão a sua marca. Por isso, um atendimento de qualidade pode ser a chave para seu sucesso!

Investindo na agilidade no atendimento ao cliente

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Fonte: Google

E aí, o que está achando de saber mais sobre quão importante é atender seus clientes com mais agilidade? Estamos aqui para te ensinar a colocar essas técnicas em prática o mais rápido possível. Por exemplo, vamos falar sobre o Movidesk; essa plataforma é um software que ajudo no processo de modernização dos atendimentos ao cliente, além de auxiliar na minimização do tempo utilizado para atender os clientes.

Não entendi, como assim? Veja, é bem simples! Isso tudo funciona a partir da inclusão de dados e de um help desk – traduzindo, balcão de ajuda; ou seja, uma maneira de facilitar o atendimento às solicitações dos clientes – que faz a administração de vários canais de atendimento utilizados pelas empresas. Como: e-mail; telefone; chat; redes sociais; e aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Vamos falar mais um pouco sobre isso no próximo tópico!

Alguns apps de mensagem podem te ajudar

Nos dias de hoje, o aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil é o WhatsApp; pesquisas já apresentaram que 99% dos smartphones brasileiros possuem o app baixado. Depois do WhatsApp, os mais utilizados são Facebook Messenger, Instagram e Telegram. Além disso, há uns 10 anos, era comum não possuir um bate-papo ao vivo como um veículo de suporte ao cliente.

Os apps de mensagem são mais do que instrumentos de comunicação, eles podem ser caracterizados como plataformas em que seus clientes já estão por ali, sempre presentes; sendo assim, tais plataformas são usadas de maneira self-service, a procura de um atendimento rápido. Esse atendimento pode ocorrer de algumas formas; por exemplo, por chatbot: uma conversa automatizada, que geralmente é composta por mensagem pré-estabelecidas; o famoso robozinho.

Além disso, o atendimento humano também é muito utilizado. É aquele atendimento que estamos acostumados, manual e personalizado para cada cliente. Muito importante para assuntos específicos que exijam respostas e soluções mais complexas. Por fim, temos também o contato inteligente: esse é a junção daqueles que já citamos. O usuário pode solucionar várias questões com o chatbot ou, se preferir, pode solicitar atendimento humano a qualquer momento.

Por fim

Então, para finalizarmos com chave de ouro, lembre-se sempre que aquelas etapas ineficientes e com pouca tecnologia, tem um impacto negativo nas estratégias e acaba atrapalhando a conversão das vendas. Assim, visto tudo que te ensinamos até aqui, espero que você tenha aprendido o segredo do negócio; identifique as formas de automatizar os processos e garantir um tempo de resposta bem menor para que mais negócios sejam concluídos.

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Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.