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Quem é a BIA? Conheça a Inteligência Artificial do Bradesco

A BIA oferece ainda mais facilidade e comodidade para os usuários e clientes do Banco Bradesco. São muitas vantagens interessantes. Vale a pena conferir!

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Fonte: Google

Certamente você já conhece a Siri, assistente pessoal presente nos dispositivos Apple, e a Cortana, assistente digital da Microsoft — que teve o nome inspirado pela franquia Halo, de jogos de tiro em primeira pessoa? Agora, se você possui um dispositivo Android, provavelmente o “ok, Google!” faz parte do seu dia a dia através do Google Now.

Na última semana, o Banco Bradesco disponibilizou para todos os seus clientes, a BIA (acrônimo de Bradesco Inteligência Artificial). Com o mote “Ela ainda não sabe tudo. Mas, a cada pergunta, ela aprende com você”, uma campanha massiva apresentou aos correntistas as novas possibilidades com a assistente virtual nativa do aplicativo. Quer saber mais sobre essa novidade e como ela funciona? Então não tire os olhos da tela.

Quem é a BIA e como ela funciona?

A BIA é a inteligência artificial do Banco Bradesco. É como um robô de bate-papo feito para responder rapidamente às perguntas dos clientes. Ela foi criada usando uma tecnologia chamada Watson, que é uma parceria entre o Bradesco e a empresa IBM. A BIA funciona de acordo com o jeito que os clientes a usam. A ideia principal é que a BIA possa ajudar a resolver as perguntas e problemas comuns dos clientes.

Tudo isso de uma maneira bem natural, para que seja fácil usar, a qualquer hora do dia, todos os dias da semana. Então, no começo, só os clientes do Bradesco Prime podiam usar a BIA, mas agora essa solução está disponível para todo mundo que tem ou quer abrir uma conta no banco. Além disso, a assistente virtual do app do Bradesco funciona de maneira bem simples e fácil, usando computação cognitiva. É parecido com as assistentes de outros sistemas.

Para você conversar com a BIA, só precisa fazer perguntas e contar coisas sobre sua vida financeira e até pessoal. Quando você abre o app do Bradesco, vai ver uma área onde pode fazer buscas e falar com a BIA. Basta tocar ali para começar a conversar com ela, e pronto, a inteligência artificial está pronta para te ajudar. Através da computação cognitiva, você conversa com a BIA para ela entender o que você precisa e até mesmo prever suas necessidades.

Mais detalhes sobre a Inteligência Artificial Bradesco

Então, a BIA está sempre aprendendo e essa interação acontece em tempo real. Portanto, é uma troca de informações dos dois lados. Quanto mais coisas o cliente contar para a BIA, mais ela vai entender sobre ele. Usando o chatbot, você pode fazer perguntas, como descobrir quanto está o dólar, ou até mesmo pagar contas usando boletos, fazer transferências de dinheiro, checar seus extratos e ver se tem faturas pendentes, entre muitas outras coisas. É bem versátil!

A revolução digital nos bancos já é uma realidade. O Banco Bradesco saiu na frente ao permitir algo que parecia impossível pelo celular: depositar cheques. E o processo é bem simples. O cliente só precisa tirar uma foto do cheque pelo app e enviar para a própria conta. Para tornar tudo mais fácil e digital, o relacionamento com os clientes do Bradesco inclui o aplicativo, os terminais, as redes sociais, o atendimento pelo telefone e muito mais.

Tudo isso faz com que muitas das coisas bancárias que os clientes fazem possam ser feitas pela internet. Além disso, ainda tem mais! O Banco também conseguiu integrar a BIA com o WhatsApp, que é o aplicativo de comunicação mais popular no Brasil. Isso significa que agora tem mais maneiras de conversar com o banco e pedir ajuda. Fala sério, quer mais praticidade e comodidade do que isso?

BIA avisa clientes sobre envios de Pix retidos


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Fonte: Google

A BIA, que é a inteligência artificial do Bradesco, vai começar a entrar em contato com os clientes do banco para confirmar transações do Pix que estão sendo analisadas por questões de segurança. O banco explicou que essa comunicação vai acontecer pelo WhatsApp, onde a BIA já conversa com os clientes. O jeito de prevenir fraudes é o mesmo usado pelo banco para confirmar gastos com cartão de crédito desde o ano passado.

Segundo o Bradesco, usando essa técnica, eles conseguiram evitar mais de R$ 96 milhões em fraudes. Antes de falar com os clientes, a BIA analisa várias coisas, como o histórico e comportamento do cliente, o valor da transação e até a conta para onde o dinheiro está indo. A BIA provou ser uma ferramenta de extrema importância para garantir transações seguras.

Como tudo começou?

Então, o projeto começou em 2014, mas, a primeira fase de implementação realmente começou somente em 2016, e envolveu mais de 8.000 funcionários do banco em agências espalhadas por todo o Brasil. Antes de ser disponibilizada para todos os clientes, a BIA já estava sendo testada há mais de um ano por funcionários das agências do banco. Eles usavam a tecnologia para tirar dúvidas sobre os produtos e serviços do Bradesco.

O objetivo era treinar a BIA para dar respostas rápidas e corretas sobre as coisas do banco. Durante o processo de criação e desenvolvimento da BIA, foram ensinados mais de 60 produtos complexos, com base nas reais necessidades das agências. Com base nas informações fornecidas pelos mais de 65 mil funcionários envolvidos no projeto, foi criada uma parte especial para ensinar a BIA e criar perguntas.

Essa base de conhecimento rica permite que a BIA responda de maneira supereficiente. Para você ter uma ideia, agora a solução de aprendizado de máquina faz cerca de 4.500 interações a cada hora. Em 2017, os primeiros clientes do banco a usar essa solução foram os do grupo Bradesco Prime. Até janeiro de 2018, já havia mais de 14 milhões de conversas. Isso superou as expectativas dos desenvolvedores que trabalharam no projeto.

Relatório financeiro

A assistente virtual do Bradesco, a BIA, fechou o primeiro trimestre de 2022 com um total de 1,3 bilhão de interações desde o seu lançamento. Sendo assim, com uma precisão de 90%, a IA do banco teve cerca de 40,7 milhões de interações através do WhatsApp somente entre janeiro e março de 2022. No app, somando os clientes individuais e empresariais, a BIA teve 9,7 milhões de interações durante esse período.

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Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.