Preloader Image 1 Preloader Image 2

Como evitar o cheque especial ?

O cheque especial é um recurso disponibilizado pelo banco. Ele se parece com um crédito pré-aprovado e em caso de emergências à ativação pode ocorrer. Leia mais , sobre como evitar o cheque especial.

Fonte: Duke

Entretanto, hoje vamos falar de como evitar o cheque especial. Fique com a gente até o final e saiba mais sobre esse assunto.

Na teoria, essa seria uma ótima maneira de você escapar do vermelho com um extra para pagar as contas. Na prática, contudo, não é bem assim que funciona.

Depois que você contrata o cheque especial e pega esse dinheiro emprestado facilmente do seu banco, você fica devendo o valor com juros de 8% mensais.

Esse é um valor muito alto, considerando que, na hora de devolver o dinheiro, você precisará repassar um valor muito mais alto do que aquele que pegou em primeiro lugar.

Esse recurso, na verdade, apesar do nome, não tem nada de especial. Seus juros são exorbitantes e ultrapassam aos 400% ao ano.

Ao menos que seja extremamente necessário, não contrate o cheque. Apesar disso, existem algumas alternativas que podem ajudar para que isso não aconteça. Confira, abaixo, algumas delas.

Como, então, evitar o cheque especial?

Para que você não fique em apuros depois do que era para ser a sua solução, existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática. Dessas maneiras simples, você poderá evitar o cheque especial e, assim, pagar as contas com mais segurança e de formas mais acessíveis.

1) Adotar uma renda extra

Quando você precisa de mais dinheiro do que está na sua folha de pagamento, uma opção é buscar por uma renda extra e informal. Você pode fazer o que sabe de melhor e cobrar por isso, ajudar as pessoas com alguma habilidade que possui ou mesmo revender coisas que não usa mais.

O importante é ser criativo e prático! Dessa maneira, essa grana inesperada vai ajudar no pagamento de dívidas e pendências.

2) Recorrer ao empréstimo pessoal

Apesar dos empréstimos, em geral, não serem uma boa ideia, eles podem ser muito úteis em um momento de aperto. Embora essa opção também tenha juros, eles são consideravelmente menores do que o do cheque especial.

Além disso, você sabe o que está contratando e os exatos termos do recurso adotado. O tempo para pagar é maior e você tem mais controle de quando a pendência precisa ser paga para evitar cobranças abusivas por conta de juros e moras.

3) Organizar a vida financeira

Um dos problemas mais recorrentes na vida de pessoas endividadas é o fato delas não terem uma organização financeira significativa. Quando você organiza os seus gastos e suas rendas, tudo fica mais claro e, a partir disso, é mais fácil de controlar todo o contexto financeiro da sua vida.

Mantenha anotações arrumadas e atualizadas, e isso fará com que você saiba exatamente o que pode gastar e, com isso, consiga evitar o cheque especial. Uma dica interessante é criar uma planilha para ter ideia dos valores que entram e saem da sua conta.

4) Não ativar o cheque especial

Apesar de muito fácil e simples, essa dica é extremamente eficaz. Quando você não ativa ou desabilita o cheque especial, tem certeza de que ele não será utilizado.

Mesmo que sem a intenção, por conta do pagamento de um boleto de valor superior ao saldo disponível ou situação parecida.

Essa medida é positiva, pois coloca você no controle dos seus próprios gastos e evita com que esse serviço tão custoso seja ativado ou que você ceda à tentação de utilizar o dinheiro que está ali.

Se você acha que essa possibilidade pode ser prejudicial para você e para suas finanças, opte por diminuir o limite que está definido ou mesmo cancele-a junto ao seu banco.

5) Controlar os gastos

Ao ativar o cheque especial a ideia é ter mais dinheiro na sua conta para pagar as coisas necessárias, como, contas, boletos e dívidas. Uma maneira muito simples de evitar isso é controlando melhor os seus gastos.

Cortar atividades financeiras que podem ser dispensadas por um tempo é uma atitude essencial para corte de gastos e melhor gerenciamento da renda. Se você adotar atitudes assim, não precisará recorrer ao cheque especial, já que estará economizando em áreas que talvez não sejam tão necessárias assim nesse momento.

Quando suas contas voltarem a ficar estáveis, você poderá retomar esses investimentos.

Por mais que seja frustrante, é preciso, por vezes, abrir mão de alguns gastos para retomar as rédeas da situação financeira. Depois que esses momentos difíceis passarem, você poderá voltar a adquirir produtos ou serviços que precisou cortar.

Caso usar o cheque especial seja inevitável…

Fonte: Google

Se, apesar de todas as dicas e recomendações, você PRECISAR utilizar o cheque especial e não tiver alternativas, também existem algumas ideias. Procure quitar a dívida o quanto antes, para que o dinheiro não continue rendendo juros. Além disso, busque conversar com o gerente do banco que você usa para que ele apresente outras soluções. Evite permanecer nesse recurso financeiro por muito tempo, pois os juros só aumentam e o valor a ser pago também!

Written By