Já pensou em administrar o próprio negócio? Veja aqui como montar uma distribuidora e aprenda o passo a passo para começar esse negócio do zero. Acompanhe abaixo as dicas e fique por dentro das instruções.
Uma distribuidora é um modelo de negócio que pode ser bem lucrativo. Afinal, são as distribuidoras que mantêm o comércio varejista. Então, por ser um negócio de vendas em atacado, elas costumam ser feitas em volumes grandes e preços diferenciados. Portanto, pode ser uma boa oportunidade de empreendimento. Mas afinal, como montar uma distribuidora?
Preparamos várias dicas para quem está interessado em embarcar em um negócio atacadista, indiferente de qual ramo ela for. Pois, mesmo que este seja um bom empreendimento, o sucesso depende de diversos fatores como logística, administração, regularidade e alguns segredos importantes. Por isso, confira as orientações que preparamos a seguir e veja como engajar de vez o seu empreendimento.
Veja como montar uma distribuidora
Para montar uma distribuidora, ao contrário do que muitos pensam, não basta simplesmente fazer um estoque de produtos e vender para os varejistas. O modelo de negócio vai muito além disso. Assim como em qualquer empreendimento, é preciso fazer um bom planejamento, antes de colocar o plano em prática. Até mesmo porque será preciso se destacar dos possíveis concorrentes, principalmente no início.
Nesse sentido, o primeiro passo é planejar como será a atuação da sua distribuidora. Sendo assim, o primeiro passo é definir qual será o público alvo do seu negócio e analisar quais são os interesses dos seus possíveis clientes. Outro ponto importante, é determinar qual será o estilo da distribuidora, em quais tipos de produtos você vai investir mais, qual será o produto que servirá como “carro chefe”, por exemplo.
Além de tudo, é preciso conhecer o mercado em que você está entrando. Pesquise seus concorrentes e estude quais os diferenciais que você pode oferecer para se destacar dos demais atacadistas do mesmo ramo e da mesma região que você. Ou seja, faça o que ninguém está fazendo. Chame a atenção do público. Afinal, os clientes precisam de um motivo para comprar de você e não das demais opções. Portanto, planeje tudo isso, antes de colocar seu projeto em ação.
Controle os gastos
O controle das finanças é o elemento principal de todos os negócios. Pois, a saúde financeira de qualquer empresa depende de uma boa administração. Contudo, quando se trata de como montar uma distribuidora, o controle financeiro precisa ser ainda mais minucioso. Afinal, em um negócio atacadista o volume de vendas é maior e recorrente.
Por isso é preciso dar bastante atenção ao que entra e ao que sai, para manter um fluxo saudável e nunca deixar faltar produtos para o comércio que se abastece através das compras na sua distribuidora. Pois, se as vendas são maiores, tudo é maior também. Ou seja, a responsabilidade é maior, o fluxo do estoque é maior, a entrada e saída de dinheiro são maiores, e assim por diante.
Gerencie todo o movimento do seu negócio, analisando o fluxo do estoque, os custos e gastos, e claro, a lucratividade. Avalie os níveis dos lucros e como eles se movimentam. Também trace estratégias para que esses níveis tenham uma regularidade. Para isso, fique de olho no fluxo de caixa diário, e a qualquer sinal de piora nos níveis de lucratividade, esteja pronto para contornar a situação. Esse acompanhamento diário vai fazer toda a diferença.
Legalize seu negócio e escolha a localização ideal
Outro ponto importante sobre como montar uma distribuidora é fazer tudo de acordo com a lei. Por isso, se você ainda não tem, abra um CNPJ e as inscrições necessárias. Desta forma você poderá emitir nota fiscal para os clientes. Inclusive, por se tratar de um negócio de vendas para varejistas, é muito comum que a nota fiscal seja uma exigência dos seus clientes.
Mais um ponto importante é escolher a localização do seu negócio. Aliás, se os seus produtos são de fabricação própria, o que você mais deve considerar é o fácil acesso para o seu público alvo. Agora, se a sua distribuidora depender de produtos de fábrica, o ideal é escolher uma localização próxima a essas fábricas para facilitar a logística. Mas, claro, escolha um meio termo entre as fábricas e o público, que também é muito importante.
Logística
Quando se trata de um comércio de vendas por atacado, como é nas distribuidoras, a logística é um dos pontos principais. Sendo assim, é preciso ter um bom planejamento para que a sua distribuidora se mantenha sempre abastecida. Da mesma forma, é importante considerar como as vendas serão efetivadas. Se for o caso de envio, é preciso planejar todo o processo, desde a pré-venda, a venda, o envio das mercadorias e o pós-venda.
Ter essa organização, disciplina e regularidade vai ajudar e muito na saúde do seu negócio. Disponibilizar o serviço de entrega é um diferencial. Afinal, é muito comum que as empresas realizem a compra por telefone, e-mail, site, aplicativos de mensagens ou outro canal de comunicação. Desta forma, sua distribuidora deve coletar o pedido, embalar de forma segura e realizar a entrega.
Sendo assim, crie um raio de atuação, contemplando toda a área em que o serviço de entrega possa ser realizado, sem perder a qualidade do serviço. Também é importante pensar no custo deste frete, e se ele vai ser cobrado separadamente, de acordo com a localidade da entrega, ou se o valor será embutido nos próprios produtos e “supostamente” a entrega será gratuita.
Estrutura
Planejar uma boa estrutura de acordo com o tipo de negócio é essencial. Afinal, é preciso que o local escolhido ofereça boas condições de armazenamento dos produtos, conservando-os em local apropriado e garantindo a segurança, não só dos produtos, mas também de quem vai manuseá-los. Também será necessário pensar no tamanho do espaço, considerando que uma distribuidora deve ter um estoque maior que um varejista.
Por fim, considere uma estrutura apropriada para atender os clientes presencialmente, com uma boa recepção e local apropriado para o carregamento das mercadorias. Do mesmo modo, a estrutura do negócio deve ser planejada para atender os clientes através dos canais de comunicação, como telefone, por exemplo, e deixar os pedidos separados para a entrega. Seguindo essas dicas, a sua distribuidora pode ser um grande sucesso!
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