Preloader Image 1 Preloader Image 2

Bolsa de Valores: Como posso comprar e vender ações?

A Bolsa de Valores é vista como um tabu por muitas pessoas. Elas acham que os investimentos feitos nesse recurso são complexos e difíceis de serem visto como algo fácil.

Fonte: Google

Antes de mais nada; isso não é verdade. Sendo assim, investir nesse mercado pode ser mais fácil do que você pensa.

Confira, a seguir, o que são ações e o que você precisa saber antes de fazer qualquer movimento como investidor.

O que é o mercado de ações?

A Bolsa de Valores, ou o mercado de ações, não é um conceito tão difícil de se entender. Acompanhe o exemplo a seguir: uma empresa de cosmético comprou um prédio e dividiu essa estrutura em 100 apartamentos diferentes.

Cada um deles está disponível para compra, mas os espaços não, porque a empresa continuará usufruindo desses apartamentos. Nesse momento, você resolve comprar um desses locais, a empresa se dá bem e os apartamentos ficam vantajosos e valorizados: você consegue vender o seu por um preço maior e conseguir lucro.

Dessa forma, se você compra uma ação, você está comprando uma parte da empresa escolhida.

Assim, nesse caso, você está se tornando um “sócio” dessa empresa, participando da divisão de lucros dela.

Não se preocupe vamos explicar ponto a ponto este assunto, este assunto!

Como comprar ações na bolsa de valores?

  1. Fundo de investimentos: os fundos de investimento são compras de cotas de uma carteira de investimentos de um gestor, responsável por comprar e vender essas ações. É uma opção para pessoas que não recebem rendas tão significativas.
  2. Clube de investimentos: esse é um grupo de pessoas que ficam juntas para a realização de investimentos. Nesse caso, os gastos de corretagem são divididos entre todos os indivíduos participantes do clube.  Um membro eleito fica responsável pela escolha dos ativos que serão os materiais de cada investimento.
  3. Exchange Traded Funds: esses são fundos considerados espelhados. Se você compra um ETF, está comprando um pacote de ações de uma vez só. Nesse caso, você não precisa optar pelos diferentes tipos, basta comprar um desses recursos. São investimentos rentáveis e que não precisam de muito dinheiro para obterem, apesar de ter uma custódia mensal.
  4. Carteira de ações: uma carteira de ações é uma possibilidade cheia de vantagens e também de desvantagens, como custos altos para obter um investimento assim. É um tipo de investimento diferente porque você consegue ter a liberdade de escolha das empresas das quais pretende comprar as ações. No entanto, é preciso estar atento e ter noção do que é o mercado financeiro.

Como comprar ações?

Fonte: Google

Em primeiro lugar, você pode comprar às ações por meio de um mediador, bancos e corretoras. Nesse caso, essas instituições vão realizar as transações de todos os valores e vão ser o intermediário entre você e seus investimentos.

Ter uma ideia do que te dá mais vantagens vai te ajudar muito: bancos tradicionais ou corretoras. Os bancos lucram através das taxas cobradas do consumidor. As corretoras, por sua vez, possuem uma comissão quando comercializam títulos, o que faz com que as taxas sejam menores.

Sendo assim, se você deseja começar, pode baixar o aplicativo do Banco Inter e consultar as opções de investimentos. Essa instituição é boa para iniciantes por conta da ausência da burocracia e facilidade da criação de investimentos.

Cuidados ao investir na bolsa de valores

Portanto, caso você seja um iniciante no mercado de ações e em todo o contexto financeiro, vale a pena avaliar as ações e os investimentos que deseja fazer.

Você precisa pensar e decidir qual é o risco que está disposto a correr com esses investimentos. Para isso, você deve pensar em valores baixos e que, ao mesmo tempo, podem se tornar em lucros significativos.

Written By