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Conduta Empresarial Pós Pandemia: O Que Muda nas Empresas?

Veja as mudanças na conduta empresarial pós pandemia com o retorno das atividades presenciais. Afinal, o que pode e o que não pode? Como manter harmonioso o ambiente de trabalho? Confira as respostas a seguir.

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Fonte: Google

Para entender a nova conduta empresarial pós pandemia é importante primeiro refletir que o mundo inteiro sofreu com os impactos causados pela pandemia do Corona Vírus. No Brasil, a crise sanitária provocou diversas mudanças no setor empresarial. Afinal, com as medidas de restrição para evitar a circulação do vírus, muitos profissionais precisaram mudar completamente sua rotina de trabalho. Nesse cenário, o home office foi uma das alternativas mais adotadas pelas empresas.

Contudo, após tanto tempo longe das aglomerações no ambiente de trabalho, o retorno ao presencial não é como antes da pandemia. Pois, mesmo com a flexibilização das medidas restritivas, muitas mudanças aconteceram no código de conduta das empresas. Como se diz, o “novo normal” traz consigo mudanças que desconfiguram o antigo dia a dia nas empresas. Por isso, é importante alinhar em equipe a nova adequação para o trabalho.

Afinal, O Que Mais Mudou na Conduta Empresarial Pós Pandemia?

O que antes era simples e comum no cotidiano dos profissionais em um ambiente de trabalho, agora, com o retorno às atividades presenciais, é melhor evitar. Inclusive gestos mínimos, como um tradicional aperto de mão. Pois, é algo que talvez não se encaixe mais, ou, pelo menos, por enquanto, na nova conduta empresarial pós pandemia. Afinal, por mais que existam recursos, como o álcool, por exemplo, o gesto pode ser perigoso e até mesmo visto com maus olhos.

Por falar em álcool, o profissional em regime de home office quando retorna à empresa, para seu trabalho presencial, encontra um ambiente completamente diferente. Agora, o que era extremamente incomum, faz parte da rotina. Um exemplo disso é a necessidade de aferir a temperatura diariamente. Pois, jamais imaginamos uma rotina dessa, não é mesmo?

Além do mais, muitas novas regras, agora fazem parte do dia a dia. São coisas simples, mas que precisam ser adaptadas, alinhadas e, até mesmo, respeitadas, para um bom funcionamento das atividades em ambiente coletivo. Sendo assim, máscara facial, uso constante de álcool para higienizar as mãos e os objetos, que inclusive precisam ser individuais, e até mesmo mudança de ambiente, por uma possível regra de distanciamento, agora são realidades no nosso cotidiano.

Como Estão os Profissionais Em Meio à Essas Mudanças?

Depois de um longo e inesperado período de isolamento social, retornar às atividades coletivas é um verdadeiro desafio. Isso porque cada profissional pode reagir de maneira diferente ao retornar ao convívio no ambiente de trabalho. É importante considerar que enquanto algumas pessoas se sentem completamente à vontade em um almoço em equipe, por exemplo, outros podem repudiar essa prática ou mesmo não compartilhar esses momentos.

Aliás, são essas perspectivas diferentes que dão lugar a possíveis desentendimentos. Afinal, não dá para negar que esse cenário todo mexe também com nossas questões emocionais e psicológicas. Por isso, a falta de compreensão do outro, é um problema que precisa ser contornado. Pois, cada um vem de um contexto diferente. É preciso entender que enquanto tudo volta ao normal pra um, talvez outro ainda esteja sofrendo por uma perda, por exemplo.

São questões delicadas que devem ser levadas em consideração antes de qualquer julgamento. Por isso, cabe à empresa determinar e alinhar junto aos funcionários, com bastante diálogo, a nova conduta empresarial pós pandemia, para que haja harmonia na equipe e principalmente, o respeito e a responsabilidade social, em um momento tão delicado.

A Importância do Diálogo em Equipe

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Fonte: Google

A mestre em comportamento organizacional, Lorraine Müller, a fim de evitar possíveis conflitos, os líderes precisam criar ou recriar, uma nova conduta empresarial pós pandemia. Mas, esse novo código comportamental precisa ser feito de forma humanizada. Ou seja, levando em consideração a realidade do momento, das pessoas, das situações, das possíveis eventualidades e etc.

Além disso, segundo a especialista, se possível, o líder deve se reunir com a equipe e escutar o que na prática seria válido para manter um bom ambiente. Mas essa é uma tarefa que precisa abranger todos os setores de uma empresa, independente da hierarquia. Pois, o alinhamento entre todos os funcionários é essencial para que as novas práticas de fato façam sentido.

Liberdade X Recomendações

É importante, acima de tudo, considerar que lidar com as pessoas requer cuidado. Afinal, a liberdade individual deve ser respeitada. Mas desde que não provoque riscos ao coletivo. Ou seja, é preciso haver um equilíbrio constante. Por isso, muitas vezes não funciona de forma tão simples. Dentre os principais questionamentos, a forma em que os colegas podem ou não se comunicarem é um dilema comum.

Afinal, é comum que depois de tanto tempo longe do convívio físico, os colegas queiram conversar, trocar experiências, tomar um café juntos e até mesmo dar aquele inevitável abraço apertado. No entanto, essas situações precisam ser respeitadas no caso de alguém não se sentir confortável ou até mesmo seguro com tais práticas. Então, é preciso saber se comportar em situações como essas, para não causar desconforto.

Uma dica importante é incluir na nova conduta empresarial pós pandemia o termo “priorizar”. Assim, as pessoas vão saber que a preferência é aquilo que o código de conduta orienta. Ou seja: priorizar o cumprimento com toque de cotovelos, priorizar os ambientes abertos para refeições coletivas e assim por diante. Conduto, sempre que for preciso, vale a pena rever as práticas orientadas no novo modelo de relacionamento da empresa.

Afinal, É Possível Manter a Nova Conduta Empresarial Pós Pandemia?

Pois bem, o que se sabe é que nada é totalmente previsível. Por isso, o que vale para hoje, pode não valer para amanhã. Inclusive, essa realidade é muito atual. Sendo assim, sempre que for preciso, o líder de equipe precisa rever quais as orientações são importantes passar para a equipe e orientá-los para que a nova conduta empresarial pós pandemia seja cumprida da melhor forma possível.

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Graduada em Letras, redatora com foco em finanças e notícias.