Preloader Image 1 Preloader Image 2

Conhecendo os derivativos, como investir e se proteger.

Hoje vamos conhecendo os derivativos. Aprenda como investir ou se proteger com essa modalidade. Engana-se quem pensa que dentro do mercado de investimento existe apenas uma modalidade de investimento.

Conhecendo os derivativos, como investir ou se proteger com essa modalidade
Fonte: Google

Aqui você vai conhecendo os derivativos e ainda terá a possibilidade entender que não existe apenas uma possibilidade de investir e ganhar dinheiro. O mercado de investimentos é muito vasto e as empresas gostam de explorar os benefícios que são oferecidos por ele e oferecer aos investidores uma nova realidade. Para quem sabe investir, o mercado acaba sendo um campo cheio de ofertas!

Com certeza os derivativos é um dos termos que poucas pessoas conhecem! Ainda, dentro deles ainda existem outros termos que também nunca ouviu! Swaps mesmo é um dos termos totalmente desconhecidos e é uma das oportunidades de derivativos existentes! Existem também os contratos futuros, esse o seu nome pode parecer um pouco mais familiar, mas ainda assim sua função pode ser desconhecida por muitos!

Tudo sobre derivativos

Portanto, para você que ainda não conhece, saiba os derivativos possuem várias funcionalidades, além do mais são os queridinhos dos investidores para fazer com que os seus investimentos fiquem protegidos. Proteção não é apenas uma das vantagens, mas esses derivativos podem levar os seus investidores s lucrarem com o mercado!

Dentro desses derivativos é possível acontecer a movimentação de pequenos valores. Portanto, tem conseguido chamar a atenção de muitos investidores! Mesmo sem ter total conhecimento e oferecendo oportunidade de lucro, os derivativos estão chamando a atenção também das pessoas que ainda não estão inseridas no mercado.

Afinal, os olhos de muitas pessoas já estão voltados para o mercado desde que a pandemia começou. O mercado de investimentos vem apresentando um bom lucro ultimamente e muitas pessoas já entraram nesse mercado com o principal objetivo de lucrarem mesmo! Mas vamos compreender melhor o assunto, definição, dicas, segurança desse tipo de investimento e muito mais.

Derivativos, o que são?

Bem, o próprio nome já pode apresentar uma pista do que pode ser! Podemos então identificar que esses são instrumentos financeiros que possuem um preço mais derivado. Quando falamos em preço mais derivado, estamos querendo nos referir que existe um preço mais em conta em comparação com ações e outras modalidades do mercado!

Os derivativos existem em um grande leque de oportunidades! Logo, podemos encontrar esses em forma de ativos físicos, como café, por exemplo. Também podemos encontrar os ativos financeiros como as moedas digitais, as ações e mais! Lá no início do artigo falamos de contrato futuro, quando acontece uma negociação nesse formato, o valor é baseado na moeda em que foi calculado.

Um exemplo é se foi calculado em dólar, todo o processo não acontecerá em dólar, mas os valores de lucros e investimentos precisam estar de acordo com a moeda! Sendo assim, podemos encontrar esses derivativos em quatro modalidades, os contratos a termo, contratos futuro, opções e swaps.

Diferentes modalidades

As negociações desse setor podem acontecer em várias modalidades. Pode acontecer na Bolsa de Valores ou até mesmo no balcão! Aqui no Brasil essa modalidade já conta com um serviço ainda mais desenvolvido! Na maioria das vezes esses derivativos já tem as suas características e regras previamente estabelecidas!

A logística do negócio é bem simples! As pessoas que investem em derivativos, não estão fazendo nada mais que se comprometer em vender ou comprar qualquer ativo que já tenha um preço e prazo já existentes! Alguns investimentos tratam de assuntos realmente do mercado, aqui pode ser com produtos encontrados na casa das pessoas!

Portanto, se uma pessoa deseja realizar um contrato futuro de feijão na Bolsa de valores, ele precisa saber que está se comprometendo em negociar com sacas de feijão que tem validade estabelecida! Está gostando? calma que ainda tem muito mais, agora vamos mostrar algumas detalhes que irão ajudar você a identificar se essa é ou não uma boa opção.

Investir em derivativos é uma boa ideia?

Você como investidor pode não entender definitivamente como funciona essa modalidade ou muitos acreditam que os derivativos não acabam sendo lucrativos. Mas, por outro lado, dependendo da opinião de cada pessoa, investidor, os derivativos podem ser usados para vários benefícios! Explicando aqui em poucas palavras podemos ainda não representar a dimensão de que esse mercado possui, mas vamos conhecer alguns dos seus benefícios!

Primeiramente, os derivativos podem ser usados como uma forma de proteção. Mas proteção de quê, definitivamente? Eles servem primordialmente para proteger os preços dos ativos! Essa proteção faz com que o ativo esteja protegido de todas as mudanças econômicas que podem acontecer em um futuro próximo ou distante! Isso só é possível graças a possibilidade de conseguir fazer com que o valor de um produto seja fixado antes mesmo de entrar no mercado!

Ainda, além de apresentar uma certa proteção entre esses ativos, os derivativos podem fazer com que os investidores possam lucrar com algumas ações. Como isso pode acontecer? As ações que formam os contratos também acabam sofrendo variação nos seus valores, isso faz com que com a venda desses contratos apresentem em lucro todas as diferenças nos valores!

Especuladores

Conhecendo os derivativos, como investir ou se proteger com essa modalidade
Fonte: Google

Nessa fase os investidores são chamados de especuladores e eles não estão preocupados qual o tipo de ação, nesse momento apenas o lucro é o que importa! Ainda assim, existem os investidores que atuam como árbitros. Aqui nesse momento, podemos conhecer essa fase como a Arbitragem. Agora os investidores começam a lucrar com a diferença de valores do mesmo produto que estão inseridos em mercados diferentes.

Sendo assim, eles acabam ganhando com preços mais caros ou baratos. Na arbitragem ainda podem entrar ações de outro tipo, como as de mercado à vista! Portanto, todos esses processos acontece porque a formação dos valores desses ativos nunca acontecem de forma positiva.

O ato de investir vai muito além de aplicar apenas o seu dinheiro, é preciso entender como eles será aplicado, quem será beneficiado com essa atividade, onde ela pode chegar. Os derivativos são exemplos de que o mercado é muito abrangente e pode apresentar várias possibilidades de lucro!

Gostou do nosso artigo?

Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Formado em direito Especialista em economia, investimento e finanças pessoal. Seu foco é mudar a vida financeira das pessoas.