Não muito procurado hoje no mercado, o crediário é uma opção que ainda está disponível em diversas lojas. Veja, a seguir, como funciona, como solicitar, quais lojas oferecem o serviço e se vale a pena recorrer a essa opção.

Durante muitos anos, a principal ferramenta para compras a prazo e parceladas foi o crediário, que também era chamado de carnê. Porém, com a chegada do cartão de crédito, e o sucesso que ele se tornou, favorecendo não só os clientes, como também os lojistas, a opção do carnê foi perdendo cada vez mais a sua força, de forma que muitos estabelecimentos optaram por não oferecer mais esse meio de pagamento.
Contudo, ainda existem diversas lojas que ainda disponibilizam essa forma de pagamento. Inclusive, muitas pessoas optam por recorrer ao crediário para não comprometer o limite do cartão de crédito. Mas, afinal, o crediário é uma boa opção nos dias de hoje? Onde é possível encontrar essa opção de crédito nos dias de hoje? Vale a pena utilizar esse método de pagamento? Vamos abordar todas essas questões no decorrer dos blocos abaixo. Confira!
O que é um crediário e como ele funciona?
O crediário é um método de pagamento, onde as compras realizadas podem ser parceladas e receber prazo para o pagamento com datas fixas, assim como em um cartão de crédito. Contudo, a diferença é que não há cartão, nem faturas. Pois, o comprador recebe da loja, n o ato da compra, um carnê, onde cada folha equivale a uma parcela, contendo valor, data de vencimento e código de barras para o pagamento.
As lojas que oferecem o pagamento via carnê, disponibilizam o serviço somente mediante análise de crédito aprovada. Por isso, conta com os recursos necessários para que a análise seja feita de forma simples e rápida, no momento da compra. Dessa forma, somente após a aprovação dessa análise que o pagamento no carnê é autorizado pela loja. Também é analisado o valor que será liberado como limite de compras.
Depois da análise aprovada, o pagamento da compra pode ser parcelado, e as parcelas possuem valor fixo, com acréscimo de juros e correção monetária. Por isso, muitas vezes, a compra no crediário pode sair mais cara. De acordo com o Banco Central, atualmente, o valor dos juros acrescidos no carnê pode chegar até 6% ao mês, e o parcelamento pode ser realizado em até 48x.
Conheça os tipos de Crediário
O pagamento no crediário pode ser realizado utilizando 3 diferentes tipos: o próprio, garantido e financiado. Sendo assim, a diferença entre eles é a garantia do pagamento. Para entender melhor, vamos descrevê-los. Então, começando pelo crediário garantido, é quando o estabelecimento contrata uma administradora que se responsabiliza pela concessão do crédito ao consumidor. Neste caso, é a administradora a responsável pelos pagamentos e por realizar a cobrança, caso haja inadimplência.
O outro tipo é o crediário próprio. Inclusive, essa é a opção mais utilizada no mercado. Funciona da seguinte forma: o estabelecimento concede o crédito mediante uma análise realizada por ela mesmo, se fazendo assim responsável pela cobrança das parcelas, caso haja inadimplência. Nesse contexto, o consumidor deve realizar o pagamento do carnê (ou promissórias) no próprio estabelecimento. Contudo, a empresa assume totalmente os riscos em caso de atraso ou não pagamento da compra.
Por fim, também está disponível no mercado o tipo de crediário financiado. As lojas que oferecem esse tipo de pagamento, contam com o apoio de um banco ou instituição financeira, que disponibiliza capital para que a loja libere o crédito para seus clientes. Nessa modalidade o pagamento das parcelas é realizado diretamente para a instituição que financiou o capital.
Confira algumas lojas que oferecem a opção de crediário

Como falamos no início do texto, há um tempo era mais comum encontrar lojas que oferecem a opção de pagamento no crediário. Mas, com o passar dos anos e com o aumento da utilização do cartão de crédito, o número de lojas que oferecem o pagamento no carnê tem diminuído bastante. Contudo, ainda existem diversos estabelecimentos que trabalham com esse método de pagamento. Confira alguns exemplos abaixo.
Lojas varejistas, no setor de móveis e eletrodomésticos são as que mais oferecem o pagamento no crediário nos dias de hoje. Nesse contexto, citamos as Casas Bahia, que apesar de possuir cartão próprio, também oferecem a opção de crediário, principalmente para quem tem o score baixo e não é aprovado no cartão de crédito da loja. Além disso, as pequenas lojas de bairro são as campeãs em oferecerem o pagamento no carnê. Entre elas encontramos papelarias, lojas de vestuário, calçados e acessórios.
Veja as vantagens
É possível encontrar algumas vantagens do crediário em relação ao cartão de crédito. Uma delas, por exemplo, é a taxa de juros. Isso porque em um cartão de crédito a taxa de juros gira em torno de 12% ao mês. Enquanto isso, o pagamento no crédito conta com taxa de juros na média de 6%. Além do mais, os clientes com bom histórico de pagamento conseguem negociar preços com descontos.
Depois dos juros, outra vantagem que o crediário leva sobre o cartão de crédito é a opção de parcelar as compras em mais prestações. Pois, enquanto o parcelamento no cartão de crédito é limitado, na maioria dos casos com parcelas de até 12x, o parcelamento no crediário é mais flexível, podendo chegar até 48x. Dessa forma o cliente pode pagar um valor menor nas parcelas mensais.
Também considerado como vantagem por muitos usuários do cartão de crédito, é que, ao pagar as compras utilizando o crediário, você não precisa utilizar o limite do seu cartão de crédito, deixando-o disponível para outras compras. Essa é uma vantagem, principalmente, para quem conta com limite curto no cartão de crédito, e está sem estourando o valor no final do mês.
Vale a pena utilizar o crediário?
O pagamento no crediário pode ser uma boa opção para quem precisa de prazo e opção de parcelamento de suas compras. Além disso, as pessoas que não conseguem um cartão de crédito devido ao score baixo, podem ser aprovadas em um crediário de forma mais fácil. Também, as pessoas que contam com limite apertado no cartão, podem recorrer ao carnê como mais uma opção.
No entanto, não podemos deixar de alertar sobre os riscos de endividamento. Por isso, é preciso manter controle sobre os gastos, e realizar um planejamento financeiro antes de sair parcelando as compras por aí. Também é importante ficar de olho se há alteração no valor do produto caso o pagamento seja no crediário. Pois, nesse caso, pode não ser uma boa opção. Contudo, depois de avaliar todas essas questões, o pagamento no crediário pode ser uma boa ferramenta para suas compras!
Gostou dessa leitura? Você pode conferir outros artigos interessantes relacionados aos negócios e às finanças, aqui no nosso blog. Então, aproveite nossas dicas financeiras e compartilhe este e os demais conteúdos com seus amigos e parentes através de suas redes sociais. Afinal, a divulgação é importante para continuarmos mantendo você sempre atualizado.
.