Preloader Image 1 Preloader Image 2

Desbankei: a fintech que busca incluir todos no sistema bancário

Hoje em dia, no Brasil, quase 25 milhões de pessoas não conseguem contratar um cartão de crédito – conforme dados do Serasa. Sendo assim, o objetivo da fintech Desbankei é mudar esse cenário e incluir o maior número possível de pessoas no sistema bancário. Confira!

desbankei
Fonte: Desbankei

As compras parceladas são, sem dúvidas, uma das modalidades de compra e consumo mais utilizadas no Brasil. Através dela, as pessoas podem ter acesso a produtos e serviços, que de outra maneira, não teriam como adquirir. Inclusive, muitos não sabem, mas quem não possui acesso a um cartão de crédito, pode efetuar compras nessa modalidade sem precisar do plástico. A Desbankei, por exemplo, é uma das fintechs que oferece esse serviço!

Então, a startup financeira não atua de maneira direta nos e-commerces. Contudo, o modelo de negócios da fintech é bastante interessante. Afinal, a mesma desenvolveu um aplicativo que transforma cartão de débito em cartão de crédito. Isso mesmo! Sendo assim, para as pessoas que não conseguem ter acesso ao crédito, esse aplicativo é uma grande mão na roda – como costumam dizer por aí. Continue lendo nosso artigo e saiba mais!

Conheça um pouco da fintech

A Desbankei, fundada no interior do estado de São Paulo, em Votorantim, é uma startup financeira que foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar a população brasileira no processo conseguir acesso ao crédito. Como já dito por aqui, a nossa pauta de hoje é o principal produto da empresa: um aplicativo que une pessoas com limite de crédito disponível com aqueles que não tem esse acesso.

Ou seja, aquelas pessoas que não conseguem ter acesso a um cartão de crédito, por exemplo, devido ao baixo score de crédito, podem fazer compras parceladas com mais facilidade e, para melhorar ainda mais, com taxas de juros menores do que o convencional. Então, a empresa se propôs a solucionar o problema do acesso ao crédito; sendo assim, a ideia é transformar a complexidade em simplicidade.

Ainda, a startup financeira acredita que o contato do ser humano com a tecnologia precisa ser útil, simples e agradável. Assim, no Desbankei a tecnologia funciona como um meio e não como o fim. Isso quer dizer que a empresa trabalha para transformar a antiga versão de cartão de crédito – que necessitava da aprovação de grandes e tradicionais instituições financeiras – e oferecê-lo às pessoas em um ambiente ágil, simples, seguro e livre de burocracia.

Parcelar compras com cartão de débito? Com o Desbankei é possível!

Sim, é exatamente isto que você leu! O Desbankei desenvolveu um app para smartphones que transforma cartões de débito em cartões de crédito. Isso porque a empresa liga limites de crédito disponíveis com pessoas que tem a necessidade de realizar compras parceladas. E, vale destacar ainda, que esses limites de crédito são de pessoas comuns; isso mesmo, que apenas utilizando um cartão de crédito podem se tornar investidores.

Então, em suma, o papel da fintech é conectar dois perfis de clientes – aqueles que necessitam de crédito e aqueles que podem oferecer crédito – através do app. Ainda, segundo os fundadores da startup, Vinícius Lisboa e Adílson Andrade, o app responsável por esse procedimento de débito para crédito possibilita que o consumidor parcele suas compras com juros mais acessíveis que o normal.

Os fundadores explicam ainda que o acesso simplificado ao crédito pelo app se dá graças a própria forma de análise de crédito e classificação de score da startup financeira. Ademais, essa solução conta com uma metodologia diferente de outras ferramentas que encontramos no mercado e que possibilita essa transformação (débito para crédito) para aquelas pessoas que hoje recebem respostas negativas de suas propostas de solicitação de cartão de crédito.

Com o app do Desbankei, o investidor também tem vantagens

Desbankei
Fonte: Desbankei

Calma aí! Está achando que as vantagens são só para quem está em busca de crédito? Pensou errado, os investidores também são beneficiados.  Isso mesmo, as pessoas com interesse em fornecer crédito aquelas que não possuem acesso podem contar com diversas vantagens. Por exemplo, elas podem investir sem precisar desembolsar qualquer dinheiro, obter lucros que, de acordo com a Desbankei, estão acima da média do mercado. Além disso, podem adquirir milhas aéreas e, ainda, contar com rendimentos mensais.

Além disso, Adílson Andrade esclarece que o investimento do interessado é com a fintech e não com quem está oferecendo o crédito. Ou seja, isso quer dizer que ainda que o cliente da outra ponta não cumpra com os pagamentos ou os atrase, o investidor não será, de maneira alguma, afetado. Em suma, quem paga as contas é a própria Desbankei, assim não haverá inadimplência.

Como solicitar essa mudança de débito para crédito?

Agora que você já conhece todo o processo, está preparado para descobrir como ter acesso ao crédito? Então, atualmente o acesso aos produtos do Desbankei funciona por meio de convite. Sendo assim, se você quer transformar o seu cartão de débito em um cartão de crédito ou investir seu limite de crédito disponível, é preciso acessar o site oficial da startup e preencher o formulário com os dados solicitados.

Em seguida, basta aguardar a confirmação pelo endereço de e-mail que você informou no momento do cadastro. Após receber o convite, é possível realizar a solicitação do empréstimo e, em até 24 horas, irá receber a análise de crédito. Como já dissemos por aqui, a Desbankei conta com modelo próprio de análise de crédito; o mesmo foi pensado para avaliar aqueles com o score de crédito mais baixo. Por fim, depois de aprovado e o cartão transformado, é possível utilizá-lo da forma que quiser.

Agora, quer cadastrar seu cartão para ganhar uma grana e acumular milhas aéreas? O processo de cadastro é igual; mas, após o convite, já é possível cadastrar os seus cartões de crédito e configurar o limite máximo que a Desbankei está autorizada a utilizar. É bem simples! Ah! Logo após adicionar o plástico, a fintech já começa a usufruir de seu limite. Então, sempre antes do vencimento de sua fatura, você irá receber o valor em conta – somado o percentual de lucro do mês.

Proteção contra calote

Mas, caro leitor, se depois de tudo que lhe apresentamos você ainda estiver com um ‘pé atrás’, queremos dizer que não é necessário. Afinal, conforme afirmação dos fundadores da fintech, esse processo de intermediação financeira é totalmente legal.

Em 26 de abril de 2018, pela CMN houve a publicação da regulamentação para as fintechs – Resolução CMN Nº4.656. Ainda, o Desbankei afirma estar dentro dessa regulamentação e também opera com a intenção de realizar negócios claros e transparentes.

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.