Preloader Image 1 Preloader Image 2

Desigualdade de gênero, a diferença salarial feminina

Este artigo traz as perspectivas femininas sobre a luta em relação a igualdade social e salarial. Vamos acompanhar toda história de luta. Vamos!?

Desigualdade de gênero
Fonte: Google

A luta feminina em busca de igualdade na sociedade é uma luta que a cada dia que passa só faz aumentar! Estudos afirmam que a luta feminina tem um poder enorme na sociedade atual, além disso, fatos como salários, cargos e prêmios são indícios da desigualdade de gênero.

Essa luta só reforça o pensamento de que sim, o empoderamento feminino é importante e fortalece todas as esferas que formam a sociedade. O protagonismo feminino é uma atitude que deve se trabalhar e incentivada desde criança. Esse comportamento deve ser útil não na produção da ideia de que a mulher deve ser melhor que o homem, mas no pensamento de que homens e mulheres possam ocupar o mesmo lugar em todos os lugares.

Desigualdade de gênero do século XXI

Desse modo, pesquisas apontam que em pleno século XXI ainda existem empresas em que os homens são mais valorizados que as mulheres. Esse é um assunto que cada vez levanta mais bandeiras.

Alguns analistas afirmam que em muitos cargos os homens ainda recebem mais que as mulheres, isso pode ser considerado como um fator que não contribui no rendimento do trabalho. Por outro lado, também observamos empresas em que as mulheres ocupam os mais principais cargos e o seu empoderamento faz referência para outras mulheres.

Sendo assim, mesmo com dados negativos, as mulheres não se deixam abalar e criam até mesmo suas próprias empresas, como temos o artigo que trata de uma jovem que com apenas 24 anos criou a sua própria empresa e fatura milhões por ano.

O resultado de toda essa luta nos faz refletimos que tudo vale a pena, a cada vez que uma mulher trava uma luta em favor de outras, todas elas acabam sendo beneficiadas por esse ato. Vamos acompanhar um pouco mais sobre a história do empoderamento feminino ao longo do tempo.

Onde tudo começou

A luta das mulheres por direitos iguais não é de hoje que vem sendo travada. Há muito tempo, mulheres que foram importantes para a causa já lutavam nesse propósito. Nos anos 40 uma mulher resolveu dar a “cara a tapa” e decidiu iniciar essa luta que é de todas, a Zuleika Alambert teve várias atribuições em sua vida e conseguiu agregar valores a causa feminina.

Essa mulher já foi eleita para ocupar uma cadeira da casa legislativa no estado de são Paulo. Sendo assim, ela é considerada até hoje como a mulher que deu início a todas as lutas em busca dos valores femininos e ainda outros benefícios que abrangem toda a população como o décimo terceiro salário entre outros.

A sua luta, além de muitos desafios, começou com a criação dos conselhos de condição feminina do estado de são Paulo e ainda a criação do conselho nacional de direitos da mulher do governo federal. Zuleika ainda ganhou bastante notoriedade com a sua luta incansável, com isso ganhou vários prêmios e ainda uma indicação ao prêmio Nobel da paz.

Por que muitas empresas já estão reduzindo a desigualdade de gênero?

Desigualdade de gênero no trabalho
Fonte: Google

Esse é um tema que está ganhando muito destaque nos últimos tempos. Muitas empresas estão dando cada vez mais espaço para que as mulheres ocuparem seus devidos lugares, os lugares que sempre foram merecidos! Mas por que só agora que as pessoas estão abrindo os olhos para este assunto que há tempos vem sendo tão debatido?

Só agora que as pessoas estão percebendo o grande valor que as mulheres agregam as empresas. Hoje, muitas empresas estão conquistando prêmios com mulheres em sua presidência e isso é um fato que vem ganhando os olhos de muitas pessoas.

As mulheres conseguem fazer com que a empresa funcione de uma forma mais dinâmica, dizem alguns estudiosos. Além disso, a perspectiva no que diz respeito a desigualdade de gênero acaba sendo reduzida, e assim, a igualdade salarial se torna um fator que as mulheres há anos vêm buscando. Logo, busca-se uma forma de se impor perante a sociedade. Até porque elas estão ocupando lugares mais importantes que os homens e ainda assim continuar ganhando menos não é uma boa ideia!

Portanto, podemos ficar calmos, pois as mulheres estão conseguindo conquistar o seu espaço no mercado de trabalho e assim fazer o seu papel com bastante maestria. Que cada vez mais os empresários possam reconhecer o valor que as mulheres agregam as suas funções e consequentemente contribuem para que tudo flua melhor.

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.  

Written By

Formado em direito Especialista em economia, investimento e finanças pessoal. Seu foco é mudar a vida financeira das pessoas.