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E-COMMERCE MAIS SEGURO, EMPRESAS CONTRA AS FRAUDES

A maior preocupação das empresas é manter o e-commerce mais seguro e fortalecer a prevenção de fraudes. Saiba mais aqui!

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Fonte: Google

Devido a pandemia do Covid-19, o ano de 2020 foi desafiador e atípico para o mercado e as medidas restritivas estabelecidas obrigaram os negócios a se adequarem. Com os consumidores isolados em casa, o e-commerce foi o meio encontrado para alcançar os clientes. Mas, a internet é um ambiente perigoso e para evitar fraudes, a maior preocupação das empresas é manter o seu e-commerce mais seguro.

A maioria das empresas brasileiras estão atuando no e-commerce e a prevenção de fraudes e golpes é uma das principais preocupações dessas empresas. De acordo com a Pesquisa Global de Identidade e Fraude, da Experian empresa de consultoria, 62% dos negócios nacionais que fizeram parte do levantamento tem interesse em aumentar os investimentos na área. Além do desenvolvimento de estratégias digitais para melhorar a experiência online do cliente e oferecer medidas de segurança contra fraudes e golpes.

Segundo a pesquisa, essa não é uma preocupação apenas das empresas, os consumidores brasileiros também compartilham do sentimento, principalmente quanto ao risco de roubo dos dados de cartão de crédito. Por exemplo, nos Estados Unidos, a preocupação das empresas está mais voltada para a privacidade online. Já no Reino Unido, a importância é maior quanto as fake news.

Além de outros países citados no estudo, como países da América do Norte, Europa, América Latina e Ásia-Pacífico. Além de investir no aumento da prevenção de fraudes e golpes, as empresas brasileiras que participaram do levantamento apontaram a vontade de aumentar o pessoal interno de apoio para os procedimentos digitais.

Por fim, após a análise de dez países, a média global da pesquisa afirma que o foco das empresas é investir em inteligência artificial e advanced analytics.

Nos próximos tópicos daremos algumas dicas de como identificar e evitar fraudes para manter o seu e-commerce mais seguro. Continue lendo nosso artigo!

E-COMMERCE MAIS SEGURO: COMO IDENTIFICAR UMA FRAUDE?

Para começar é preciso saber que existem vários tipos de fraudes. São elas:

  1. Fraude efetiva: quando os dados e informações são adquiridos através de vazamentos, meios físicos, como roubos, ou software maliciosos;
  2. Fraude amigável: acontece quando o fraudador é alguém próximo a vítima, como pais ou filhos; e
  3. Autofraude: é quando a pessoa faz a aquisição do produto utilizando os próprios dados e depois, alega fraude para que não tenha que lidar com o compromisso da transação realizada.

O fraudador se comporta de formas diferentes diante de cada tipo de fraude. Mas não se engane, em todas as situações, existem alguns fatores que auxiliam na identificação do ato. Um deles, por exemplo, é o estudo do ticket médio das compras, o fraudador costuma gastar bem mais do que um cliente normal, simplesmente por tentar lucrar o máximo que puder antes de ser descoberto.

 O horário também pode ser um aliado da vítima. Muitas pessoas pensam que a maioria das fraudes são cometidas isoladamente no meio da madrugada, mas não é bem assim. Estudos já revelaram que a maior parte dos fraudadores age durante um expediente normal de horário comercial: entre 10h e 23h.

Além disso, as empresas especializadas geralmente tem um banco de dados, onde são armazenados os hábitos de uso de crédito dos clientes. Dessa forma, se acionadas, essas informações podem ser extremamente úteis para a identificação de padrões suspeitos.

O QUE FAZER PARA EVITAR AS FRAUDES?

e-commerce mais seguro
Fonte: Google

Antes de tudo, sugerimos investir em uma boa infraestrutura de loja virtual. Para garantir um e-commerce mais seguro, o seu site precisa ofertar um suporte que garanta, ao consumidor, uma experiência positiva. Afinal, em dias mais movimentados para o site com o número de acessos elevado, como a época de Black Friday, pode causar falhas no sistema e, assim, dar brecha para os fraudadores.

A capacitação de sua equipe que deve ser utilizado em qualquer processo da sua empresa. A partir do momento em que os colaboradores entendem a política de segurança e são bem treinados e preparados para qualquer situação, fica bem mais fácil evitar a ocorrência de fraudes e golpes. Assim, o mantendo o seu e-commerce mais seguro.

Você também pode adquirir um certificado de segurança o mais rápido possível. Com esse documento virtual podemos comprovar que os dados e informações que circulam no seu e-commerce são criptografados e, portanto, estão seguros. Além disso, você dificulta a adulteração das informações e a invasão de hackers e fraudadores.

É importante que você conheça o comportamento de navegação e compras dos visitantes e compradores do seu site. Se você conhecer e entender isso, fica um pouco mais fácil identificar pessoas mal intencionadas que estão tentando aplicar algum golpe em você e no seu e-commerce. Fique atento caso algum comprador apresente um comportamento estranho e anormal em seu site!

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Formado em direito Especialista em economia, investimento e finanças pessoal. Seu foco é mudar a vida financeira das pessoas.