Preloader Image 1 Preloader Image 2

Empréstimo entre pessoas. Você conhece essa modalidade?

O empréstimo entre pessoas ou peer-to-peer (P2P) é uma espécie de crédito coletivo que aproxima aqueles que estão buscando por um empréstimo dos investidores por meio das plataformas online. Ou seja, sem a interferência de instituições bancárias. Saiba mais!

emprestimo-online
Fonte: Empréstimo

As fintechs impactam o mercado financeiro de diversas formas, e a cada dia que passa esse impacto aumenta ainda mais. As duas principais formas de impacto são: o crescimento da concorrência e a redução de custos e gastos gerados ao usuário. Entretanto, as startups seguem aumentando as opções para aqueles que estão em busca de determinado serviço ou produto financeiro e, também para aqueles que buscam fazer negócios nessa área.

Esse é o caso das fintechs que atuam com o empréstimo entre pessoas! Então, essas empresas fazem o uso da tecnologia para analisar a solicitação de crédito e utilizam os meios digitais e as plataformas online para intermediar a relação dos tomadores de crédito e dos investidores. Essa modalidade de empréstimo começou a crescer no Brasil algum tempo depois de ter sido regulamentado pelo Banco Central do Brasil.

Entenda melhor!

Por exemplo, uma das primeiras – e maiores companhias a fazer parte dessa categoria é a Bullla, que está operando desde setembro de 2019 e já ultrapassou R$3 milhões em empréstimos liberados.

O empréstimo entre pessoas – ou Peer-to-peer, ou apenas P2P – permite que família e amigos tenham acesso ao famoso crédito de maneira eficaz e mais simples, já que ao analisar o perfil daquele que está buscando o empréstimo, é possível estabelecer as taxas de um jeito assertivo, enquanto a plataforma une os interessados como se fosse um tipo de marketplace.

As taxas se encontram na média do mercado financeiro, mas dependendo do tomador de crédito pode ser que elas sejam mais baixas. De acordo com o CEO e um dos sócios-fundadores da Bullla, Marcelo Villela, o modelo de empréstimo entre pessoas foi planejado para estimular e incentivar bons pagadores na sociedade, assim beneficiando todas as partes. Afinal, estudos já comprovaram que os clientes tendem a pagar as contas em dia quando possuem juros menores.

Como funciona o empréstimo entre pessoas?

Depende muito de cada plataforma ou empresa, pois cada uma estabelece alguns critérios para selecionar aqueles que podem e os que não podem pedir solicitar um empréstimo entre pessoas, independente de ser pessoa física ou jurídica. Quanto maior for a avaliação daquele que está emprestando, menor serão os juros cobrados e o retorno do investidor. Então, sendo assim, para as pessoas que querem investir, quanto maior for o lucro, maior será o risco.

Por outro lado, também encontramos plataforma onde o próprio favorecido estabelece sua taxa de juros, tendo a consciência de que as chances de receber o dinheiro serão maiores caso concorde em pagar um valor maio pelo crédito. Já em outras plataformas, a Sociedade de Empréstimo para Pessoas (SEP) utiliza uma análise para determinar a taxa de juros.

Caso prefira, você também pode investir em um empréstimo realizado por mais de uma pessoa, seja física ou jurídica, onde temos um risco bem menor de inadimplência. Além do mais, é interessante que ambas as partes, tanto o investidor quanto o beneficiário, recorram a Sociedade de Empréstimo para Pessoas e façam uma análise cuidadosa desse processo para encontrarem investidores ou investimentos que os deixem mais tranquilos, seguros e a vontade.

Vantagens e riscos do Peer-to-peer

Vamos iniciar com essa dica extra: não faça isso somente com o empréstimo P2P, mas sim com todo produto ou serviço financeiro que for contratar. Fazer essa pesquisa pode te ajudar bastante!

empréstimo entre pessoas
Fonte: Google

Todo o processo do Peer-to-peer é feito pela internet – e essa já é a nossa primeira vantagem – então, o empreendedor consegue acesso ao crédito de forma mais simples e fácil, além de conseguir devolver o empréstimo com juros menores do que era esperado. Você pode usar essa modalidade de empréstimo para concretizar algum projeto ou uma companhia pedindo empréstimo para o capital de juros.

Mas, de qualquer forma a verba deve ser usada apenas para aquilo que ficou determinado. Também é importante que o beneficiário seja transparente com o investidor, as chances aumentam muito. Em compensação, além de os investidores contribuírem de maneira direta para a ampliação do empreendedorismo brasileiro, eles também alcançam bons rendimentos que podem atingir até 300% de rentabilidade anual, em um certo período de tempo.

Empréstimo entre pessoas; outros detalhes

O investidor também pode avaliar o empreendedor ou o negócio que está em busca do dinheiro antes de tomar a sua decisão. E o rendimento do investidor é atribuído ao pagamento das parcelas do crédito concedido ao beneficiário. Tudo bem, mas quais são os riscos do empréstimo entre pessoas? Então, o investimento P2P tem seus riscos assim como em qualquer aplicação financeira. No entanto, temos uma categoria que é considerada de alto risco.

Então, no P2P Lending pode acontecer de o investidor perder uma parte ou todo o capital que foi investido. Essa é uma das razões que afirmamos a importância de, antes da aplicação do capital nessa área de investimentos, o investidor conhecer o perfil de risco das suas finanças. Além do mais, os Peer-to-peer não dá garantias de retorno para os investidores.

É válido fazer um empréstimo dessa modalidade?

Caso seu negócio ou seu projeto realmente estejam precisando de crédito, o empréstimo entre pessoas é uma boa alternativa. Aliás, não tem a necessidade de solicitar um crédito altíssimo, como o que acontece nas instituições bancárias e financeiras tradicionais. Com o P2P você não precisa se preocupar com burocracias ou quaisquer complicações, você também encontra taxas de juros bem mais em conta do que no mercado comum.

Mas será que é válido emprestar dinheiro para Peer-to-peer? Na maioria das vezes, os beneficiários dessa modalidade de crédito são os pequenos projetos ou pequenos negócios, então essa operação é considerada de alto risco para os investidores. Mas, apesar disso, caso o investidor financia vários P2P de uma única vez, a remuneração pode ser bem interessante. Contudo, não se esqueça que esse investimento não tem nenhuma garantia de crédito.

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não se esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.