Preloader Image 1 Preloader Image 2

Empréstimo para intercâmbio: será que vale a pena contratar esse serviço?

Você sabia que muitas instituições financeiras por aí contam com opções de empréstimo para intercâmbio? Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando nosso post!

emprestimo-para-intercambio
Fonte: Google

Ter uma experiência multicultural pode ser um divisor de águas na vida de alguém – seja no âmbito pessoal, acadêmico ou profissional. Por esse motivo, cada vez mais, as pessoas têm se organizado para fazer um intercâmbio. Inclusive, parte desse planejamento envolve achar uma forma de pagar os gastos e despesas do programa; isso inclui passaporte e passagem, alimentação, estadia, etc. Já pensou em contratar um empréstimo para intercâmbio?

Sim, é uma opção. Um empréstimo para intercâmbio é uma boa escolha quando descontos, bolsas e uma boa ajuda de custo não são alternativas consideráveis. É importante avaliar sempre quais são os pontos positivos que essa experiência em outro país pode proporcionar para você, em sua vida profissional e pessoal. Ah! E, claro, analise também se é algo que justifica mais um compromisso financeiro.

Você sabia que é possível pedir empréstimo para intercâmbio?

Embora existam algumas modalidades gratuitas de intercâmbio e também diversas opções de bolsas, muitas pessoas vão precisar arcar com as despesas do programa – ou pelo menos uma parte delas. Os gastos em um outro país e, para aqueles casos em que se aplicam, matrícula e mensalidade, podem ficar muito mais altos quando convertidas à moeda internacional, principalmente com a alta do dólar.

Tudo isso que citamos por aqui, e muito mais, faz com que o programa de intercâmbio exija de você uma boa grana antes mesmo de pôr os pés para fora do país. Sim, é isso mesmo. Se você quer fazer um intercâmbio, precisa ter em mente que haverá gastos – na maioria das vezes, bem altos, inclusive. Então, para isso, você pode contar com suas economias, cartões de crédito, financiamento coletivo e diversas opções que temos no mercado.

Mas, além disso, nos dias de hoje, algumas instituições financeiras também financiam esse sonho de conhecer, estudar e trabalhar em outro país. Como funciona? É mais simples do que parece, na verdade; as empresas oferecem linhas de crédito específicas para esse fim. Ou seja, além de seus produtos de crédito convencionais, as companhias bancárias oferecem empréstimo para intercâmbio. Mas, vale mesmo a pena contratar esse serviço? Vem comigo!

Conheça as vantagens de pedir empréstimo para estudar fora

Mas, apesar de tudo isso, será que vale mesmo a pena fazer uma dívida dessas para a realização dessa experiência intercultural? Certamente que, antes de contratar um empréstimo para intercâmbio, é uma boa ideia listar todas as vantagens e benefícios de fazer um intercâmbio. E, somente depois disso, podemos, de fato, concluir se é ou não uma boa ideia contratar um empréstimo para este fim.

Depois de analisar as vantagens dessa experiência, é preciso, imediatamente, avaliar outros pontos. Como, por exemplo, levar em consideração se o valor da dívida será menor do que o retorno que você obterá com o investimento. Sendo assim, se o intercâmbio for para a realização de um MBA, o resultado pode ser uma promoção ou até uma vaga de emprego melhor. E aí, nesse caso, valeria a pena, certo?

Além disso, se você conseguir a bolsa do intercâmbio e precisar arcar somente com sua estadia, por exemplo, um empréstimo para intercâmbio pode ser uma boa. Na verdade, é bem simples, veja só: para arcar com as despesas e gastos durante o programa – como alimentação, deslocamento, custos de vida no país, etc – o empréstimo pode ser uma boa saída. Então, vale a pena fazer uma boa análise antes de, de fato, tomar uma decisão.

E quais são as desvantagens?

emprestimo-para-intercambio
Fonte: Google

Embora tenha muitos benefícios, infelizmente, o empréstimo para intercâmbio também pode ter alguns pontos negativos – assim como qualquer outro serviço financeiro. Primeiramente, é importante que você solicite o crédito somente se tiver certeza de que terá condições de arcar com a dívida sem prejudicar o seu planejamento financeiro. Além disso, outra dica interessante é quitar uma boa parte dela enquanto ainda está no Brasil – ou, pelo menos, tentar. Isso pode tornar as coisas um pouco mais simples.

Outro ponto negativo pode ser a desvalorização da quantia emprestada em real em comparação com à moeda estrangeira. Às vezes, pode acontecer de o custo do empréstimo para intercâmbio não compensar, devido a perda do poder de aquisição na nação estrangeira. Por fim, vale a pena considerar também o tempo necessário para que o investimento, finalmente, te traga o retorno financeiro que você tanto espera. E aí, vale analisar a situação, não é mesmo?!

Saiba como funciona o empréstimo para intercâmbio

Se você avaliou bem as suas possibilidades e oportunidades e chegou à conclusão de que solicitar um empréstimo para intercâmbio é, de fato, uma boa ideia, o próximo passo é estudar sobre essa modalidade de crédito. Sim, você vai precisar pesquisar e conhecer as características do empréstimo que deseja contratar; caso contrário, você pode ter problemas futuros – e não queremos isso.

Você pode financiar o intercâmbio com linhas de empréstimo específicas para isso ou, se preferir, pode recorrer a modalidades tradicionais, aquelas que você já está acostumado a ver por aí; por exemplo, empréstimo pessoal, com garantia de imóvel ou consignado. Mas, isso não importa tanto; afinal, em todas as modalidades o funcionamento é semelhante.

Você busca a instituição financeira, faz uma simulação de crédito e uma proposta, eles fazem uma análise do seu perfil financeiro e autorizam, ou não, a liberação do dinheiro solicitado. Enfim, o importante mesmo é pesquisar bastante os produtos de crédito que cada instituição financeira disponibiliza e solicitar aquele empréstimo que mais se encaixa às suas necessidades e ao seu orçamento.

E aí, vale a pena ou não?

Então, você viu por aqui que é, sim, possível pedir empréstimo para intercâmbio; mas, assim como qualquer crédito, produto ou serviço financeiro, é preciso pensar muito bem se, de fato, vale a pena contrair tal dívida. O dinheiro pode ser útil para pagar as taxas do programa de intercâmbio, despesas de alimentação, moradia, etc. Outra dica importante é considerar se o retorno pessoal e profissional do investimento será mais benéfico do que o valor contratado. A verdade é que não queremos que você se prejudique, e nem tenha surpresas financeiras.

O que você achou do nosso artigo? Se você tiver gostado e acha que pode ser útil, compartilhe com seus amigos, família e em suas redes sociais. Ah! Não esquece de voltar ao nosso blog e saber um pouco mais sobre diversos assuntos. Estamos aqui para te informar.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.