Preloader Image 1 Preloader Image 2

ESG nos investimentos; o que fazer para ter exposição ao tema?

Você já ouviu falar sobre ESG nos investimentos? As empresas que ficarão no topo serão aquelas cujo comportamento acerca das questões sociais e ambientais estejam em primeiro lugar. Atenção, investidores! Esse é um movimento sem volta. Saiba mais aqui!

ESG AÇÕES
Fonte: Google

A sigla ESG – do inglês, Environmental, Social and Governance – nos últimos meses, tem centralizado os holofotes. Afinal, se você acredita que as preocupações com questões socioambientais são uma moda passageira, está muito enganado; depois do crescimento visto no último ano, ficou bem claro que as tendências ESG nos investimentos se consolidarão cada vez mais ao longo do tempo.

Para aquelas pessoas que investem no mercado financeiro, é fundamental ficar atento as tendências que surgem para conseguir aproveitar ao máximo o movimento. No caso dos ativos ESG, um movimento de longo prazo, a probabilidade de ganho é bem maior. Portanto, é essencial entender sobre ESG nos investimentos para montar uma carteira diversificada e adequada. Continue lendo nosso artigo para descobrir mais sobre esse mundo!

O que é ESG nos investimentos?

ESG. Muito provável que você já tenha ouvido diferentes pessoas mencionando essas três letrinhas. Durante a Expert 2020, evento promovido pela XP Investimentos em julho, diversos painéis colocaram esse termo como centro das atenções – seja por empresários, empreendedores ou investidores, tanto brasileiros, quanto estrangeiros. Sem dúvidas nenhuma, o evento só confirmou aquilo que já havíamos notado: essa sigla veio para ficar e, cada vez mais, estará no centro das discussões!

Afinal, qual o significado dessas três letras? A sigla ESG vem de um termo em inglês: Environmental, Social and Governance; então, em português, ASG, que significa Ambiental, Social e Governança. Entendi, mas o que quer dizer ESG nos investimentos? Simples, no mundo dos investimentos, o investimento ESG é aquele que engloba questões ambientais, sociais e de governança – como o próprio nome já diz. Além disso, vai além das métricas tradicionais econômico-financeiras e permite uma avaliação das empresas de maneira holística.

Adotar princípios ESG no estudo de empresas possibilita-nos trazer algumas questões específicas para a mesa de discussão; além de serem fatores fundamentais para o bem da sociedade, formação de um mundo melhor e manutenção do planeta, essas questões afetam de forma direta os resultados das organizações. Na visão de grandes especialistas dos investimentos, as empresas que tiverem comportamentos sobre as questões ASG em primeiro plano, serão as vencedoras.

Tendências ESG que devem ser monitoradas em 2021

ESG AÇÕES
Fonte: Google

Apesar de os temas ESG serem de longo prazo, alguns deles podem se mostrar com força repentina. Veja a seguir algumas principais tendências ESG que são estimadas para comandar o cenário dos investimentos sustentáveis neste ano de 2021.

  • Os fatores sociais devem atrair mais atenção

Com a crise que vivemos nos últimos meses, as questões sociais são propícias para atrair mais atenção em 2021. Os investidores já tem exigido que as empresas brasileiras tenham práticas positivas frente ao pilar social. Por exemplo, abranger temas como inclusão e diversidade, relações de trabalho e operações da cadeia de suprimento. Será necessário lidar com essas questões de forma séria; afinal, os investidores estarão acompanhando de perto.

  • Todas as atenções voltadas para as emissões de gás carbônico

O coronavírus acelerou e intensificou a procura pela sustentabilidade ambiental em diversos setores, ao mesmo tempo em que vários governos em vários países selecionou a energia limpa como o centro dos programas de recuperação para o tempo pós-pandemia. Com isso, o esperado é que os investidores observem ainda mais de perto o desempenho ambiental das empresas. Além disso, a China e a Europa já possuem um foco grande em projetos verdes.

Não acabou! Ainda tem mais…

  • Novas oportunidades de investimentos

Com o foco em economia circular acelerado, novas oportunidades de investimentos são criadas. Não há dúvidas, que uma transição para a economia circular forçará as companhias a repensar sobre a utilização de matérias primas e demais insumos com om alvo claro: acabar com o desperdício e alcançar uma visão mais contínua de produção. As empresas que melhor conseguirem se adaptar terão os melhores desempenhos, isso é fato. Afinal, os investidores estão em busca de investimentos que façam parte da solução desses desafios.

  • Gestoras, aí vem o ESG

Com o ESG nos investimentos, a demanda por aplicações responsáveis fará com que mais e mais gestoras implementem os fatores ESG em seus processos de seleção dos papéis. No entanto, um número considerável de empresas já está se movimentando para que os critérios ESG possam ser incorporados em sua abordagem de investimento.

  • Engajamento empresarial como oportunidade

Na situação do Brasil, dentre os pilares ESG, falando de maneira histórica, o pilar de governança já é levado em consideração por grande parte dos investidores. Contudo, a pandemia ressaltou a importância das questões sociais, focando no meio ambiente e, principalmente, na questão climática. Além disso, é através desse pilar que os investidores conseguem influenciar a companhia na entrega de resultados nas frentes ambientais e sociais.

As principais ações para exposição ao ESG

Embora a pauta sobre ESG nos investimentos seja uma super tendência estrutural, os especialistas em investimentos não estão livres da obrigação de escolher, de maneira bastante criteriosa, os papéis entre os setores da Bolsa de Valores. Saber o certo correto e, ainda mais importante, a ação correta, ainda é extremamente importante para ter uma performance que satisfaça o investidor.

É possível encontrar empresas muito bem posicionadas nos critérios Environmental, Social and Governance como um foco interessante para o ano de 2021. Sendo assim, destacamos abaixo algumas ações que entram para a ‘Seleção ESG’, que é composta por 10 empresas cujo MSCI listou com as melhores classificações ESG; ainda, acreditamos que sejam os melhores nomes para se investir e ter exposição ao tema ESG em 2021. Confira a empresa e o código da bolsa e a porcentagem de peso no Índice Bovespa:

  • Ambev – ABEV3 – 3,08%;
  • B3 – B3SA3 – 3,50%;
  • Banco do Brasil – BBAS3 – 2,02%;
  • CEMIG – CMIG4 – 0,72%;
  • EDP – ENBR3 – 0,19%;
  • Ouro Fino – OFSA3;
  • Natura & Co – NTCO3 – 1,74%;
  • Localiza – RENT3 – 1,50%;
  • Banco Santander – SANB11 – 0,62%;
  • Ultrapar – UGPA3 – 0,73%.

ESG nos investimentos; como estamos no Brasil?

Então, o assunto sobre ESG nos investimentos só veio a ter força no Brasil depois de ter sido muito discutido em diversos países pelo mundo. Sendo assim, se compararmos o movimento no Brasil com o cenário internacional, veremos que a ‘timidez’ ainda é grande. Mas, olhando pelo lado positivo, nos últimos meses esse assunto tem sido muito presente na pauta dos investimentos. Ou seja, não demora muito e todos os olhos estarão voltados para essa pequena sigla.

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.