Preloader Image 1 Preloader Image 2

ETF de Criptomoedas; tudo que você precisa saber sobre o HASH11

Hoje vamos falar sobre o primeiro ETF de Criptomoedas da B3: o HASH11. Uma ótima alternativa para os investidores! Se você faz parte desse grupo de pessoas, não saia daqui; você vai descobrir tudo sobre esse ativo!

ETF de Criptomoedas
Fonte: Google

O HASH11 se trata de um Fundo de Índice ou, se preferir, um ETF de Criptomoedas listado na B3, a Bolsa de Valores brasileira; o nome desse ativo na bolsa é Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice. Além disso, sua composição é a mesma do NCI, que hoje conta com: Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Chainlink, Bitcoin Cash e Stellar Lumens. Por mais que este ativo seja um “recém-nascido”, o mesmo já se encontra no TOP5 da bolsa brasileira!

Mas o que tudo isso quer dizer? O que é ETF de Criptomoedas? Quais as vantagens e desvantagens de negociar esse ativo? Fazer investimentos neste fundo é a mesma coisa que compras moedas digitais, como Bitcoin? Calma, é muito comum o surgimento de tantas dúvidas acerca do ETF da Hashdex e nós vamos explicar todos os pontos essenciais para você investir nesse fundo. Não se preocupe!

O que é ETF de Criptomoedas?

Vamos começar pelo conceito mais simples: o que é um ETF de Criptomoedas? Então, é um ativo onde os investidores podem negociar e comprar cotas de um fundo de investimentos que representa um índice que pode ser utilizado como benchmark para o mercado das moedas digitais. Como já falamos por aqui, nesse caso o HASH11 replica o índice NCI. Mesmo que o ETF da Hashdex replique um índice americano e se baseie em criptomoedas, você consegue investir nele direto na B3, sem sair do país.

Além disso, como a base do índice são as principais criptomoedas, o investidor pode ter um pouco mais de segurança, já que não precisará tomar uma decisão e escolher qual criptomoeda deve comprar. Por exemplo, ao escolher o HASH11 os investidores tem uma alternativa que já conta com excelentes ativos desse mercado e, para melhorar, tem variedade para diversificar os investimentos no mesmo lugar.

Talvez você esteja se perguntando o motivo de terem criado um ETF de Criptomoedas; e podemos resumir a: facilidade e acessibilidade para os investidores. As moedas digitais foram criadas com o objetivo de dar mais independência, autonomia e segurança para as transações financeiras virtuais e proteção de dados. Ou seja, o ETF da Hashdex é uma maneira de garantir o acesso dos investidores que já estão na B3 à negociação das moedas digitais.

Vantagens do investimento em HASH11

Depois de entender o que é um ETF de Criptomoedas, chegou a hora de considerar as vantagens de investir no HASH11 para, então, saber se, para você, vale a pena o investimento nesse fundo. Você já sabe que é super fácil investir em HASH11, assim como em qualquer ETF ou ação. Portanto, veja abaixo as demais vantagens:

Regulação da CVM: o HASH11 é um fundo regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários para que os investidores possam, tranquilamente, fazer seus aportes em criptomoedas. Afinal, de forma individual, as criptomoedas não possuem regulamentação.

Diversificação da carteira: ao investir no ETF da Hashdex você estará diversificando sua carteira para o segmento de criptoativos, que vem crescendo mais e mais no mercado financeiro a cada dia que passa. Além disso, dentro do fundo você encontra ainda mais opções de criptomoedas que também possibilita a diversificação!

Liquidez: assim como no momento de negociação e compra do ativo, com apenas poucos cliques você consegue vender as suas cotas de HASH11. Esse procedimento possui o mesmo período de liquidez que outros fundos de índices. Ou seja, a facilidade de venda desse ETF é muito grande.

Desvantagens do investimento em HASH11

ETF de Criptomoedas
Fonte: Google

Agora que você já viu as vantagens de investir seu dinheiro neste fundo de índices, nada mais justo do que eu lhe apresentar um panorama sobre aqueles pontos não tão positivos de investir no ETF da Hashdex, concorda comigo? Se liga:

A volatilidade é o primeiro ponto a ser analisado. Da mesma maneira que a cotação desse ETF pode subir em poucos minutinhos, ela também pode descer. Por isso, devido à alta volatilidade, o mercado de criptomoedas é recomendado para investidores arrojados.

Já sobre a tributação, conseguimos encontrar uma vantagem e uma desvantagem no mesmo tópico. A vantagem é que a tributação acompanha os procedimentos simples de um fundo de índice, em vez da maneira complicada de declaração das moedas digitais. Já a desvantagem é a alíquota do IR, uma média de 15%.

Como comprar HASH11? Qual seu preço?

ETFs do estilo HASH11 são negociados na Bolsa de Valores, mais precisamente na B3 – mas você já sabe disso – então é muito simples fazer este tipo de investimento. Sendo assim, para começar é necessário abrir uma conta em uma boa corretora e acessar o ‘home broker’ para realizar a operação desejada. É tão simples que preparamos um breve passo a passo para te ajudar, veja só:

  1. Abra sua conta em uma corretora;
  2. Transfira o dinheiro da sua conta bancária pessoal para a corretora escolhida;
  3. Vá até a sessão de renda variável;
  4. Busque pelo ativo desejado, no caso o HASH11;
  5. Negocie e informe o valor que deseja comprar;
  6. Pronto! Agora é só enviar a ordem de compra e aguardar a operação ser concluída.

Por fim, vamos falar sobre o preço deste ativo. Na verdade, o valor do HASH11 varia conforme a cotação da moeda do dia e a variação que ocorre em tempo real; sendo assim, eu não posso te informar um valor concreto, pois vai depender do dia e hora da negociação. Inclusive, por este motivo, é muito importante que o investidor não deixe de acompanhar essas cotações, pois ele pode se deparar com boas oportunidades de compra.

Finalizando sobre o ETF de Criptomoedas

Depois de tudo que foi discutido até aqui, você pôde perceber que o ETF de Criptomoedas HASH11 é apenas uma maneira mais simples e fácil de investir nas moedas digitais por meio da B3, a Bolsa de Valores do Brasil. A compra e venda das cotas é muito simples e este investimento pode te trazer altos rendimentos. No entanto, mantenha seu alerta ligado para a alta volatilidade e as taxas pelo fundo. Então, faça uma análise cuidadosa para que sua aplicação esteja ligada com seus objetivos financeiros.

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.