Preloader Image 1 Preloader Image 2

Ferramenta Pix: novidades sobre o meio de pagamento instantâneo brasileiro!

Você está atualizado sobre algumas novidades e detalhes interessantes da ferramenta Pix? Não? Então, não saia daqui. Vem ver as últimas notícias de uma das formas de pagamento mais utilizadas por aí!

Fonte: Google

Como você, provavelmente, já conhece e sabe, a ferramenta Pix é um sistema instantâneo de pagamento, criado pelo Banco Central do Brasil e lançado no mercado há pouco mais de um ano, em novembro de 2020. O objetivo do serviço é facilitar os pagamentos do dia a dia e oferecer ainda mais segurança e praticidade aos consumidores. Fala sério, com tudo isso, já era de se esperar que a ferramenta se tornasse queridinha na população, não é?

Em suma, o Pix é um meio facilitador que permite que as transferências e operações financeiras aconteçam em tempo real, é instantâneo mesmo! Transferiu, chegou. Pagou, caiu. É questão de segundos. Além de ser totalmente gratuito para pessoas físicas. Mas, acredito que você já saiba disso. No artigo de hoje, porém, você poderá ficar por dentro das novidades, detalhes e atualizações referentes à ferramenta. Não tire os olhos da tela!

A rápida aceitação do sistema pela população…

É correto afirmar que os números do Pix são impressionantes: desde o lançamento da ferramenta, em novembro de 2020, até o mês de fevereiro de 2022, os brasileiros movimentaram mais de R$6,5 trilhões através da ferramenta. Este é um montante que deixou de circular pelas maquininhas de cartão de crédito e débito e por transações mais tradicionais dos grandes bancos, como TED e DOC.

Cerca de 72% das transferências foram feitas entre pessoas físicas, o chamado sistema P2P (transferências entre pessoas). O potencial da ferramenta Pix está em constante crescimento porque o smartphone se consolida como a principal forma de acesso digital a serviços financeiros; mesmo entre os indivíduos menos de dois salários-mínimos de renda, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos.

Ademais, a facilidade de transferir um dinheirinho pelo sistema, sem a cobrança de taxa para pessoas físicas, explica grande parte do êxito da ferramenta. As transferências podem ser realizadas em qualquer dia, qualquer horário, entre as inúmeras instituições financeiras do Brasil, com segurança. Existe muita tecnologia de ponta envolvida nesse sistema, isso é inegável!

Ferramenta Pix ganha força e supera grandes nomes do mercado!

Como marca, a ferramenta Pix já está na lista das mais lembradas pelos consumidores do Brasil. Uma pesquisa realizada pela agência VLMY&R indica que o sistema de pagamento instantâneo se estabeleceu na 22ª posição das marcas mais bem avaliadas – dentro de uma seleção com 1,6 mil nomes. Mas, fala sério, também não é à toa, né?!

Dados do BC apontam que o Pix já ultrapassou a marca de 120 milhões de contas ativas e mais de 390 milhões de chaves cadastradas – lembrando que é possível cadastrar mais de uma chave por CPF ou CNPJ. Com esse desempenho, a ferramenta Pix deixou para trás grandes marcas como iPhone, Samsung Galaxy e Brastemp, que ocupam, respectivamente, as 23º, 24º e 25º posições. Além de ter superado grandes nomes do mundo digital, como Nubank e Instagram – 29º e 33º posições.

Inclusive, a boa aceitação da ferramenta de pagamento instantâneo teve o apoio de campanhas de bancos privados. A ‘marca’ foi criada com o pensamento de que ela precisava ser fácil para as pessoas comentarem e estar em harmonia com as companhias que disponibilizam o serviço. Mas, embora reconhecido e bem avaliado pela população, alguns dizem que, tecnicamente, a ferramenta não pode ser classificada como marca.

Novo recorde de transações diárias com a ferramenta Pix

Fonte: Google

Muito utilizado pelos brasileiros, já são mais de 120 milhões de pessoas com chaves cadastradas na ferramenta Pix. Sendo assim, já era de se esperar que o sistema alcançasse números incríveis e surpreendentes; e é isso que vem acontecendo. Neste mês de maio de 2022, por exemplo, o Banco Central do Brasil informou que, logo na primeira semana do mês, o sistema bateu novo recorde de transações diárias.

Foram realizadas quase 74 milhões de transações em apenas um dia (73, 198 milhões, para ser mais exata). O número está bem acima do recorde registrado anteriormente: 63,504 milhões de operações no início de abril, dia 7. Em março, último dado mensal disponível, o Pix ultrapassou a marca de 1,5 bilhão de transações – o número chegou a 1,6 bilhão. O maior nível da série que começou em novembro de 2020. Outro recorde, desde o lançamento do serviço, foi a movimentação de R$784,7 bilhões no mês. Surreal, não é?

Sistema novo a caminho?

No início de maio, logo no quinto dia do mês, o até então presidente da república, Jair Bolsonaro (Partido Liberal – PL), divulgou que haverá novidades no mundo dos meios de pagamento. Ele caracterizou a novidade como algo fantástico a ser lançado e que, com certeza, será uma revolução nas operações e transações financeiras no país.

Sem dar muitos detalhes de qual seria essa ‘incrível’ novidade ou como funcionaria, o presidente, durante sua live semanal, disse que o Banco Central já lançou no mercado o Pix saque e o Pix troco (novas modalidades da ferramenta Pix, lançadas em novembro do último ano) e que terá algo surpreendente a ser lançado nos próximos dias.  Ainda segundo ele, é algo que vai revolucionar as transações e os negócios no Brasil.

 Tal novidade está na agenda do Banco Central, a previsão é que seja lançado ainda neste ano. Além disso, podemos esperar mais lançamentos quanto à ferramenta Pix: Pix cobrança, débito automático e remuneração da conta PI. Contudo, ainda não há data para o lançamento de nenhum desses serviços financeiros.

Inclusão financeira

Sem dúvida alguma, o Pix é um fortíssimo instrumento de inclusão financeira. Muitos economistas e especialistas em finanças já afirmaram isso. Por exemplo, a ferramenta cria fluxo para os trabalhadores que recebem por serviços sem contracheque e que passava despercebido pelos grandes bancos. Ademais, a inclusão digital e financeira é essencial para que as pessoas tenham acesso a crédito. É democrático e justo que todo cidadão tenha acesso. E o open banking, juntamente com a ferramenta Pix, deu outra performance ao processo.

O que você achou do nosso artigo? Se você tiver gostado e acha que pode ser útil, compartilhe com seus amigos, família e em suas redes sociais. Ah! Não esquece de voltar ao nosso blog e saber um pouco mais sobre diversos assuntos. Estamos aqui para te informar.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.