Preloader Image 1 Preloader Image 2

Número de inadimplentes cai em menos de um ano

Pesquisa realizada afirma que o número de pessoas inadimplentes vem caindo desde agosto do ano passado. Vamos entender um pouco mais dessa história!

inadimplentes 2021
Fonte: Google

O número de inadimplentes que o brasil possui é muito maior do que o esperado. Muitas são as causas para esse número alcançar todo esse patamar. Também muitas são as respostas encontradas para afirmar o motivo pelo qual o quantitativo desse grupo vem diminuindo durante um pequeno intervalo de tempo.

Uma pesquisa revelou que desde agosto do ano passado o número de pessoas vem diminuindo. Um percentual de inadimplentes que chegava a quase 25% ficou em queda e marcou em fevereiro uma porcentagem de 24,5%. Mesmo com essa queda que pode ser considerada significativa, esse número ainda continua um pouco maior que o registrado em fevereiro do ano anterior.

As famílias que possuem uma base salarial em no máximo 10 salários-mínimos é considerado o grupo com maior quantidade de devedores. O grupo em que essas famílias estão inseridas registrou uma queda de 27,9% para 27,4%.

Contudo, ele não se pode considerar para outros grupos familiares, como é o caso do grupo que abrigas as famílias com mais de 10 salários-mínimos como renda, onde registraram uma alta nas inadimplências.

O endividamento pode causar vários transtornos na vida das pessoas, desde perder algum bem até danos em sua própria saúde. Ninguém sabe qual a situação que as pessoas estão enfrentando para passar para o grupo dos inadimplentes.

A especulação é grande em torno o que pode levar essas pessoas a não cumprirem com os seus compromissos, mas também as dúvidas surgem em relação ao que está fazendo com que esse grupo de pessoas estejam sofrendo uma queda em seu número.

A queda nos números dos inadimplentes

Sem dúvidas, um ponto que não pode deixar de ser citado é o do auxílio emergencial que foi dado pelo governo federal. Desde o início da pandemia que as pessoas vêm sofrendo tanto psicologicamente quanto financeiramente. Uma grande parte da população não apenas brasileira, mas mundial ficou sem ter uma renda fixa e consequentemente sem conseguir arcar com as dívidas.

Foi a partir daí que o projeto criado pelo governo federal brasileiro começou a entregar um valor de r$ 600,00 para toda a população. O intuito desse projeto era fazer com que o impacto na economia não fosse tão forte quanto o que se esperava segundo os analistas.

Portanto, com esse auxílio as pessoas começaram a manter suas dívidas. Muitos usaram esse valor para poder sobreviver de fato, comprar comida, bancar a casa! Por outro lado, tiveram os que decidiram guardar o valor ou apenas uma parte dele para uma situação futura e houve aqueles que decidiram pagar as contas.

Logo, foi neste último grupo que podemos encontrar os que fizeram com que o número de endividados no país caísse! Com o compromisso por parte desse grupo de pessoas, podemos perceber que a economia do país também girou e tomou certos rumos.

Endividados no Brasil
Fonte: Google

O que esperar do futuro?

O assunto que estamos tratando aqui nesse artigo não era muito esperado, ou pode-se arriscar que não era esperado de forma alguma. Sendo assim, é impossível dar uma resposta quanto ao rumo dos inadimplentes no país, pois até mesmo a situação em que o brasil se encontra em relação ao vírus e a volta do auxílio emergencial é totalmente incerta.

Podemos observar que o número de inadimplentes no país é encontrado no grupo de famílias mais pobres, mas também é neste grupo onde podemos encontrar as pessoas que estão fazendo com que esse número diminua. Assim, destacamos que integridade, um fator do caráter humano faz com que as pessoas possam ser mais conscientes.

A incerteza da pandemia está aí e com elas não podemos criar uma expectativa seja certa ou errada quanto ao número de devedores e o compromisso com as suas dívidas para este ano. Logo, uma série de fatores pode favorecer para que este número aumente ou diminua neste novo período, só teremos a resposta daqui a um ano!

Não podemos esquecer de que a resposta só poderá ser encontrada de acordo com a pandemia e o que ela trará para nós neste novo ano. O que nos resta é esperar e viver para ter uma nova realidade mais segura, seja na saúde ou na vida financeira!

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Formado em direito Especialista em economia, investimento e finanças pessoal. Seu foco é mudar a vida financeira das pessoas.