Preloader Image 1 Preloader Image 2

Índice Beta de ações; o que é e como calcular?

Uma das várias maneiras de mensurar o quão volátil é um ativo, é utilizando o cálculo do Índice Beta de ações. Pensando nisso, preparamos esse artigo com vários detalhes sobre esse indicador; então, você vai aprender o que é e como calculá-lo. Confira!

Índice Beta de ações
Fonte: Google

Para escolher um investimento é necessário levar em consideração diversos fatores, e a relação entre o risco e o retorno é um dos principais. Afinal, é preciso que o investidor saiba não apenas dos ganhos que poderá realizar, mas também os riscos existentes que um investimento traz. Por exemplo, o Índice Beta de ações ajuda a descobrir o nível de volatilidade de um ativo – que é um dos riscos presentes ao investir.

Sendo assim, esse indicador é uma ferramenta extremamente eficaz; e se você é um investidor, é fundamental conhecer – e compreender – o seu conceito, além de entender como realizar o cálculo do índice e como ele funciona. Então, se é um tema de desperta interesse, recomendo que continue a leitura deste artigo até o fim! Ao conhecer esse índice, o investidor tem mais fundamentos para compor a carteira de forma mais precisa.

O que é o Índice Beta de ações?

O Índice Beta de ações é um indicador que mede a volatilidade das ações em comparação com o desempenho de referência. Para aqueles que desejam investir em títulos que apresentem ter boa relação de risco e recompensa, entendê-los pode ser a base principal. Isso ocorre porque o índice Beta pode medir a sensibilidade das ações aos riscos sistêmicos do mercado.

Por sua vez, os riscos sistêmicos representam eventos imprevisíveis que afetam todo o mercado – como a crise provocada pelo covid-19 em 2020. Portanto, quanto maior o beta de um ativo, maior sua volatilidade em relação ao mercado, dependendo do benchmark utilizado. Isso aumenta os riscos e, portanto, os retornos esperados dos investidores costumam ser maiores.

No Brasil, o indicador mais conhecido e usado para essa avaliação é o Ibovespa – ou Índice Bovespa — que é composto pelos ativos brasileiros que possuem maior representatividade. Caso você queira calcular o risco de ações estrangeiras, é comum a utilização do S&P 500. Um indicador constituído por 500 ações de empresas e organizações norte-americanas.

Como funciona?

Primeiramente, é interessante saber que o funcionamento do Índice Beta de ações está relacionado a um cálculo que envolve duas variáveis: a covariância do retorno da ação e a variância do retorno de mercado. O retorno e o risco são dois fatores proporcionais; devido a isso, os resultados alcançados irão servir como base para determinar o potencial de perda ou ganho de certo ativo.

Em ativos nacionais, como você já viu, a metodologia é pautada, geralmente, no Índice Bovespa – Ibovespa. Dessa forma, o cálculo levará em consideração o comportamento da ação em comparação com o desempenho dos principais ativos do mercado do Brasil. Mesmo que o investidor possa usar outro benchmark, de acordo com sua preferência.

Mas, para facilitar ainda mais, existe uma fórmula a ser utilizada. Veja:

βp = Covariância (rp, rb) / Variância (rb)

Ainda, para compreender a fórmula, é preciso entender o significado de cada item que a compõe. Não se preocupe, é bem simples. βp = Beta; rp = retorno do ativo; e rb = retorno do mercado.

Calculando esse indicador

Índice Beta de ações
Fonte: Google

O cálculo do Índice Beta de ações é feito com a fórmula que você já viu por aqui; basta preencher a fórmula com os dados coletados do ativo analisado e do benchmark escolhido. Sendo assim, o retorno do ativo pode ser alcançado através do histórico de cotações por dia ou por semana da ação. O mesmo acontece sobre o retorno do mercado financeiro, onde, geralmente, são utilizados dados sobre os últimos 3 anos – ou mais.

Para tornar o cálculo do índice mais fácil, o investidor pode utilizar alguns softwares; por exemplo, Google Sheets ou Excel. Se esse for o caso, basta preencher cada dado em uma célula e inserir uma fórmula, que os sistemas já conhecem: =covar(retorno do ativo; retorno do mercado)/var(retorno do mercado).  Quanto mais informações inseridas, mais próximos os resultados estarão da realidade; ou seja, a precisão sobre o retorno e risco do ativo será maior.

Saber interpretar o Índice Beta de ações é importante!

O resultado do Índice Beta será apresentado de maneira numérica e cada valor tem uma definição diferente. Por exemplo: Beta = 1. Esse caso demonstra que o ativo pode se movimentar na mesma direção que o mercado financeiro; ou seja, o risco do ativo é igual ao risco do mercado: se o mercado subir 5%, a ação também tende a subir 5%. A mesma coisa vale para um cenário de queda.

A segunda situação é Beta > 1. Assim, a ação tem mais volatilidade. Isso significa que o risco do ativo é maior do que o risco sistemático do mercado financeiro. Por exemplo, caso o beta seja de 1,5 e o mercado subir 10%, a ação poderá subir 15%. Em consequência disso, se o mercado apresentar queda de 10%, existe a chance de o ativo cair 15%.

Por fim, temos o Beta < 1. Nesse cenário, o resultado apresenta ativos mais defensivos. E o que isso significa? Significa que as ações terão menor volatilidade que o mercado financeiro. Ou seja, seu risco é um pouco menor. Pense em um beta de 0,50. Caso o mercado financeiro suba 10% a ação pode subir 5%. Agora, no caso de o mercado cair 10%, o prejuízo da ação tende a ser 5%.

A importância desse indicador

Então, calcular o Índice Beta é extremamente relevante na hora de selecionar uma ação; afinal, o resultado obtido com o cálculo traz uma noção de como a ação se comporta em relação ao mercado financeiro. Assim, utilizá-lo junto com outros índices da análise fundamentalista pode ajudar na procura pelos ativos mais adequados para montar um bom portfólio de ações. Dessa forma, é possível escolher os papéis que mais se alinham ao perfil do investidor, e as estratégias traçadas.

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.