Preloader Image 1 Preloader Image 2

Iti lança conta digital para menores com 100% de rendimento do CDI

A conta digital iti para menores disponibiliza saques, movimentação via PIX, cartão na função débito – físico e virtual, e muito mais facilidades. Saiba mais aqui.

iti-lanca-conta-digital-para-menores
Fonte: Google

Você é menor de idade e quer ter uma conta bancária? Ou você é uma mãe/pai que deseja ensinar os pequenos mais sobre o mundo das finanças? Se a resposta para alguma dessas perguntas for sim, saiba que uma conta digital para menores de idade pode ser uma excelente ideia. Hoje, por exemplo, vamos falar sobre uma super novidade deste meio: a conta digital iti, do Banco Itaú, para os menores.

Além de oferecer acesso a formas práticas e seguras de pagamento aos mais jovens, também pode ser uma excelente ferramenta de educação financeira; afinal, uma conta bancária estimula o controle de gastos e impulsiona o hábito de investir – o que é muito bom. Esta, ainda, pode ser uma maneira de tornar esse mundo atraente aqueles que estão iniciando agora a vida financeira. Vem conferir as novidades iti para os menores. Vale muito a pena!

Conta digital iti para menores

Há pouco tempo, o iti, banco digital do Itaú, lançou uma conta digital para os menores de 18 anos; inclusive, assim como as contas bancárias dos adultos, a das crianças e adolescentes também conta com 100% de rendimento automático diário do CDI. Além disso, outra vantagem para a conta especial para jovens é a oferta de isenção do IOF – o Imposto sobre Operações Financeiras.

Para a instituição financeira, esta é uma excelente – e didática – forma de apresentar aos ‘pequenos’ a operação e, assim, fazer com que seja algo atraente e interessante para os jovens que estão iniciando a jornada no universo das finanças. Além disso, pode servir como algo que desperte a curiosidade e o interesse para que eles descubram maneiras e mais maneiras de como aumentar a grana guardada na conta.

Pois bem, diferente de outras fintechs que, recentemente, anunciaram a possibilidade de as crianças a partir de 12 anos abrirem contas digitais, o iti permite apenas que os adolescentes com mais de 14 solicitem a abertura e, consequentemente, tenham acesso aos serviços financeiros bancários – como, conta digital, cartão de débito, saque e Pix.

Educação financeira e contas bancárias para menores

Não é nenhuma novidade que há algum tempo os bancos e instituições têm feito observações e implementando ações para atender o público mais jovem. Contudo, é necessário muita cautela, atenção e acompanhamento dos responsáveis. É preciso que juntamente com a conta digital e com a oferta de cartões, haja também a conscientização do uso do dinheiro.

Pode ser uma boa ideia, por exemplo, falar sobre educação financeira, gestão e administração do dinheiro e controle de gastos. Estes são assuntos que podem tornar a criança e/ou adolescente em um adulto disciplinado e com controle sob sua vida financeira. Além disso, facilitar o acesso ao dinheiro e a uma conta sem acompanhamento pode fazer com que esses menores se prejudiquem.

Isso tem grandes chances de fazer com que eles se tornem adultos endividados; por este motivo, antes de abrir uma conta digital para um menor de idade, é preciso – e indicado – prepará-los para consumo consciente. Existem cada vez mais contas para jovens, assim os bancos conseguem fidelizar e conquistar mais clientes e, também, mais cedo. Contudo, também pode haver certos riscos.

Solicitando uma conta digital iti para os menores de 18 anos

iti-lanca-conta-digital-para-menores
Fonte: Google

A conta voltada para jovens do iti oferece também um cartão de débito – físico e virtual; porém, com apenas algumas diferenças da conta bancária tradicional. Por exemplo, a fim de evitar o endividamento, não existe cartão na função crédito, apenas débito. A instituição também disponibiliza a função ‘Metas’, para que os pequenos clientes alcancem certos objetivos, como juntar a mesada para comprar determinado item, entre outros.

Dessa maneira, os jovens clientes conseguem determinar diferentes objetivos e metas de reserva de dinheiro para cada produtos em diferentes ‘caixinhas’. Como assim? É possível, por exemplo, separar dinheiro para comprar um videogame; em outra caixinha, separar uma graninha para comprar um brinquedo; ou para qualquer coisa que a criança e/ou adolescente queira.

Mais detalhes para você.

De início, em uma primeira fase, a abertura é feita de fora completamente gratuita e digital; além de ser um processo super rápido e levar bem menos de cinco minutos. Ou seja, estamos falando de um processo totalmente rápido, fácil, simples e prático. Fala sério, é tudo o que queremos, não é? Ninguém nega uma praticidade no dia a dia.

Ainda, conforme João Araújo, diretor do iti, uma quantidade surpreendente de menores de idade possui alguma fonte de renda e, certamente, também tem suas necessidades de consumo – como, por exemplo, serviços de streaming e de jogos. Sem falar das transações convencionais; e a conta para menores iti vem para ajudar neste ponto.

Sendo assim, pouco importa se é com o próprio dinheiro ou com alguma ajuda dos pais e/ou responsáveis, a intenção do banco é proporcionar aos jovens a possibilidade de aprenderem, desde o mais cedo possível, a fazer a gestão e administração de suas despesas. Afinal, se isso não for feito, existe uma enorme chance de, no futuro, esses jovens se tornarem ‘inimigos’ do dinheiro e não saberem lidar com ele. E isso é um perigo!

Liberação sem campo específico

No entanto, mesmo com tanta informação, nada foi divulgado quanto a necessidade de um adulto ou responsável abrir uma conta para depois ser efetivada a liberação e aprovação para o menor de idade indicado.

Inclusive, no site não existe nenhum campo de abertura para tal modalidade; o que encontramos é que a empresa ainda está em fase de testes e indica que os interessados preencham a proposta disponível na plataforma e, depois disso, aguardem a análise da instituição.

Espero que tenha gostado do nosso post de hoje! Que tal compartilhar com seus amigos, familiares e colegas das redes sociais? Pode ser útil para alguém. Depois retorne ao nosso blog para aproveitar outros conteúdos. Nosso intuito é te informar e auxiliar com as finanças para que você fique livre de prejuízos.

Written By

A credit card expert, she utilizes her expertise to create informative content on credit cards, empowering others with financial knowledge.