Preloader Image 1 Preloader Image 2

Marcas brasileiras: Interbrand divulga as marcas mais valiosas!

Recentemente, foi divulgado um estudo da Interbrand onde são apresentadas as 25 marcas brasileiras mais valiosas durante o ano de 2021. A pesquisa analisa diversos critérios antes de definir o ranking em questão. Continue acompanhando o artigo e saiba mais!

marcas brasileiras
Fonte: Google

Para você que não conhece, fundada em 1974, a Interbrand é uma empresa de consultoria global expert em setores como estratégia, insights, experiência e ativação de marcas, naming, embalagem e etc. Ou seja, a companhia acredita que as marcas evoluem à medida que o negócio possui uma estratégia clara e oferece uma experiência exclusiva e única para seus consumidores.

A companha publica, anualmente, um ranking onde são identificadas as 100 marcas mais valiosas do mundo inteiro – o Best Global Brands. Sendo assim, o escritório de SP da Interbrand realiza uma modalidade local da pesquisa e seleciona as marcas brasileiras mais valiosas. Com certeza, alguns requisitos são exigidos, como: ter origem brasileira, gerar lucro, publicar resultados e muito mais. Ficou curioso? Não deixe de ler até o fim!

As 25 marcas brasileiras mais valiosas, segundo a Interbrand

Então, no dia 10 de dezembro, a consultoria Interbrand divulgou seu famoso ranking anual das marcas brasileiras mais valiosas. Primeiramente, ocupando o topo da lista, está o banco Itaú – ITUB4 – com mais de R$40 bilhões de valor de marca. Já no segundo lugar está o Bradesco – BBDC4 – avaliada em R$27,5 bilhões. Por fim, fechando o pódio dos três primeiros lugares está a Skol, grupo Ambev – ABEV3 – cuja marca vale R$18,8 bilhões.

Sendo assim, vale citar que todas as cinco companhias citadas acima permaneceram nas mesmas posições em comparação com o ranking divulgado no último ano, 2020. Mas, na edição do estudo deste ano, duas companhias integram a lista como novidade: a operadora de telefonia Claro, com valor de marca de R$1 bilhão, e a empresa de vestuário Hering, com R$520 milhões de valor de marca.

Sendo assim, somadas, as 25 marcas do ranking excedem o valor de R$144 bilhões; ou seja, esse valor representa um aumento de 7% em relação a edição anterior do estudo. Além disso, o estudo também apresenta 9% de crescimento médio do valor das marcas do ranking nesse ano. Essa porcentagem demonstra uma restauração rápida em resposta ao cenário caótico da pandemia no Brasil.

Fatores de crescimento dessas marcas brasileiras

Dentre os insights mais importantes, a pesquisa indica que três características foram essenciais para um desempenho positivo das marcas: coerência, direção e afinidade. Em um ano definido por incertezas, contar um bom direcionamento estratégico transparente nunca foi tão necessário. Mas, por outro lado, o discurso perde todo seu efeito caso o consumidor não enxergue tais posicionamentos, com ações coerentes.

O CEO da Interbrand, Beto Almeida, declara que os estudos da empresa mostram o quão importante é fazer a diferença na vida das pessoas; afinal, essa relevância tem sido o grande destaque da balança nas técnicas das marcas que mais se valorizam nesses últimos meses. Além disso, os consumidores estão se atentando cada vez mais no posicionamento das marcas, o impacto que causam na sociedade e as causas apoiadas por elas.

Sendo assim, seguindo nessa linha, no último ano as marcas que evoluíram foram aquelas que estavam com melhor preparo para enfrentar um momento tão complicado e inesperado de crise; enquanto isso, o levantamento deste ano aponta que conseguiram subir seu valor aquelas empresas que souberam se adequar as novas necessidades da população. É fato que muitas coisas mudaram e todos precisaram se adequar a esse novo momento.

Competição também cresce no mercado financeiro

marcas brasileiras
Fonte: Google

Então, além de tudo que já falamos por aqui, o estudo da Interbrand também expõe um novo olhar sobre o mercado financeiro, em um cenário em que as expectativas da sociedade se movimentam mais rápido do que nunca. Dessa forma, o movimento de grandes marcas ultrapassando, de maneira regular, a atuação em seus setores de origem é um tanto quanto atrativo; ou seja, chama a atenção. A verdade é que, cada vez mais os consumidores veem marcas e não categorias.

Dessa maneira, o ponto de vista de arena é baseado em uma nova dinâmica competitiva; tal qual excede as barreiras originais das categorias e mantém o foco nas reais necessidades humanas. Inclusive, o CEO da Interbrand afirmou que será cada vez mais complicado desenvolver fortes comunidades em torno de serviços e produtos. Além disso, será ainda mais difícil focar em necessidades essenciais, como conectar, expressar e mover. Afinal, tecnologias e categorias vêm e vão, assim como as necessidades permanecem e evoluem.

Metodologia utilizada pela Interbrand

Assim, impulsionada pela Intebrand, o estudo das marcas brasileiras mais valiosas existe desde 2001. Ainda, a pesquisa utilizou um método de avaliação de marcas desenvolvido em cooperação com a London School of Economics, que avalia o desempenho financeiro, o reconhecimento e a influência das marcas nos consumidores. Por fim, sem contar na análise de força da marca, apoiada por uma pesquisa quantitativa feita pela Provokers.

Então, para esta edição, mais de 1.000 pessoas foram entrevistadas, entre homens e mulheres do Brasil inteiro, maiores de 15 anos, de todas as classes sociais. Portanto, no total, 137 grandes marcas foram avaliadas. Assim, a pesquisa explora o nível de conhecimento, preferências, considerações, recomendações, rejeições, uso e outros atributos do consumidor ligados à marca e as percepções dos consumidores sobre a atuação das marcas em face de uma pandemia.

Por fim, a diretora executiva da Interbrand São Paulo, Laura Miloski, explicou como a consultoria escolhe as companhias e define o ranking final. Assim, para começar, a empresa parte das maiores organizações do Brasil; no entanto, existem cinco critérios macros: possuir origem brasileira; possuir informações financeiras públicas; divulgar os resultados individuais; gerar lucro econômico positivo; e, por fim, alcançar um índice de Força de Marca de, no mínimo, 50 pontos.

Confira a lista completa!

Por fim, a Interbrand realiza esse ranking há mais de 20 anos e, como já dito, as companhias que participam dele precisam ser de origem brasileira. Então, veja a lista completa das empresas: 1. Itaú; 2. Bradesco; 3. Skol (Ambev); 4. Brahma (Ambev); 5. Natura; 6. Banco do Brasil; 7. Petrobras; 8. Magazine Luiza; 9. Vivo; 10. Americanas; 11. XP Inc.; 12. Renner; 13. Ipiranga; 14. Claro; 15. Cielo; 16. Drogasil; 17. Porto Seguro; 18. Havaianas; 19. Casas Bahia; 20. Assaí; 21. Atacadão; 22. PagSeguro; 23. SulAmerica; 24. Localiza; e, por fim, 25. Hering.

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.