Preloader Image 1 Preloader Image 2

MEI, qual a importância da regularização?

Neste artigo vamos fazer uma análise sobre os benefícios que a regularização do MEI vai trazer para o seu negócio.

MEI regular
Fonte: Google

O ano de 2020 foi muito difícil para os profissionais que trabalham por conta própria, com a economia em contante queda o empreendedor precisou agur sabiamente para não fechar as suas portas. A esperança era que no ano de 2021 a pandemia do covid-19 tivesse um desfecho, porém, o cenário é outro.

Vamos análisar como microempreededor individual tem sido relevante para a economia do país e as principais diferenças entre micro empresas e grandes empresas. Não se preocupe vamos explicar ponto a ponto este assunto. O profissional que trabalha por conta própria que se regularizou durante o período da quarentena decretada pelo governo para conter a pandemia do covid-19 teve a ajuda do auxílio emergencial e pode contar também com emprestimos emergenciais diponilbizados para este tipo de cenário.

Primeiramente o profissional passa a ter o registro do seu negócio, o que pode facilitar linhas de crédito, reconhecimento dos seus serviços, cursos gratuitos entre outros benefícios desponibilizados para quem tem a chamada vida de mei, vale ressaltar que empreendedor é reconhecido na receita federal, ou seja, possui direitos e pode ir atrás sempre que precisar.

O que muda para o profissional que se regulariza?

Com a criação do MEI o país estimulou a desburocratização de um modelo de empresa mais simplificada que é a realidade de muitos empreendedores brasil a fora. O país hoje enfrenta uma taxa muito grande de desempregados devido aos últimos acontecimentos mundais.

A perspectiva de crescimento para economia com os profissionais saindo da informalidade e se regulazando devidamente é bastante otimista, pois, o consumidor está sempre em busca de novidades e são os microempreededores individuais em constante cresciemento que tem movimentado a economia indiretamente.

É fato que ainda não temos uma data para o desfecho da pandemia, o ano de 2021 será de instabilidade economica como muitos especialistas já tem alertado, por isso é preciso ter cautela e ajir com clareza para não se endividar e acabar se complicando por não ter como pagar suas dívidas, muitos especialistas desta vez na área de finanças fazem o alerta.

Duvida-MEI-regularização
Fonte: Google

Quem é MEI precisa declarar IR?

O microempreendedor individual, deve fazer a declaração ao simples nacional, pois, como trata-se de uma empresa simplificada por este motivo não declara imposto de renda, mas, sim o simples nacional foi criado para facilitar a vida do microempreendedor individual.

A declaração de imposto de renda deverá ser feita por pessoas com rendimento acima de vinte e oito mil reais, é muito importante para o contribuinte fazer a declaração do IR!

A modalidade de microempreededor individual foi criado para formalizar profissionais que trabalham na informalidade quando esses profissionais deixam de contribuir com impostos, deixam també de se beneficiar dos diversos programas voltados para capacitar e elevar a economia do país.

O microempreendedor individual é muito importante para o brasil!

Devido a pandemia do covid-19 as empresas de grande porte tiveram que para suas atividades, já o empreendedor de pequeno porte continou a exercer suas atividades no mercado, as plataformas de delivery tiveram uma demanda significativa, pois quase todos os seguimentos de mercado se adaptaram vender pela internet e fazer entregas por meio de aplicativos.

Por sua vez estas plataformas digitais precisaram de colaboradores para atender a demanda de empresas querendo contratar os serviços de delivery para atender seus clientes da melhor maneira possivel.

Com mudança no cenário economico no nosso país o empreededorismo configura-se como agente facilitador para a economia não ter uma queda maior do que a estamos vendo nos noticiários, mas, precisamos manter a calma e agir com a máximo de sabedoria pois dias melhores viram.

O trabalho de home office foi adotado por quase todas as empresas o que trouxe uma modalidade de trabalho rentavel para ambos os lados tanto para o empreendedor como para o funcionário, o home office tem sido repensado por muitas empresas podendo se tornar permanente em alguns casos.

O microempreendedor individual vem buscando independência e maneiras de crescer no seu segmento de mercado, oportunidades e chances de crecscimento vem para aqueles empreendedores que estudam muito bem os seus cálculos, tem um bom planejamento para saber como reajir.

Em momentos de crise como é o que estamos vivendo o microempreendedor individual deve montar alternativas cautelosas para continuar atuando no mercado de trabalho e se estabilizar cada vez mais, podendo expandir o seu negócio e destacar no mercado de trabalho, lembre-se de empreender é inovar.

Written By

Formado em direito Especialista em economia, investimento e finanças pessoal. Seu foco é mudar a vida financeira das pessoas.