Preloader Image 1 Preloader Image 2

Multas de Trânsito: É Possível Pagar Com o Cartão de Crédito?

Está com problemas com multas de trânsito? Você sabia que é possível quitar essa dívida com o seu cartão de crédito? Entenda como é possível parcelar e até ganhar desconto com o pagamento no cartão.

multas-de-transito-e-possivel-pagar-com-o-cartao-de-credito
Fonte: Google

Por mais que tentamos fugir das multas de trânsito, todos nós estamos sujeitos a cometer alguma infração dirigindo por aí, não é mesmo? O problema é quando recebemos de surpresa essas cobranças, em um momento em que não estamos preparados para um gasto extra, como esse. Inclusive, esse é um dilema bastante comum entre milhares de condutores brasileiros.

Diante disso, foi criado uma alternativa para ajudar as pessoas a saírem do sufoco e não entrarem em inadimplência junto ao Detran. O que muitos ainda não sabem é que podem utilizar o cartão de crédito para colocar em dia as multas de trânsito. Além de poder parcelar e até mesmo ganhar desconto no pagamento. Dessa forma, os condutores ganham uma alternativa acessível para cumprir com as possíveis multas que vierem. Contudo, para entender melhor como isso funciona e todos os detalhes, continue a leitura e fique por dentro!

Entenda Como Funciona o Pagamento das Multas de Trânsito com o Cartão de Crédito

Tudo começou em 2017, quando o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), divulgou a publicação da resolução n.697, onde liberava o pagamento e parcelamento das multas de trânsito com a utilização do cartão de crédito. Entretanto, essa operação não é como uma compra comum realizada com o cartão. Isso porque essa operação funciona como um acordo entre o solicitante (proprietário do veículo) e a operadora responsável pelo cartão de crédito.

Na prática, essa operação funciona da seguinte forma: a administradora do cartão quita a dívida junto ao órgão de trânsito, com o valor cheio à vista. Consequentemente, esse valor será dividido na fatura mensal do cartão de crédito utilizado. Desta maneira, uma grande vantagem para quem solicita essa operação é que a partir do pagamento da primeira parcela, o débito total já consta como quitado no órgão de trânsito.

Porém, vale ressaltar que esse tipo de operação é disponibilizado através de aplicativos e empresas credenciadas. Inclusive, as instituições autorizadas para realizar esse tipo de operação podem variar de estado para estado. Sendo assim, traremos as informações sobre essas plataformas com mais detalhes a seguir. No entanto, o importante é que agora, estar em dia com os órgãos de trânsito ficou muito mais acessível, não é verdade?

Conheça os Aplicativos Disponíveis Para Esse Tipo de Operação

Resumimos em 3 nomes, os principais aplicativos utilizados para pagar as multas de trânsito através do cartão de crédito. São eles: Zapay, Zignet e SNE. Então, começando com o Zapay, ele é um aplicativo onde é possível consultar os débitos que constam no veículo. Entre esses débitos estão não só as multas, como o IPVA, licenciamento e as demais taxas.

Também, através deste aplicativo, é possível quitar os débitos pendentes utilizando o cartão de crédito. Ainda há a disponibilidade de parcelar o valor em até 12 vezes. Inclusive, mais de 3 milhões de condutores já se beneficiaram com esse aplicativo que atende hoje 25 Detrans em que está conveniado. Em seguida, vem o app Zignet. Sua funcionalidade é a mesma do Zapay. No entanto, este app também permite o parcelamento de outras contas, como as de consumo, mensalidades, boletos e mais.

Já o SNE, Sistema de Notificação Eletrônica, é um aplicativo que pertence ao Governo Federal. Sua funcionalidade é diferente. Através dele é possível consultar as notificações de trânsito online, como nos outros aplicativos. No entanto, o pagamento das multas deve ser realizadas somente via boleto. Também não há parcelamento. Ou seja, o pagamento precisa ser à vista. Em contrapartida, o condutor recebe um desconto de 40% para a quitação do valor total.

Fique Por Dentro das Taxas no Parcelamento de Multas no Cartão

multas-de-transito-e-possivel-pagar-com-o-cartao-de-credito
Fonte: Google

Normalmente, as taxas de juros não são altas para o parcelamento de multas de trânsito. No entanto, é importante fazer as contas e decidir se os juros não vão alterar demais o valor real da dívida. Afinal, cada aplicativo e administradora do cartão podem definir a taxa de juros como quiser. Sendo assim, você pode avaliar melhor com as informações de cada um dos aplicativos. Confira:

  • Zignet – as taxas de juros desse aplicativo no parcelamento de 12 meses ficam por volta de 1,5%. Podendo chegar a 18% por ano.
  • Zapay – apesar de garantir as menores taxas de juros nesse segmento, o aplicativo não divulga ao público o real valor dessas taxas. Apenas informa que são acessíveis e as mais baixas do mercado.
    Contudo, não podemos esquecer que as taxas são variáveis. Afinal dependem do número de parcelas escolhido pelo solicitante e podem mudar de um estado para o outro.

Confira os Casos Onde as Multas de Trânsito Não Podem Ser Quitadas Com o Cartão de Crédito

Não podemos deixar de ressaltar que em alguns casos, as multas de trânsito não estão disponíveis para o pagamento via cartão de crédito. Como por exemplo, quando a multa estiver inscrita na dívida ativa. Ou seja, multas com muito tempo de vencimento. Também não é possível quando o caso for um parcelamento encaminhado para o setor de cobrança administrativa.

Além dessas situações, alguns órgãos de trânsito, não trabalham com esse tipo de pagamento. Sendo assim, caso a multa esteja vinculada a um desses órgãos, não é possível realizar o pagamento nos aplicativos que permitem o uso de cartão de crédito. Por fim, outro caso que impossibilita o parcelamento no cartão é o de veículos com débitos de outro estado.

Vale lembrar que o pagamento via cartão de crédito não é de aceitação obrigatória. Mas sim, uma opção liberada pelo Contran. De forma que cabe ao órgão de trânsito aceitar ou não essa modalidade de pagamento. Por isso, a dica para quem recebeu uma multa que não possibilita o pagamento no cartão, é garantir o desconto de 40% no aplicativo SNE do Governo Federal.

O Código de Trânsito Brasileiro Aceita Permite o Pagamento de Multas no Cartão?

Apesar de não prever essa modalidade de pagamento, o pagamento via cartão de crédito é respaldado por lei de acordo com o Contran. No entanto, como esse tipo de multa deve ser paga de forma integral, a responsabilidade do parcelamento é totalmente por conta das instituições que fecham esse acordo com o condutor. De forma que elas assumem todo o risco, em caso de inadimplência.

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não se esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Graduada em Letras, redatora com foco em finanças e notícias.