Preloader Image 1 Preloader Image 2

Mundo das fintechs; veja 6 dicas para ser contratado por uma fintech

Nos últimos anos, o mundo das fintechs tem sido cada vez mais presente no mercado; com isso, os profissionais de todo o país estão atraídos pelas startups. Confira as nossas dicas para se destacar e conseguir uma vaga!

tags-de-pedagio-disputa-das-fintechs
Fonte: Google

De alguns anos para cá, tem sido praticamente impossível não ouvir falar das startups financeiras, também conhecidas como o mundo das fintechs; como o próprio nome já diz, estamos falando de “tecnologia financeira”. Ou seja, empresas que conciliaram serviços financeiros com as plataformas digitais e criaram um dos ecossistemas que mais crescem no mercado financeiro – de acordo com dados divulgados pelo grupo de inovação aberta Distrito.

Os dados ainda mostram que, apenas durante seis anos, de 2015 a 2021, o número de instituições financeiras desse tipo quase triplicou; o número foi de 474 para 1.174 no Brasil, sem contar com os US$3 bilhões de investimentos. Além do mais, nos dias de hoje, o mundo das fintechs é responsável por empregar mais de 55 mil funcionários – isso é mais ou menos um quarto da quantia de grandes instituições bancárias.

Dicas para entrar no mundo das fintechs

  • Desenvolva suas habilidades pessoais

O termo habilidades pessoais – ou soft skills, como também é conhecido – já é uma figurinha carimbada para aquelas pessoas que desejam uma ascensão profissional. Para a maioria dos líderes e recrutadores, essas habilidades são fundamentais no momento de analisar um candidato. Muitas vezes as empresas priorizam as soft skills por acreditarem que elas podem ser desenvolvidas e alinhadas aos objetivos da companhia.

  • Compartilhe os propósitos da companhia

Seguindo o tópico de cima, os profissionais de recursos humanos acreditam que aquelas pessoas que estão alinhadas e ajustadas aos ideais e propósitos da empresa têm mais chances de conseguirem uma vaga. As empresas não buscam somente habilidades técnicas e experiências que serão usadas no trabalho; as pessoas que estão profundamente motivadas em fazer seu trabalho e exercer seu papel, também estão sempre no radar das empresas.

  • Honestidade nos processos seletivos

Independentemente da sua área de atuação, a transparência é fundamental em qualquer tipo de recrutamento. Não apenas no momento de comunicar quais são as suas habilidades e atributos gerais, mas também para demonstrar certeza sobre o seu interesse no setor. O processo seletivo é uma via de mão dupla entre o recrutador e o candidato, então a entrevista, a tomada de decisão e a tração entre ambos também deve ser. Ambos devem estar à vontade.

Mais dicas para ser contratado por alguma fintech

  • Adote a postura de dono

Agir como se fosse proprietário da companhia e colocar a mão na massa independente da demanda também faz parte das características mais visadas daqueles que desejam um cargo no mundo das fintechs. Nas empresas de tecnologia, executar não é suficiente, você precisa transmitir sua capacidade de mostrar soluções, inovar e contribuir em outras funções, não somente na sua. Esse tipo de profissional é muito mais valioso para a empresa.

  • Seja criativo diante dos obstáculos

As fintechs estão relacionadas com inovação e criatividade. Sendo assim, é necessário que os colaboradores da instituição encarem seus obstáculos dessa mesma forma, inovando e com criatividade a todo momento para vencer os transtornos diários. As empresas tem diversas oportunidades de crescer e impactar a sociedade, então o que elas buscam nos candidatos é um novo olhar para que esses desafios sejam solucionados.

  • Conheça o mercado financeiro

No mundo das fintechs, ao contrário do que muitos pensam, não existem só os cargos que lidam diretamente com a área financeira; então, é fundamental ter conhecimento sobre o mercado para saber quais são as prioridades, os desafios e o significado das ações que a empresa toma. Aquele candidato que entende esse ponto, com certeza, está na frente dos demais.

Nubank é a fintech mais famosa, como é o dia a dia na startup?

mundo das fintechs
Fonte: Google

O NU é uma companhia tecnológica que busca trazer inovação e comodidade, por meio do seu espírito jovem, para seus usuários. O objetivo da fintech é desenvolver soluções financeiras que sejam simples, digitais, completas e mais seguras para a sua vida financeira. Além de tudo, o banco luta contra a burocracia. Se é tão bom para os usuários e consumidores, então imagine só para aqueles que trabalham na startup?

Mas afinal, o que tem de tão bom em ser funcionário do Nubank? Segundo pesquisas da Love Mondays – site de resenhas anônimas sobre funcionários e suas empresas – a startup é a companhia de telecomunicações e tecnologia que possui o maior nível de contentamento e satisfação dos funcionários. Os profissionais demonstram felicidade em trabalhar lá, eles conseguem combinar agilidade, desafios e autonomia em um ambiente acolhedor e informal. Demais, não é?

Mundo das fintechs; como se destacar entre os outros profissionais é essencial

As fintechs tem o costume de atrair profissionais que estão em busca de algum ambiente de trabalho que deem a eles mais liberdade, onde suas chances de crescimento profissional e suas ideias possam ser expostas e ouvidas. Vamos reforçar mais uma vez: os profissionais mais visados são aqueles que possuem um perfil que esteja lado a lado da cultura, propósito e visão da empresa. Esse fator é o que te destaca entre os demais.

Geralmente, as startups tem uma cultura organizacional inovadora, ou seja, buscam fugir das rotinas convencionais que a maioria das instituições bancárias e financeiras tem, além de trazer mais soluções simples para seus clientes. As fintechs valorizam algumas habilidades específicas, como habilidades comportamentais, colaboração, flexibilidade, versatilidade e facilidade em adquirir e desenvolver novos conhecimentos – individuais e em grupo.

Além disso, se você está buscando um emprego no mundo das fintechs, saiba que para o ano de 2021, a tendência é que este mercado continue movimentado. Então, diante disso, a cada dia que passa a busca pelos melhores talentos profissionais está bem acirrada; afinal, o déficit desses profissionais faz com que o processo de recrutamento seja ainda mais estratégico e “exigente”. Por isso, conheça o mercado e sempre mantenha seus conhecimentos e habilidades atualizados.

Universo das fintechs; para finalizar

A demanda das vagas de emprego costuma ser bem variadas, instituições como Neon, PicPay e Nubank afirmaram que as vagas mais frequentes estão entre ocupações financeiras, jurídicas, administrativas e operacionais, além da inclusão dos especialistas em recursos humanos e marketing.

É valido destacar, ainda, que as jornadas nessas carreiras são muito diversificadas; ou seja, dependendo da performance, interesses e habilidades do colaborador, eles podem começar em determinada área e partir para programas internos de migração.

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.