Preloader Image 1 Preloader Image 2

Pré-Mercado: o que é e como funciona?

Sabe o que é o Pré-Mercado? Acompanhe nosso artigo até o final para conferir todos os detalhes.

pre-mercado-o-que-e-e-como-funciona
Fonte: Google

Ao contrário de algumas bolsas internacionais, a bolsa de valores brasileira – B3 – não fica aberta 24 horas. Sendo assim, os investidores precisam se atentar aos horários de início e fim das negociações. Entre eles, existe o pré-mercado, onde são formados os preços dos papeis que compõem o Índice Bovespa e muitos outros. Mas, ainda tem mais alguns detalhes que você precisa saber…

O funcionamento do pré-market, como também é chamado, é dotado de algumas características que devem ser analisadas. Dito isso, conhecer essas particularidades pode fazer com que você consiga desfrutar de várias oportunidades que existem no mercado financeiro. Então, caro leitor, quer saber mais sobre o assunto? Basta ler nosso post até o final. Não saia daqui!

O que é o Pré-Mercado?

Muitos termos usados no mercado financeiro são de origem estrangeira – principalmente da língua inglesa. Isso porque os mercados norte-americanos e europeus são maiores e mais antigos do que o mercado brasileiro. Sendo assim, a grande maioria das expressões desses ambientes são inspiradas nos mercados financeiros espalhados pelo mundo.

Pré-market quer dizer ‘antes do mercado’ – no Brasil, podemos adaptar a expressão para pré-abertura; ou seja, a expressão também é conhecida como leilão de pré-abertura. Como já dissemos por aqui, se trata do período em que os valores dos ativos são formados. Além disso, o pré-mercado é o que guia as primeiras negociações do dia.

Sendo assim, este é um mecanismo muito importante para o mercado financeiro; afinal, traz a oportunidade de qualquer pessoa interessada participar do processo de formação dos preços. É importante ressaltar que o pré-market acontece em todos os papéis negociados na B3 – desde os ativos de maior representatividade e que fazem parte do Índice Bovespa até aqueles com menor liquidez e que não são tão conhecidos.

Horário de funcionamento

Em regra, o mercado de ações do Brasil funciona todo dia útil das 10:00 às 17:00. Enquanto isso, o mercado futuro funciona das 09:00 às 18:00. Já o mercado de opções começa a funcionar a partir das 10:05 e vai até às 17:15. Por fim, o mercado de termo tem seu funcionamento das 10:00 até às 17:25. Todos esses mercados financeiros contam com o horário de pré-abertura.

Na absoluta maioria dos casos, o período de pré-mercado acontece 15 minutos antes da abertura. Por exemplo, no mercado à vista o pré-market começa às 09:45 e vai até às 10:00. No mais, é necessário ter bastante atenção, pois pode acontecer de os horários de negociação da bolsa de valores mudar para acompanhar o horário de verão nos Estados Unidos da América.

Quando algo do tipo acontece, geralmente, é adicionada ao final do pregão 1 hora extra de negociações. De qualquer maneira, se você, investidor, está interessado em participar da pré-abertura do mercado de ativos, precisa se programar para acessar o mercado com alguns minutos de antecedência. Se for necessário, pode consultar possíveis mudanças de horários no site da B3.

Atuação do Pré-Mercado

Então, embora os investidores possam fazer ofertas com suas intenções de compra e venda dos ativos no período de pré-mercado, os negócios não são concluídos e não podem ser cancelados. De acordo com o número de negociações lançadas, a B3 chega a um valor teórico buscando equilibrar as forças do mercado financeiro e chegar a um valor justo para ambas as partes. Com o final do leilão, as negociações começam e as ordens lançadas são executadas com algumas condições:

  • Os compradores cujas ordens lançadas tiverem preço superior ao preço de abertura, terão suas ordens executadas no valor de abertura;
  • A mesma coisa acontecerá com aqueles vendedores que tiverem lançados ordens com valor abaixo do preço de abertura;
  • As ordens que não forem executadas por terem seus preços inferiores (para compradores) ou superiores (para vendedores) ao preço de abertura poderão ser canceladas.

Vantagens e desvantagens


pre-mercado-o-que-e-e-como-funciona
Fonte: Google

Para aqueles que visam a especulação, o período de pré-mercado conta com vantagens interessantes. Afinal, esse é um momento em que os investidores institucionais se mantêm na defesa do preço de suas posições. Sendo assim, os papéis, geralmente, passam por grande volatilidade. Então, é totalmente possível buscar janelas de negociação para desfrutar de fortes elevações e quedas dos preços.

O mesmo período pode ser utilizado pelos investidores para, ocasionalmente, desfazerem posições lucrativas, ou tirarem proveito dos períodos de baixa para elevar seu posicionamento. Por outro lado, como ponto negativo, é preciso levar em consideração o risco de perder dinheiro. Afinal, como você viu por aqui, as ordens lançadas no pré-market não são canceladas até a abertura do mercado financeiro.

E, dependendo da posição assumida, você poderá começar o dia com um resultado negativo. Além disso, também é considerado desvantagem o fato de ser necessário ter bastante capitar para influenciar de alguma forma no valor de abertura. Por esse lado, pequenos investidores acabam não influenciando muito na formação dos preços iniciais.

Finalizando…

E então, caro leitor, conseguiu compreender o quão importante é o leilão de pré-abertura para a formação de preços dos ativos? Conhecer o pré-mercado Bovespa pode ajudar os investidores a traçar suas estratégias e táticas para aproveitar diversas oportunidades – que podem incluir papéis  do Índice Bovespa ou outras ações e derivativos.

O que você achou do nosso artigo? Se você tiver gostado e acha que pode ser útil, compartilhe com seus amigos, família e em suas redes sociais. Ah! Não esquece de voltar ao nosso blog e saber um pouco mais sobre diversos assuntos. Estamos aqui para te informar.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.