Tem vontade de morar na Austrália? É preciso esclarecer algumas informações; como o salário, por exemplo. Vem comigo saber sobre o custo de vida e o salário mínimo na Austrália!

Quem vai morar fora do Brasil precisa, antes de qualquer coisa, buscar mais informações sobre o país escolhido. E, por exemplo, se você decidir se mudar para a Austrália e precisa trabalhar para conseguir se sustentar, já deve ter se perguntado quanto ganharia e se a quantia seria suficiente para viver no país, correto? Por esse motivo, preparamos este artigo completo para você, com os principais pontos sobre o salário mínimo na Austrália e o custo de vida.
Com um clima tropical, uma cultura receptiva e abundante natureza, a Austrália é um excelente lugar para aqueles que desejam construir uma vida em outro país, mas não abrem mão dos dias ensolarados e dias na praia. Sendo assim, é comum que o sonho de morar no exterior venha acompanhado de muitos questionamentos – principalmente se tratando de dinheiro. Pois bem, até o final deste artigo você saberá tudo sobre o salário mínimo no país.
Salário mínimo na Austrália em 2022
Utilizando uma carga horária de 38 horas de trabalho por semana, o salário mínimo na Austrália é de AUD $21.38 por hora ou AUD $812.60 por semana. De maneira simples, isso quer dizer que, em um mês com 22 dias úteis, um profissional trabalhando na Austrália irá receber no mínimo AUD $3,575.44 em sua folha de pagamento.
Além disso, sem contar com o salário mínimo nacional, ou ganhos trabalhistas na Austrália são protegidos ainda por um documento chamado Awards. Se trata de um documento oficial, parecido com um acordo trabalhista de classe; cujo define o piso salarial e as condições de trabalho em certas áreas da indústria. Hoje em dia, existem mais de 100 acordos desse tipo.
Exemplificando, um carpinteiro que atua em uma companhia de construção terá seu salário estabelecido de acordo com o Building and Construction Award, voltado para os trabalhadores da indústria da construção civil. Contudo, os awards não podem ser aplicados quando o profissional tem um acordo oficial junto ao governo – para esta situação, existem outras normas.
É possível viver na Austrália recebendo um salário mínimo?
Segundo pesquisas e estatísticas, o custo de vida na Austrália é considerado alto; inclusive, em rankings, o país está entre os 20 mais caros do mundo para se viver, ficando à frente de nações como França, Canadá e Reino Unido. Geralmente, para a definição desse ranking, é levado em consideração o preço dos bens de consumo em geral e o valor do aluguel.
Podemos dizer, assim, que o custo de vida médio é, em média, de AUD $2,522.33 por mês – ou AUD $30,267.96 por ano. Com base nessa média, é possível deduzir que dá, sim, para viver com um salário mínimo na Austrália. No entanto, é importante deixar claro que os custos podem ser um pouco mais elevados nos grandes centros. Por exemplo, em Sydney, alugar um apartamento de um quarto no centro da cidade custa cerca de AUD $2,600.
Enquanto isso, uma refeição em um restaurante tido como barato pode sair por AUD $20,00. Por outro lado, na capital Canberra, você consegue achar um apartamento de um quarto no centro da cidade por quase AUD $1,000 a menos – algo em torno de AUD $1,800. Enquanto uma refeição acessível sairia por AUD $23,00. Dentre as cidades de maior porte, Sydney é onde o custo de vida é mais alto, seguida por Brisbane, Melbourne, Perth e Canberra.
Média do salário na Austrália

Além de saber sobre o salário mínimo na Austrália, também é interessante que você saiba o valor da média salarial na Austrália. Então, vamos lá! A renda média nacional dos australianos é de AUD $1,748.40 por semana; isso representa, por mês, um ganho médio de AUD $7,692.96. Essa quantia é calculada com base em uma pessoa adulta com trabalho em horário integral; ou seja, 38 horas de trabalho por semana.
Esse valor é um indicativo super importante para os estrangeiros; afinal, isso torna o planejamento e organização do orçamento mensal ainda mais realista. A região do Território da Capital Australiana conta com a maior renda pessoal média da nação, com estimativa de AUD $1,980.50 semanal – ou AUD $8,714.20 em um mês com 22 dias úteis. Por outro lado, o estado da Tasmânia é o que possui a menor renda média, AUD $1,541.70 semanal, ou AUD $6,783.48 mensal.
O salário mínimo na Austrália pode variar?
Depende. Por exemplo, o valor do salário mínimo na Austrália não varia de acordo com a região ou cidade. O salário mínimo australiano possui um único valor em todo o território nacional; além de seguir as diretrizes determinadas pelo Fair Work Comission. Na verdade, o que pode variar entre as regiões é, nada mais e nada menos, do que a média salarial e o custo de vida das pessoas.
Agora, se você está se perguntando se o salário mínimo pode variar conforme a sua idade, a resposta é sim. Contudo, essa variação é somente para aqueles profissionais que se encaixam na categoria júnior; isto é, aqueles menores de 21 anos de idade. O profissional júnior recebe uma porcentagem da quantia paga a um profissional adulto e, conforme aumenta a idade, o valor também aumenta.
Os valores e porcentagens variam conforme a área de atuação do profissional e com os awards ligados aquele setor da indústria. Por exemplo, os jovens de 16 anos de idade, geralmente, começam ganhando cerca de 40% do salário que um adulto recebe; enquanto isso, os jovens de 20 anos ficam em algo próximo aos 90% do salário de um profissional adulto.
Pensando em morar na Austrália?
Embora o custo de vida seja um pouco alto, o salário mínimo na Austrália permite que você viva no país muito bem – a depender da cidade escolhida e do estilo de vida adotado.
Sendo assim, antes de se mudar de vez para a Austrália, é interessante pesquisar bastante sobre a média salarial da profissão que você quer exercer. Ademais, não se esqueça de montar um orçamento financeiro bem detalhado. Lembre-se: nosso objetivo é facilitar ao máximo a sua vida financeira!
Gostou do nosso artigo sobre o salário mínimo na Austrália? Se a resposta for sim, compartilhe o artigo com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Acompanhe nosso blog para ficar sempre atualizado sobre o mercado financeiro, as tendências e as novidades desse universo. Garanto que você irá se interessar!