Preloader Image 1 Preloader Image 2

Solicitações de Empréstimo: pequenos empreendedores buscam serviço

O Brasil é uma nação extremamente empreendedora. De acordo com pesquisas feitas pelo Sebrae, 27% do PIB brasileiro é decorrente das mais de 9 milhões de micro e pequenos negócios. Além disso, grande parte das solicitações de empréstimo são feitas pelos empreendedores para algum investimento.

Solicitação de empréstimo
Fonte: Google

Como manter o funcionamento do seu negócio e, ainda, alcançar suas metas e objetivos financeiros e comerciais? Acredito que você empreendedor concorda comigo que esta não é uma tarefa fácil, certo? É muito complicado quitar as dívidas da sua empresa e atender suas demandas sem atrapalhar o seu fluxo de caixa e prejudicar o crescimento do seu negócio. Por esse motivo, boa parte das solicitações de empréstimo do mercado são feita por pequenos empreendedores. Afinal, é uma alternativa para melhorar a situação.

De acordo com dados divulgados pelo Sebrae, a cada quatro empresários do país pelo menos um fecha as portas antes de chegar aos três anos de abertura e funcionamento. Um dos principais motivos para isso é a falta de soluções financeiras e recursos para investir na melhoria e crescimento da empresa, garantir um bom fluxo de caixa ou apenas quitar as contas e tirar a empresa do vermelho depois de um período onde, infelizmente, as vendas diminuíram consideravelmente.

SÓ POSSO PEDIR UM EMPRÉSTIMO PARA PAGAR MINHAS DÍVIDAS?

Diante disso, muitas vezes, a solução é realmente realizar solicitações de empréstimo ou algum financiamento para melhorar a situação e dar folga para o dinheiro. No entanto, como qualquer serviço financeiro, antes de solicitar é preciso que você se atente às taxas de juros, tarifas e qualquer cobrança excessiva. Os bancos maiores, geralmente, cobram taxas bem altas sobre algumas linhas de crédito, como o cartão de crédito e cheque especial – algo como 300% ao ano. Extremamente altas, não é?

Com organização, um planejamento estratégico e muito bem detalhado o seu negócio pode ter sucesso e nem precisar solicitar um empréstimo; mas caso precise, não tem problema, com um bom planejamento as chances de você se prejudicar ao invés de se ajudar são muito baixas. Além do mais, hoje em dia você encontra diversos empréstimos para empresa no mercado, são muitas opções para você escolher. Quer saber mais sobre as solicitações de empréstimo? Não deixe de conferir os próximos tópicos!

Por mais que não pegar empréstimo seja um dos princípios das finanças pessoais, nem sempre devemos levar tudo ao pé da letra. Vão existir algumas situações específicas em que o crédito será bem-vindo, desde você tenha muito cuidado e planejamento. O que isso quer dizer? Que o empréstimo não é a melhor saída, mas também não é o fim do mundo. Inclusive, especialistas afirmam que pode até trazer algumas vantagens.

OUTROS DETALHES IMPORTANTES SOBRE SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMO

Contudo, muitas pessoas acreditam que o empréstimo serve apenas para quitar as dívidas, mas muito pelo contrário, as pessoas fazem solicitações de empréstimo com inúmeras finalidades. Por exemplo, você pedir um empréstimo para gerar renda é uma boa opção, vale muito a pena.

Então, se o seu objetivo for comprar um equipamento melhor para valorizar seu trabalho, comprar um carro para trabalhar como motorista de app, ou investir em materiais que vão te ajudar a produzir e vender mais, o crédito é sim uma boa opção. Mas não se esqueça, em hipótese alguma, de planejar muito bem sua transação para que, no futuro, você não tenha ainda mais dívidas.

Quer saber outros cenários em que um empréstimo é bem-vindo? Bom, se você estiver procurando uma forma de fugir das taxas de juros do cheque especial e do cartão de crédito, pode recorrer a esse serviço; inclusive, o crédito consignado, no geral, é bem mais barato. Outra opção é o financiamento dos estudos. Temos o Fies, que é bem conhecido pelos estudantes, mas também conseguimos encontrar outras alternativas de linhas de crédito que possuem taxas de juros diferentes para os estudantes.

O CENÁRIO FRÁGIL DA CRISE CAUSA OPORTUNIDADES DE SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMO?

Apesar de estarmos vivendo em um momento frágil, desde março de 2020, com o início da pandemia do Coronavírus, os empreendedores e comerciantes enxergaram a crise como uma oportunidade para realizar as solicitações de empréstimo, seja para quitar dívidas, expandir o negócio ou qualquer outro motivo. Isso porque, devido as complicações no mercado, as instituições financeiras, bancos e fintechs, flexibilizaram suas medidas de concessão de crédito. Por conta disso, os empresários que participaram da pesquisa do Sebrae relataram a praticidade na obtenção de financiamentos.

Solicitações de Empréstimo: pequenos empreendedores buscam serviço
Fonte: Google

Além disso, várias medidas foram tomadas no ano de 2020 para permitir que as prestações dos empréstimos fossem adiadas. Sendo assim, apesar das condições, o Banco Central do Brasil manteve as taxas de juros em níveis historicamente baixos. Em vista disso, o Sebrae destacou que, no ano passado, 38% dos empreendedores buscam empréstimos, ante somente 18% no ano anterior, 2019.

O número de micro e pequenas empresas que evidenciaram dificuldades para conseguir empréstimos também diminui: em 2019, 69% apontaram dificuldades; já em 2020, com diminuição de 6%, os pequenos negócios que apresentaram complicações chegou a 63%. Entre eles, as razões que atrapalhavam eram, especialmente, a queda das taxas de juros, que passaram de 44% para 18% e a queda dos requisitos de garantia, caindo de 20% para 11%. Revelando – e confirmando – o impacto que as medidas de flexibilidade trouxeram.

COMPANHIAS QUE OFERECEM BOAS CONDIÇÕES DE CRÉDITO

Antigamente, fazer uma contratação de crédito era um processo muito complicado, demorado e cansativo; porém, de um tempo pra cá, solicitar um empréstimo deixou de ter tanta burocracia e dificuldade. Agora, você consegue fazer solicitações de empréstimo totalmente online e, o melhor, em poucos minutos.

A Lendico é uma empresa onde você consegue um empréstimo de até R$50 mil e pode pagar em até 36 vezes. A Crefisa é uma excelente opção para os negativados. Por fim, com a Bom Pra Crédito você pode receber várias ofertas de crédito para fazer comparações e escolher aquela que achar melhor!

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.