Preloader Image 1 Preloader Image 2

Aumento da taxa Selic; confira a estimativa para este ano.

Taxa Selic deve subir: Estimativa para o final de 2021 é de aumento mais uma vez! O que esperar dos próximos meses? Vamos entender como tudo é calculado!

Taxa Selic deve subir; estimativa é que tenha mais aumento ate o final de 2021.
Fonte: Google

Taxa Selic, uma das taxas mais importantes de todo o país tem a sua estimativa elevada mais uma vez! A expectativa só voltou a subir graças a uma estimativa do Banco Central que é divulgada toda semana! Essa estimativa do BC divulga todas as informações referente a economia do país e o que pode fazer com que a economia caia ou eleve! Mas você que está lendo esse artigo sabe de verdade o que é a taxa Selic? Para que ela serve? Vamos entender aqui! 

De acordo com dados do Banco Central, nessas últimas semanas, a taxa Selic para o final do ano de 2021 que era 7,25%, ficou em 7,50%. O que também acabou impressionando os especialistas é que a estimativa para o próximo ano também elevou no mesmo nível! Na verdade, o índice já havia aumentado umas semanas antes, quando o percentual estava em 7% e foi direto para 7,25%. Isso ainda aconteceu depois da estimativa continuar na mesma porcentagem depois de um tempo! 

Taxa Selic; saiba como o comitê trabalha: 

Sendo assim, o comitê do Banco Central que organiza todos esses dados, o Comitê de Política Monetária, que também é conhecido como Copom, elevou o percentual ao ano! Agora a expectativa está em 5,25% ao ano! Com isso, à espera dos especialistas é que nas próximas reuniões o mesmo nível possa aumentar da mesma forma como tem acontecido das formas anteriores! Até mesmo o cenário do final do ano pode ser uma boa desculpa para aumentar o nível do índice! 

Bem, agora que já conhecemos como ficou as estimativas nessas últimas semanas, chegou a hora de conhecer de fato tudo sobre a taxa e o que ele pode inserir e influenciar! O mercado brasileiro tem um leve aumento em sua economia e isso pode muito bem estar ligado a várias taxas que existem no país! Vamos adentrar mais nesse assunto! Vem com a gente, saiba então o que é taxa Selic:

Bem, de uma forma bem simples, a explicação da taxa Selic está baseada apenas no fato de ser a taxa básica de juros do país. Ou seja, de acordo com essa informação, a taxa Selic é a taxa que baseia todas as cobranças de juros do país! Quando falamos de todas as cobranças de juros do país, isso é uma verdade muito grande, exemplos como o empréstimo, os financiamentos podem ser citados! Ainda mais, é a própria taxa Selic que faz com que o Banco Central tenha controle sobre a inflação! 

Outras funcionalidades da taxa:

Taxa Selic deve subir; estimativa é que tenha mais aumento ate o final de 2021.
Fonte: Google

Contudo, a taxa não tinha apenas essa funcionalidade no início de tudo! Só em 1999 é que ela foi autorizada a funcionar dessa forma que conhecemos hoje! Sim, hoje ela atua principalmente para a política monetária! Antes de tomar essa funcionalidade, a taxa era usada apenas usada como um sistema de bandas de juros, essa por sua vez atuava desde o ano de 1996! Portanto, essa mudança a função permitiu que o país começasse a viver um novo momento em sua política monetária! 

Mas de onde vem esse nome Selic? Bem, ele significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. A sua maior utilização está no serviço de várias instituições financeiras em fazer com que a taxa sirva para basear as suas compras e vedas de títulos no mercado! Esses títulos estão de acordo com o Tesouro Nacional! Sendo assim, é importante destacar que não são todas as pessoas que estão autorizadas a terem acesso a esse tipo de serviço! 

Como ficam as principais estratégias da taxa Selic para esse novo momento? 

Esse é um assunto bastante delicado e precisa de uma explicação mais completa! Começando pela inflação aqui no Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo calculou que a inflação pode aumentar ainda mais nas próximas semanas! O resultado é que nas últimas semanas o percentual passou de 6,88%, para exatamente 7,05%. Esse resultado representa o 19º crescimento de forma consecutiva! O esperado para o próximo ano é que o percentual continue em uma crescente considerável como vem acontecendo! 

Atualmente passou de 3,84% para 3,90%! A expectativa final do Banco Central para a inflação é que nesse ano feche em 3,75% e para 2022 o percentual fique em 3,50%. Bem, vamos esperar que as estratégias do mercado daqui para frente possam causar esse crescimento! Por outro lado, temos o PIB que é o índice que calcula a economia do país. Já para o PIB as expectativas não são tão altas assim! Já neste ano os números não estão tão bem assim! 

Para o ano de 2021, o PIB despencou de 5,30% para 5,28%. Parece ser pouco, mas essa queda tem um impacto muito grande na economia do Brasil. Ainda assim, nas últimas semanas o índice recebeu um aumento, mas não foi o suficiente para que a queda acontecesse! Ainda assim, para o próximo ano a expectativa mostra que os números não serão tão bons assim! Sendo assim, o que era esperado em 2,05% para o próximo ano, agora já está em 2,04%.

Medo dos especialistas que o índice continue em queda! 

Contudo, o resultado ainda foi melhor do que em comparação com o do ano passado! Só no primeiro trimestre desse ano foi possível perceber um aumento de 1,2%, o total ficou em R$ 2 trilhões! Logo, esse resultado acabou superando as expectativas dos especialistas, até pelo momento que ainda é enfrentado no país!

Para finalizar temos o dólar que foi o único que nem aumentou e também não diminuiu! As especulações com o dólar só confirmam que em relação à moeda, a taxa Selic está em conforme acordo! 

Gostou do nosso artigo sobre o tema “Taxa Selic”? Aproveita para compartilhar o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira. 

Written By

Formado em direito Especialista em economia, investimento e finanças pessoal. Seu foco é mudar a vida financeira das pessoas.