Preloader Image 1 Preloader Image 2

Título de Capitalização: veja como funciona e se vale a pena o investimento

Você sabe o que é Título de Capitalização? Entenda o que é, como funciona, quais as vantagens, desvantagens e se vale a pena investir nesse produto. Confira a seguir todas essas informações e fique por dentro do assunto. Acompanhe!

titulo-de-capitalizacao-veja-como-funciona-e-se-vale-a-pena-o-investimento
Fonte: Google

Provavelmente você já ouviu falar sobre o Título de Capitalização. Ou, até mesmo, você já deve ter recebido propostas para adquirir um. Inclusive, a ideia de poupar dinheiro e ainda concorrer a prêmios atraentes, pode ser muito interessante. Mas, apesar das ofertas serem tentadoras, muitas pessoas não entendem ao certo como funciona, quais as vantagens e também as desvantagens que esse investimento pode trazer.

Para quem adora apostas de loterias, sorteios e concursos, a ideia pode ser realmente uma tentação. No entanto, o valor investido em um plano de capitalização não é exatamente uma boa opção para quem busca rendimentos. Pois, na realidade, esse é um investimento que em vez de render, se perde o valor. Para entender melhor, vamos abordar mais detalhes. Acompanhe a leitura, a seguir.

O que é um Título de Capitalização

Uma maneira de poupar dinheiro, durante um período, e ao mesmo tempo, uma oportunidade de ganhar prêmios atraentes através de sorteios. Assim pode ser definido um título de capitalização. Na prática, uma parte do dinheiro investido no título, é utilizada para a formação do seu capital. Enquanto isso, outra parte do valor é utilizada para bancar as despesas operacionais e também os sorteios.

Um título de capitalização é um produto que não tem a rentabilidade como atrativo. Nesse caso, o atrativo é a sorte. Quando você compra um título, você recebe um número, ou mais, para participar de sorteios com prêmios em dinheiro, que são realizados pela loteria federal. Depois do período estipulado pelo título, você recebe parte do valor investido de volta, com correção da Taxa Referencial mais a taxa de antemão combinada durante a contratação.

Os títulos são de responsabilidade das Sociedades de Capitalização, que administram esses produtos. Enquanto isso, normalmente são as instituições financeiras oferecem esse investimento para as pessoas. A supervisão destas operações é responsabilidade de um órgão chamado Susep, que é a Superintendência de Seguros Privados. Portanto, é tudo regulamentado e supervisionado.

Como funciona?

Normalmente, os títulos são escolhidos por duas condições: o tempo de vigência e a periodicidade do pagamento. Para que você entenda melhor, vamos falar sobre o pagamento, duração e sorteio. Pois bem! O pagamento pode ser feito de 3 maneiras: mensalmente, pagamento único e pagamento periódico. Mas, caso ocorra atraso no pagamento, o cliente perde o direito aos sorteios e corre o risco do título ser cancelado.

Quanto a duração, o tempo pode variar dependendo do título. Normalmente, a média de duração de um título de capitalização é de 6 meses a 1 ano. No entanto, existem opções que ultrapassam 12 meses. Contudo, é importante ressaltar que a duração de um título deve ser a mesma, ou maior, que o prazo para o pagamento. Desta forma, todo título deve estar totalmente pago antes do fim da vigência do mesmo.

Agora, em relação aos sorteios, eles acontecem regularmente, de acordo com o que foi estipulado. Existem opções com sorteios mensais ou semestrais. Porém, além dos sorteios comuns, também podem ser realizados sorteios especiais. Por isso, é importante ficar de olho. Também vale lembrar que, sobre os prêmios, quanto mais caro for o título, maiores eles serão.

Resgate do valor investido

titulo-de-capitalizacao-veja-como-funciona-e-se-vale-a-pena-o-investimento
Fonte: Google

Sempre que o titular desejar resgatar o seu dinheiro, isso deve ser feito direto na instituição financeira responsável. Inclusive quando terminar o prazo do título. Afinal nenhum resgate é automático. Mas se o cliente desejar resgatar o valor antes de terminar o prazo de vigência, é possível solicitar, mas nesse caso o valor resgatado virá com desconto. Aliás, quanto maior for o tempo para término da vigência, maior será o desconto.

Outra questão importante é o rendimento do valor investido no título de capitalização. Em alguns casos, a rentabilidade é parecida com a poupança. Já em outros casos, o rendimento está vinculado com a TR (Taxa Referencial) e também com a taxa de juros que foi definida previamente no contrato. Por isso, é importante ficar atento a qual tipo de rentabilidade o título se refere.

Tipos de títulos

Existem diversos modelos de título de capitalização. As opções podem variar de acordo com o objetivo e também pautado no valor que está sendo disponibilizado. O modelo mais comum é o popular, onde através do acúmulo do capital, são feitos sorteios regularmente. Os titulares são informados no contrato que a quantia a ser resgatada é menor que a quantia investida.

O modelo tradicional garante ao titular o valor da cota resgatável como mínimo a receber até o fim da vigência do seu título. Mas, claro, para quem pagou o título em dia. Também existe o modelo de compra programada. Neste caso, o valor acumulado durante a vigência do título é utilizado com o objetivo de comprar serviços, ou com o objetivo de comprar produtos.

As empresas costumam utilizar o modelo de título de incentivo. Nesse modelo, o titular paga pelo título e concorre aos sorteios. Apenas isso. Pois, nesse tipo de título não há resgate do valor. Por fim, vale ressaltar o modelo filantropia premiável, onde o titular pode concorrer aos prêmios do sorteio e optar por utilizar o saldo para fazer doações para projetos beneficentes.

Afinal, título de capitalização é um investimento?

Muitos são os questionamentos a esse respeito. Afinal, o título de capitalização é um tipo de investimento? Segundo a Susep, órgão responsável por fiscalizar esse setor, os títulos de capitalização não são opções de investimento. Pois, na verdade, é apenas uma maneira de poupar dinheiro e os prêmios não são garantidos, ao contrário de investimento, que tem o objetivo de multiplicar o dinheiro.

Achou o assunto interessante? Que tal compartilhá-lo com seus amigos e familiares através de suas redes sociais? Você também pode conferir outros artigos interessantes em nosso blog. Aqui você encontra conteúdos pensados especialmente para abrir novos caminhos em relação à sua vida financeira. Então, continue navegando e não se esqueça de compartilhar!

Written By

Graduada em Letras, redatora com foco em finanças e notícias.