Transferências Internacionais: como enviar dinheiro para o exterior?

Precisando enviar dinheiro para o exterior? Saiba como fazer esse processo da forma mais prática, segura e até mais barata. Não tire os olhos da tela!

transferencias-internacionais
Fonte: Google

Também chamada de remessa internacional, as transferências internacionais são, basicamente, uma transação de dinheiro que acontece de um país para outro. Ou seja, nada mais nada menos do que enviar dinheiro para enviar ou receber dinheiro do exterior. Mas, por ser uma novidade para muitas pessoas, é bem comum que surjam questionamentos.

Se você precisa realizar essa operação financeira, saiba que já existem por aí métodos específicos e custos envolvidos no processo que você precisa conhecer. Visando facilitar as operações, preparamos para você este artigo completo para que você tire todas as suas dúvidas e, caso necessário, consiga realizar transferências internacionais com facilidade e sem dor de cabeça. Acompanhe nosso post!

O que são as transferências internacionais?

As transferências internacionais são, nada mais e nada menos do que, o envio de dinheiro de um país para outro através de procedimento eletrônico. Essa categoria de transferência pode ser usada para várias finalidades, como doações internacionais, compra de bens, pagamento de serviços prestados, manutenção de residentes em outros países e transferências entre contas de câmbio com o mesmo titular.

O número de operações desse tipo é bem mais alto do que muitas pessoas imaginam. No ano de 2020, por exemplo, o Banco Central registrou mais de R$2,400 milhões de remessas internacionais no país entre os meses de janeiro e setembro. Além disso, essa análise ainda apontou um recorde de remessas da moeda americana no Brasil para setembro: cerca de US$293 milhões de receitas de transferências internacionais foram feitas naquele período.

No mais, é importante destacar que é preciso realizar o câmbio entre a moeda de origem e a moeda de destino da transferência internacional para que seja possível a realização da transação. Por esse motivo, é muito importante comparar taxas cambiais, taxas de transferências e conferir se o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) é incidente sobre a operação.

Mais detalhes do processo:

É válido citar ainda que, essa cotação da moeda leva em conta vários fatores em um cenário global; ou seja, crises econômicas, políticas e sociais que acontecem ao redor do mundo também impactam nas altas e baixas da moeda americana – a principal moeda operante nas transações de câmbio. Sendo assim, é importante ficar de olho na moeda, pois tudo que acontece pode impactar no seu valor.

Contudo, antes de realizar suas transferência internacionais, é importante frisar que existem vários tipos de instituições que prestam o serviço; por esse motivo, você pode encontrar taxas distintas para a operação no mercado financeiro. Ah! O processo de enviar dinheiro para o exterior é o mesmo processo de receber dinheiro do exterior. Muito mais facilidade, praticidade e comodidade para quem vai realizar essas transações.

Dá para enviar e receber transferências de qualquer lugar do mundo, desde que o país tenha uma instituição financeira que execute tais serviços conforme a legislação local. Mas, um grande ponto positivo é que você pode fazer sua transferência de forma totalmente online – seja para enviar ou receber remessas internacionais. Porém, isso é algo que também vai depender da instituição financeira escolhida.

Custos e despesas de uma transferência internacional


transferencias-internacionais
Fonte: Google

Quando tocamos nesse assunto, muitas pessoas podem se perguntar quanto custa fazer uma transferência internacional. O custo de realizar uma remessa internacional vai depender de acordo com a instituição financeira escolhida e conforme a quantia a ser enviada. Por esse motivo, o recomendado é fazer simulações para encontrar as alternativas mais interessantes e vantajosas para você e seu bolso.

Além do custo próprio da transação, nesse tipo de operação não podemos esquecer da incidência de IOF, spread cambial e taxas de câmbio. Nas transferências internacionais, as instituições de todo o mundo contam com um sistema chamado SWIFT. Ou seja, as operações são realizadas através do código SWIFT, que gera taxas para o consumidor. Nada específico, este custo é estipulado livremente pelos agentes operadores de câmbio.

Por que os brasileiros estão enviando dinheiro para o exterior?

Investir está no topo da lida das transferências internacionais realizadas por brasileiros. Conforme um levantamento realizado pela empresa de câmbio Travelex Confidence, a operação mais recorrente (34,8% dos casos) nos primeiros três meses do ano (2023) foi aquela onde um indivíduo ou empresa envia dinheiro para si mesma. Geralmente, isso acontece quando o cliente quer investir no exterior.

Ou então, quando ele quer realizar transações a partir de contas internacionais em seu nome, como pessoa física, ou no nome de negócios pessoais do tipo offshore ou de investimento (chamadas também de private investment companies – PICs). A maior parte dos recursos (cerca de 48%) se destina aos Estados Unidos. Afinal, dos mais de 4 milhões de brasileiros morando no exterior, quase metade vive nos EUA.

Além de investimentos, podemos citar aqui também as operações realizadas, por exemplo, por uma pessoa que foi morar fora e está sendo custeado por uma fonte de renda própria no Brasil – como, por exemplo, um aposentado. Em segunda posição, entre os tipos de remessas mais comuns, podemos citar as ‘doações ou transferências’ sem contrapartida, equivalente a mais de 33% das transações.

Finalizando…

Os dados levantados e analisados mostram que os Estados Unidos são o principal destino para as transferências internacionais feitas para manutenção financeira de residentes ou estudantes fora do país. Depois dos EUA, temos Portugal e Canadá, conhecidos também pela concentração de imigrantes brasileiros. As viagens estão em última posição no ranking de motivações para transferências internacionais.

Espero que tenha gostado do nosso post de hoje! Que tal compartilhar com seus amigos, familiares e colegas das redes sociais? Pode ser útil para alguém. Depois retorne ao nosso blog para aproveitar outros conteúdos. Nosso intuito é te informar e auxiliar com as finanças para que você fique livre de prejuízos.

Written By

A credit card expert, she utilizes her expertise to create informative content on credit cards, empowering others with financial knowledge.