Preloader Image 1 Preloader Image 2

CARTÃO DE CRÉDITO PARA JOVENS; QUAIS ÀS OPÇÕES?

Muitas instituições financeiras estão focadas em conquistar o público mais novo, por isso trouxemos algumas opções de cartão de crédito para jovens. Confira!

CARTÃO DE CRÉDITO PARA JOVENS
Fonte: Google

Você sabia que é possível solicitar um cartão de crédito para jovens com idade entre 16 e 18 anos? Já falamos aqui no site da possibilidade de emissão de cartão de débito, e hoje apresentaremos as melhores opções, para os jovens, da modalidade crédito. Quanto a isso, a legislação brasileira e as instituições bancárias eram bastante restritivas, mas com as mudanças do mercado financeiro houve uma flexibilização dessas limitações.

Claro que as alternativas existentes são mais restritas do que aquelas disponíveis para alguém com mais de 18 anos, porém, existem diversas formas para um menor de idade conseguir um cartão de crédito. Qual o motivo dessa restrição? O perfil do consumidor. Os adolescentes não possuem um perfil chamativo para as instituições financeiras. Esse perfil é traçado por fatores que são considerados na liberação da contratação, como: risco de inadimplência, histórico financeiro e responsabilidade de administração.

Mas temos algumas opções no mercado

O financeiro que disponibilizam cartão de crédito para jovens, porém, vale lembrar que o menor de idade, na maioria das vezes, precisa de seu titular ou responsável legal para o cadastro. Além disso, a liberação do cartão de crédito pode ocorrer em alguns casos que exigem o cumprimento de algumas regras e situações, como: cartão adicional do responsável, cartão universitário, casos de emancipação e renda mensal comprovada.

Antes de solicitar qualquer cartão de crédito, sugerimos pesquisar muito bem cada instituição bancária e operadora de cartão para descobrir qual se encaixa melhor no seu perfil. Após essa pesquisa, você saberá quais são as melhores condições, planos e vantagens oferecidos por cada um.

De fato, o cartão traz muita praticidade para o dia a dia, além de ser uma excelente maneira de introduzir os jovens no mundo das finanças e ensiná-los sobre responsabilidade financeira. Quanto mais cedo, melhor! Para ajudar na redução de sua lista, trouxemos duas excelentes opções de cartão de crédito para jovens. Confira a nossa análise nos próximos tópicos!

CARTÃO DE CRÉDITO PARA JOVENS: 3 OPÇÕES INTERESSANTES

A primeira alternativa é uma modalidade do Banco do Brasil para os menores de 18 anos: o BB Conta Jovem. A conta individual dá direito a cartões de crédito e débito e até cheques no nome do titular, que está liberado para movimentar sua conta bancária. A alternativa é muito acessível e a abertura da conta e solicitação do cartão são super simples, basta comparecer a agência do BB com alguns documentos do adolescente e do responsável.

O Santander Play é um cartão universitário do banco Santander, outra excelente opção, que permite que aqueles que cursam faculdade, mesmo não tendo 18 anos, podem solicitar este cartão de crédito. O serviço possui diversos benefícios: descontos em eventos culturais e universitários, app Way para monitorar o cartão e isenção de anuidade acima de R$50 mensal na fatura. O processo na agência é muito rápido e simples.

Por fim, outra excelente alternativa de cartão de crédito para jovens é o cartão adicional do C6 Bank. Por mais que as outras duas opções proporcionem mais autonomia ao jovem, o cartão adicional é bastante acessível e fácil de solicitar, sem contar que os responsáveis podem monitorar os gastos e o limite do adolescente. Mas claro que os titulares ainda podem aproveitar todos os benefícios do cartão, como descontos exclusivos e programas de recompensa.

SERÁ QUE VALE A PENA UM CARTÃO PARA MENORES DE 18 ANOS?

cartão de crédito para jovens
Fonte: Google

Muitos pais e/ou responsáveis se fazem essa pergunta antes de concluir o processo de solicitação de um cartão de crédito para os filhos, afinal, é uma responsabilidade muito grande e que exige consciência dos adolescentes. Existem muitos motivos que são levados em consideração, por isso, é importante avaliar a necessidade dessa solicitação para os jovens.

Além das complicações de adquirir o cartão, também existe a questão da responsabilidade financeira de se ter um cartão de crédito. Por isso, frisamos a necessidade de trabalhar a educação financeira nos jovens desde cedo. Porém, se você chegar à conclusão de que vale a pena, existem diversas opções com seus próprios benefícios e propostas.

Trouxemos apenas 3 opções para te ajudar, mas além dessas, existem milhares outras alternativas que podem combinar com o perfil do jovem. Pesquise muito bem as vantagens de cada opção e comece a aproveitar todos os benefícios que um cartão de crédito pode proporcionar, mas não se esqueça de manter o equilíbrio e planejamento com os gastos.

Essa informação foi útil para você?

Então ajude outras pessoas, compartilhe o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.  

Written By

Formado em direito Especialista em economia, investimento e finanças pessoal. Seu foco é mudar a vida financeira das pessoas.