Preloader Image 1 Preloader Image 2

Mindfulness: mude seus hábitos por meio da atenção plena

Você já ouviu falar de mindfulness – ou atenção plena? É uma modalidade de meditação que cresceu muito nos últimos anos, mas muitos ainda não sabem do que se trata. Então, confira o nosso post para conhecer mais sobre a técnica!

hábitos
Fonte: Google

Para começar, vamos voltar na década de 70! Em 1970, um homem chamado Jon Kabat-Zinn assistiu a uma palestra de um missionário zen budista no Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT. A partir disso, Jon iniciou seus estudos sobre a tal técnica e começou a aplicá-la em pessoa que sofriam com dores crônicas de cabeça e costas. Depois de muito estudo, Jon desenvolveu o Mindfulness-Based Stress Reduction; no português Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness.

Os resultados obtidos foram excelentes, tanto na administração de estresse quanto na melhora da qualidade de vida dos pacientes portadores de dores crônicas. E, foi diante desses resultados que outros estudos começaram a ser desenvolvidos, e mais programas foram criados. Desde então, os estudos dessa técnica têm sido aprofundados, mas somente há cinco anos, em 2016, que ela ganhou a ciência e a boca do povo.

Técnicas do Mindfulness

Vários estudos e pesquisas estão utilizando a técnica do mindfulness e, inclusive, já foi divulgado que os resultados são bons, como a melhora da qualidade de vida das pessoas, bem-estar mental, redução do estresse, desenvolvimento da inteligência emocional, e outros benefícios.

Além disso, a técnica está sendo recomendada para o tratamento de doenças, como a depressão. Nas redes sociais, por exemplo, conseguimos encontrar diversos influencers que são adeptos da atenção plena. Apesar de a técnica ter sido inspirada por ensinamentos zen budistas, o mindfulness não se limita à religião.

Muito pelo contrário, ele possui tantos benefícios que, além da prática religiosa, podemos aplicá-lo em todas as regiões da nossa vida: vida pessoal, vida profissional, emagrecimento, e etc. Quer saber um pouco mais sobre a atenção plena? Confira os próximos tópicos e aproveite!

O que é mindfulness?

A expressão mindfulness é uma tradução do termo Sati, que vem da língua pali e quer dizer “estar atento”, “lembrar”. Em português, ficou conhecido como a técnica da atenção plena. Essa técnica consiste em manter o foco nas coisas que estão acontecendo, sem deixar que as distrações atrapalhem, sem deixar que os pensamentos do passado ou sonhos do futuro tirem o seu foco.

A ideia é justamente manter a sua atenção na tarefa que está sendo executada, seja uma atividade do dia a dia ou trabalho. Sabe quando você vai até o quarto pegar algo, mas quando chega lá não sabe mais o que era? Ou quando você está lendo alguma coisa e precisa reler porque não faz ideia daquilo que acabou de ler?

Essas situações são alguns dos exemplos em que as técnicas da atenção plena podem te ajudar a focar naquilo que está fazendo, saindo do piloto automático. Ou seja, evita que você faça as coisas sem prestar atenção, apenas por fazer. A técnica do mindfulness é totalmente contra a cultura de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. A proposta é totalmente o oposto, realizar cada tarefa de uma vez, sem ficar pensando no que deve ser feito depois ou no que deveria ter sido feito antes.

A prática do mindfulness possui vários benefícios

Isso ajuda a manter o foco nas coisas novas, aquelas que o piloto automático impede o seu foco. Inclusive, é preciso frisar que a prática da atenção plena não evita que você passe por problemas, mas ajuda a enfrenta-los com mais calma e equilíbrio. Embora muitas pessoas não saibam, a meditação com base na atenção plena é uma prática que existe há muitos e muitos anos, e agora está em alta. Mas, o que mudou é que agora a ciência entende a forma que ela muda o cérebro. Veja alguns benefícios:

1.  Reduz o estresse e a ansiedade

O estresse e a ansiedade são considerados dois dos males do século. Ambas acarretam complicações na saúde física e mental, como hipertensão, dores de cabeça, alterações no humor, dificuldades para dormir, e muito mais. O motivo dessas preocupações pode ser o desemprego, as dívidas, doenças, entre vários outros fatores que desencadeiam isso. Mas, com o mindfulness você aprende a manter a concentração no agora; você se conhece melhor e reconhece quando seu corpo está pedindo uma pausa.

2. Aumenta a concentração

O tempo todo estamos recebendo vários estímulos ao longo do dia que, na maioria das vezes, atrapalham a nossa concentração. Como, música alta, os barulhos externos, internet, celular e televisão. Certamente essas distrações tiram o foco do que realmente é importante e ainda desperdiça tempo. Uma tarefa que leva uma hora para ficar pronta, se transforma em duas, três ou mais horas devido a essas distrações.

Quer saber mais benefícios?

A prática do mindfulness auxilia na concentração e, consequentemente, aumenta a produtividade. Além disso, Veja também como pode auxiliar a sua memoria.

3. Melhora a memória

Segundo pesquisas feitas com estudantes de universidades já comprovaram que aqueles que praticam a técnica da atenção plena possuem um desempenho melhor nas tarefas e exames, além de uma melhora na memória. Com militares os resultados foram parecidos, e os praticantes dessa técnica possuíam melhor memória de trabalho.

A verdade é que como você passa a se concentrar mais no que está fazendo, seu cérebro arquiva melhor as informações. É muito interessante, pois as informações ficam armazenadas com mais clareza. Agora que você já viu as mudanças e benefícios que a atenção plena pode provocar, a pergunta é: como por em prática? É muito simples.

Como começar a praticar a atenção plena

novos hábitos
Fonte: Google

Da mesma forma que fazemos com exercícios físicos e reeducação alimentar, o mindfulness precisa ser uma prática constante. Não adianta praticar em um dia ou em períodos aleatórios e pensar que vai conseguir todos os benefícios da técnica. Se dedique todos os dias, cerca de 15 minutinhos. Portanto, essa prática pode acontecer por exercícios e meditação, e você ainda pode contar com apps para te auxiliar – Medite-se, Calm e Headspace.

Você pode também praticar alguns exercícios no seu dia a dia, como: prestar atenção na sua respiração, repare em como se alimenta, exercite a capacidade de ouvir e refletir antes de responder algo, foque nas suas atividades diárias mais simples, e o mais importante: faça pausas entre uma tarefa e outra. São exercícios simples que podem te ajudar muito!

Deseja que mais pessoas aprendam sobre o tema abordado?

Então compartilhe o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não se esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.