Preloader Image 1 Preloader Image 2

Corpo Humano: O que acontece quando exposto a altas temperaturas?

Quando o corpo humano é exposto ao calor extremo, as consequências podem ser muito graves. Entenda exatamente o que acontece em nosso corpo quando está em contato com altas temperaturas.

corpo-humano-exposto-a-altas-temperaturas
Fonte: Google

O aumento da temperatura corporal nem sempre tem ligação com a exposição ao fogo, ou insolação na praia. Você sabia que roupas muito apertadas, o clima quente, ausência de ventilação e até exercícios rigorosos podem contribuir para o superaquecimento do corpo humano? Inclusive, em caso de descontrole da temperatura, os riscos para a saúde podem ser sérios.

Quando o corpo ultrapassa a temperatura de 40º C, ele pode perder a capacidade de se resfriar e resultar em uma insolação tão grave, podendo ser até fatal. Parece exagero, mas é importante estar atento aos riscos que a alta temperatura trazem para o nosso corpo. Para entender mais sobre esse assunto, e como o corpo reage ao ser superaquecido, acompanhe a leitura a seguir.

Como o corpo humano reage às altas temperaturas

Quanto mais quente o corpo fica, mais os vasos sanguíneos são dilatados. Consequentemente, a pressão arterial diminui, fazendo com que o coração precise trabalhar mais para conseguir impulsionar o sangue por meio dos vasos sanguíneos. Ao estar exposto a uma temperatura alta, o corpo reage elevando para a pele o fluxo sanguíneo, e essa ação transfere para a superfície o calor de dentro do corpo.

Durante esse processo, o suor é produzido como uma estratégia para ajudar no resfriamento do corpo. Porém, quando a transpiração é excessiva, o copo passa a perder sais minerais e líquidos, levando à perda do equilíbrio de tais substâncias. Tudo isso, combinado com a pressão baixa, leva o corpo à exaustão. Logo, os sintomas começam a aparecer.

Tontura, desmaio, náusea, confusão mental, dor de cabeça, câimbras, cansaço, e aumento de transpiração, são os sintomas mais comuns. Mas, se a queda da pressão arterial for muito grande, esse trabalho extra do organismo pode levar a um ataque cardíaco. Além disso, o inchaço, principalmente no tornozelo, pode vir a acontecer devido ao aumento da circulação de sangue.

Exaustão por superaquecimento e insolação

A temperatura normal do corpo humano é de até 37,5º C. Por isso, quando o corpo se aquece, chegando a 39 ou 40º C, automaticamente o cérebro libera um comando, fazendo o ritmo dos músculos diminuir. Desta forma, nos sentimos fadigados, chegando à exaustão por superaquecimento. Mas, se a temperatura sobe para 41º C, então o corpo começa a se desligar.

Quando o corpo chega a esse estágio, chamamos de insolação. O corpo deixa de suar, devido ao fluxo sanguíneo interrompido, deixando a pele úmida e fria. Nesse contexto, são afetados os processos químicos. Logo as células se deterioram, podendo até mesmo chegar ao ponto do corpo sofrer falência múltipla dos órgãos. Por isso é necessário atendimento médico imediato. Pois, se não for tratada às pressas, as chances de sobreviver a uma insolação são pequenas.

Os sintomas de insolação são diferentes dos sintomas da exaustão pelo superaquecimento. A começar pelo suor, pois como já citamos, o corpo para de transpirar. Além disso, os batimentos cardíacos aceleram, a pessoa pode perder a consciência, ter convulsões e até chegar ao coma. Também são sintomas: dor de cabeça latejante, temperatura corporal acima de 40º C e a pele seca e quente.

O que fazer em caso de insolação?

corpo-humano-exposto-a-altas-temperaturas
Fonte: Google

Em caso de insolação, a primeira coisa a se fazer é rapidamente esfriar a pessoa. A melhor maneira para fazer isso é mergulhando o seu corpo em água gelada. Mas, se não for possível fazer isso de imediato, aplique compressas de gelo nos locais onde estão localizadas as principais artérias: virilha e axilas. Essas medidas precisam ser tomadas imediatamente.

Se puder, monitore a temperatura corporal enquanto faz as compressas. Quanto mais tempo passar, mais riscos a pessoa com insolação está correndo. Portanto, em uma situação assim, cada segundo importa. Sendo assim, após utilizar esses recursos para esfriar o corpo, procure por atendimento médico o mais depressa possível. As consequências de um socorro tardio podem ser fatais. 

O calor pode matar?

Quando o corpo atinge altas temperaturas existe sim o risco de morte. Pois, como vimos, a forma como o corpo reage com medidas naturais para tentar controlar o superaquecimento, quando não são suficientes, podem ocasionar ataque cardíaco, derrame, e até mesmo a falência múltipla de órgão, devido a exaustão dos esforços, como já mencionamos nos blocos anteriores.

De acordo com as evidências dos casos, é mais comum que as altas temperaturas na primavera e no início do verão contribuam para a evolução de um quadro fatal. Diferente do que é mais comum de se imaginar: o pico do verão. Por isso é muito importante redobrar os cuidados, principalmente nessas épocas. Portanto, mantenha-se hidratado e evite exposição ao sol.

É comprovado que as primeiras 24 horas, quando há uma onda de calor, costumam ser as mais perigosas. Pois, normalmente, o nosso hábito diário começa a ser mudado aos poucos, à medida que o calor se instaura vai se consolidando, e começamos a mudar nosso comportamento, como roupas mais leves, uso de ventiladores e consumo maior de água. Por isso, fique atento a qualquer mudança de temperatura.

Grupo de risco

As pessoas com maiores riscos são os idosos, acima de 60 anos, portadores de doenças cardíacas, diabetes, pessoas com dificuldade de locomoção, doenças cerebrais e as pessoas em situação de rua. Além disso, os moradores de apartamentos do último andar de prédios altos também devem ficar mais atentos, devido à exposição a temperaturas mais elevadas.

Contudo, qualquer pessoa está sujeita ao risco. Por isso, é importante tomar o maior cuidado possível, para evitar que o corpo entre em “pane”. Os pais devem ficar atentos às crianças em exposição ao sol. E lembre-se: a qualquer sinal de exaustão por calor ou insolação, tome as medidas necessárias para baixar a temperatura rapidamente e busque ajuda médica o mais breve possível.

Achou o assunto interessante? Que tal compartilhá-lo com seus amigos e familiares através de suas redes sociais? Você também pode conferir outros artigos interessantes em nosso blog. Aqui você encontra conteúdos pensados especialmente para abrir novos caminhos em relação à sua vida financeira. Então, continue navegando e não se esqueça de compartilhar!

Written By

Graduada em Letras, redatora com foco em finanças e notícias.