Preloader Image 1 Preloader Image 2

Nova Versão da CNH: confira como vai funcionar o novo documento

A nova versão da CNH já vai começar a expedição ainda esse ano. Mas afinal, esse modelo novo será obrigatório? Confira o que vai mudar e entenda todos os detalhes sobre as alterações deste documento.

Fonte: Google

A Carteira Nacional de Habilitação é um dos documentos mais utilizados pelos brasileiros. Pois, além de ser de uso obrigatório para motoristas, a carteira também pode ser aceita como documento de identificação em diversas situações, substituindo o tradicional RG. Contudo, a novidade do momento é a nova versão da CNH já vai começar a expedição ainda neste semestre.

Isso porque o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu fazer algumas modificações no documento, deixando a carteira de cara nova. Sendo assim, o documento ficará mais prático e moderno. Mas, afinal, o que de fato vai mudar? A troca de documento será obrigatória? Quando o modelo da nova carteira poderá ser emitido? Veja esses e todos os demais detalhes, nos tópicos a seguir. Confira!

Nova versão da CNH será obrigatória?

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, Contran, a nova versão da CNH já tem data marcada para entrar em circulação. Portanto, a data programada para começar a emissão do documento no modelo novo será dia 1º de junho de 2022. Sendo assim, a princípio, quem precisar renovar a carteira de motorista ou emitir uma segunda via, já receberá o documento no novo padrão.

No entanto, o que tem sido muito questionado pelos brasileiros é se haverá necessidade de realizar a troca do documento atual para o novo modelo. Afinal, com a chegada do novo padrão do documento, até quando o modelo antigo será aceito? Haverá essa obrigatoriedade de realizar a troca de um modelo pelo outro? Essas são as maiores dúvidas dos motoristas.

Contudo, os brasileiros podem ficar sossegados! Pois, de acordo com o Contran, não será necessário realizar a troca imediata do documento antigo para o novo. Desta maneira, apenas as novas emissões, como segunda via, renovação e primeira emissão serão adotadas no novo padrão do documento. Sendo assim, a decisão de realizar a troca ou não, fica a critério do condutor, nesse primeiro momento.

Veja o que vai mudar com a chegada do novo documento

A nova versão da CNH será emitida nas cores verde e amarela e contará com uma tabela onde será possível identificar quais os tipos de veículos que o motorista está autorizado a conduzir. Outra novidade é que o condutor poderá apresentar o documento tanto na versão física, quanto na versão digital, ou se achar necessários, em ambas versões.

Quanto à tabela mencionada acima, ela será formada por uma primeira coluna, onde será descrita a categoria da carteira e a imagem do automóvel, seguida pela indicação se o motorista está habilitado para conduzir aquele veículo. Além disso, o documento sinaliza através da letra P quando o motorista está apenas com a permissão para dirigir, e com a letra D quando a CNH for definitiva.

A CNH nova vai informar se o motorista utiliza o documento para trabalhar e se existe alguma restrição médica para o condutor. Aliás, vale a pena ressaltar que o QR Code,que já consta na CNH desde os modelos emitidos a partir de 2017, continua disponível para esse novo padrão da carteira. Desta forma, o armazenamento de todas as informações do documento será mantido por meio do código. 

Quem poderá emitir o documento já no modelo da nova versão?

Fonte: Google

Com data marcada para junho deste ano, a expedição da nova versão da CNH será disponibilizada apenas em situações específicas. Portanto, caso o motorista não se encaixe em nenhuma das situações descritas abaixo, deverá aguardar o dia previsto para a próxima renovação do documento. Então, veja a seguir em quais situações a CNH nova poderá ser emitida.

  • Quando o motorista tiver permissão nas categorias A, B, ou A e B, com apenas um ano de validade;
  • Ao trocar a carteira provisória pela definitiva;
  • Quando adicionar uma categoria nova de direção;
  • Se houver necessidade de solicitar a segunda via da CNH;
  • Em caso de reabilitação;
  • Caso haja necessidade de alteração dos dados impressos;
  • Ou em caso de substituição da habilitação estrangeira.

Novas regras do Código de Trânsito Brasileiro

Além do novo modelo da CNH, também houveram modificações no Código de Trânsito Brasileiro, o CTB. As novas regras foram feitas no ano passado (2021) e estão sendo aprovadas pelo Congresso Nacional, e também sancionadas pelo presidente. Dentre as novas regras estão o aumento dos prazos para a renovação e a nova versão do documento.

Portanto, quem tirar a CNH no novo modelo em 2022 conta com novos prazos de validade do documento. Nesse sentido, os condutores de até 50 anos, agora poderão contar com prazo de 10 anos de validade da carteira. Enquanto isso, os condutores de 50 a 70 anos passam a ter validade de 5 anos. Por último, os condutores acima de 70 anos, terão prazo de 3 anos no documento.

Uma boa notícia é que o Detran agora se responsabiliza por notificar o motorista a respeito do vencimento da CNH. Sendo assim, 30 dias antes do vencimento da carteira, o Detran enviará uma notificação informando o fim do prazo de validade do documento. Contudo, os motoristas devem quitar qualquer débito em seu nome para realizar a renovação de sua CNH.

Nova versão da CNH sem pressa

Aos poucos todos os motoristas devem ser migrados para a nova versão da Carteira Nacional de Habilitação. Contudo, como vimos, isso acontecerá de forma natural, à medida que houver necessidade de nova expedição do documento. Portanto, não há motivos para pressa ou para preocupações com a CNH. No entanto, fique de olho no prazo de validade do seu documento para fazer a renovação quando necessário.

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não se esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Graduada em Letras, redatora com foco em finanças e notícias.