Preloader Image 1 Preloader Image 2

Positividade tóxica e seu efeito surpreendente na saúde mental.

Em algum momento negativo da sua vida, já aconteceu de alguém lhe dizer: “Olhe pelo lado bom!” ou “Pense positivo”, ao invés de simplesmente lhe acolher? É disso que a positividade tóxica se trata, e hoje falaremos desse assunto com detalhes. Confira!

POSITIVIDADE TOXICA
Fonte: Google

Positividade tóxica. Esse termo já foi lhe apresentado? Não? Então, vamos lá! Se trata de quando uma pessoa tenta diminuir ou anular as emoções negativas de outra pessoa através de algumas frases animadas; por exemplo: “Anime-se!”, “Tudo vai dar certo.”, “Tudo acontece por uma razão.” ou “Pelo menos não aconteceu tal coisa.”. No ambiente de trabalho, isso é extremamente prejudicial, visto que esse comportamento pode fazer com que as pessoas que não estão em um bom momento se sintam invalidadas.

A maior parte das vezes, o positivismo tóxico vem de um ser humano que acredita, de forma genuína, estar sendo útil e animando alguém que está passando por uma situação de dor ou em perigo. Mas, ao ter essa atitude, ele anula os sentimentos verdadeiros do outro e, assim, prejudica a saúde física e mental do colega; visto que, não é saudável para o equilíbrio psicológico desconsiderar emoções negativas. Este é um assunto delicado, mas interessante. Então, continue acompanhando o post para saber um pouco mais!

Já ouviu falar em positividade tóxica?

O conceito de positividade tóxica tem ganhado mais espaço na internet a cada dia que passa. Influenciadores digitais, psicólogos e pessoas normais tem discutido bastante esse tema nos últimos tempos. Parece que, de uma hora para outra, todos estão falando sobre esse assunto. Principalmente em tempos de isolamento social e pandemia, onde a realidade, no geral, está ligada às interações online, é necessário refletir e tratar desse assunto tão importante.

Como dissemos no início do artigo, a positividade tóxica vem acompanhada de afirmações que, muitas vezes, interpretamos como conselhos e falas de ajuda; ainda, como uma tentativa de não permitir que o desconforto e emoção negativa que está sentindo o abale. Contudo, a verdade é que, a obrigação de pensar positivo e agradecer apesar de qualquer circunstância, causa repressão e acúmulo de emoções negativas.

Entretanto, não adianta nada fingir que está bem. Seja para você mesmo ou para as pessoas ao seu redor. A única – e mais eficaz – maneira de lidar com a frustração, a raiva e todas as outras emoções desagradáveis ​​é senti-las; afinal, todo mundo tem seus próprios sentimentos, sejam bons ou ruins. Aceitar a existência dessas emoções negativas e lidar com elas nos tornará mais compassivos e emocionalmente maduros.

Psicologia positiva

Pense comigo: e se, em vez de tentar identificar e diminuir as vulnerabilidades e sentimentos negativos, as pessoas tentarem mudar o foco e alimentar as qualidades e os melhores aspectos da vida? Essa, com certeza, é uma saída muito melhor do que trabalhar a positividade tóxica na sua própria vida e das pessoas que o rodeiam.

A psicologia positiva surgiu como uma ciência que tentava priorizar a satisfação e a felicidade, embora adversidades, traumas e o meio ambiente fossem prejudicados. Criado por Martin Seligman, ele propõe uma visão mais ampla e otimista de todo o processo e da vida, ao invés de impor a positividade prejudicial da falsa felicidade, que decorre do silêncio e supressão dos sentimentos negativos – tanto dos outros, quanto suas próprias emoções.

De alguma forma, com o tempo, distorcemos o conceito de psicologia positiva e transformamos a palavra positivo em muita pressão para nos sentirmos bem. Segundo Antonio Rodellar, psicólogo especializado em transtornos de ansiedade, a psicologia positiva é uma ferramenta muito útil, mas se usada de maneira inadequada, como a positividade tóxica, pode produzir uma visão unilateral da realidade em que negamos o fundamental aspectos da vida relacionados ao sofrimento.

Saúde mental e positividade tóxica.

POSITIVIDADE TOXICA
Fonte: Google

Essa frase pode ser clichê, mas está tudo bem não estar bem. É normal, ao dividir as dores emocionais, se deparar com afirmações do tipo: “Existem pessoas passando por algo muito pior que você, pelo menos você não…” ou então “Se anime, assim as coisas vão melhorar”. Frases desse tipo funcionam como gatilhos e fazem com que as pessoas reprimam os sentimentos cada vez mais e, ainda, que tenham vergonha de falar sobre isso. Ou seja, criando um sentimento de que é necessário estar bem sempre.

A positividade tóxica está diretamente relacionada a essa precisão de esconder dos outros – e de si mesmo – as particularidades que estão desreguladas na vida. Guardar todos os sentimentos em uma parte da mente pode, inclusive, causar doenças. Sendo assim, não importa a maneira, mas de qualquer jeito aquela emoção se manifestará. Seja por problemas de pele, dores pelo corpo, diversas inflamações ou problemas no intestino. Então, reprimir as emoções não é saudável e isso pode levar ao esgotamento físico. Converse sobre os seus sentimentos!

Como esse sentimento pode afetar as pessoas?

Como você já leu por aqui, bloquear ou simplesmente ignorar as emoções e sentimentos negativos pode ter um grande impacto sobre a saúde. Toda e qualquer emoção reprimida é somatizada, exteriorizada por meio do corpo humano; grande parte das vezes, em forma de doenças. Na verdade, o corpo funciona da seguinte forma: quando uma emoção, principalmente a negativa, é invalidada, o cérebro encontra uma maneira alternativa para expressar esse sentimento.

Isso é um fato, suprimir os sentimentos afeta a saúde! Caso você queira esconder os seus problemas e dificuldades mentais por trás de uma máscara de positividade, elas irão se refletir de formas alternativas em seu corpo. Portanto, aparecerão de várias formas: desde problemas de pele e alergias à síndrome do intestino irritável. Essas doenças são a forma que o corpo humano encontra para chamar a atenção do ser; assim. fazendo com que a pessoa entenda que suprimir os sentimentos não é saudável e, a longo prazo, não é sustentável.

Além disso, médicos terapeutas afirmam que essa não é a única consequência. Quando a concentração está voltada apenas para os sentimentos positivos, as pessoas têm uma versão mais pura e infantil das situações que podem acontecer ao longo da vida. Assim, a pessoa se torna ainda mais vulnerável aos momentos de dificuldade. Então, o positivismo tóxico possui consequências psicológicas mais graves do que a ansiedade e a depressão.

Está tudo bem não estar bem!

Então, o positivismo tóxico virou moda? Especialistas afirmam que sim e, ainda, revelam que isso está ligado às redes sociais, que ‘obrigam’ as pessoas a fazerem comparações constantes das próprias vidas com as vidas totalmente perfeitas que encontramos na internet.

Existe uma tendência nas redes sociais de mostrar a felicidade constante e a perfeição; mas além de desgastante, isso é totalmente fictício. Falta honestidade. A grande realidade é que somos seres humanos e obrigatoriamente devemos nos permitir sentir quaisquer emoções. É ok não estar bem o tempo todo!

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written By

Formada em direito, redatora há cerca de 3 anos, apurando e escrevendo sobre investimentos, produtos, serviços e educação financeira.